Buscar

Avaliando Aprendizado 2 Direito Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603318918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Exame da Ordem - FGV) Gustavo completou 17 anos de idade em janeiro de 2010. Em março de 2010 colou grau em curso de ensino médio. Em julho de 2010 contraiu matrimônio com Beatriz. Em setembro de 2010, foi aprovado em concurso público e iniciou o exercício de emprego público efetivo. Por fim, em novembro de 2010, estabeleceu-se no comércio, abrindo um restaurante. Assinale a alternativa que indica o momento em que se deu a cessação da incapacidade civil de Gustavo.
		
	
	No momento em que colou grau em curso de ensino médio.
	
	No momento em que iniciou o exercício de emprego público efetivo.
	 
	No momento em que contraiu matrimônio.
	
	No momento em que se estabeleceu no comércio, abrindo um restaurante.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603489166)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a opção CORRETA no que se refere a disposições gerais do Código Civil:
		
	
	b) A teoria da realidade objetiva não confere à pessoa jurídica, existência real, imaginando-a como mera abstração, mera criação legal. Segundo essa teoria, somente os sujeitos dotados de vontade poderiam, por si mesmos, titularizar direitos subjetivos.
	
	c) A lei é extremamente clara ao referir que a sua existência legal começa a partir do registro, de maneira que a preterição dessa solenidade implica o reconhecimento somente da sociedade irregular ou de fato, desprovida de personalidade jurídica e incapaz de firmar obrigações perante terceiros.
	 
	d) O domicílio civil do indivíduo é conceituado pelo nosso Código Civil como o local onde ele estabelece residência ou estabelece como centro de suas atividades profissionais, ainda que com ânimo temporário.
	
	e) O encargo, como regra, suspende a aquisição e o exercício do direito, de modo que a sua ausência de cumprimento impedirá a transferência do direito ao qual faria jus o seu destinatário.
	 
	a) Caso um profissional que tenha negócios nas cidades A, B e C seja demandado judicialmente por fato ocorrido na cidade C e a demanda tenha relação com o exercício de sua profissão, essa cidade será considerada o domicílio do profissional para esse fim.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602838446)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o artigo 45 do Código Civil brasileiro, "começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo". O prazo para anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado de sua inscrição no registro, é
		
	 
	decadencial de três anos
	
	prescricional de cinco anos.
	
	decadencial de dois anos.
	
	decadencial de cinco anos.
	
	prescricional de três anos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603326628)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Possui capacidade de fato, podendo, portanto, praticar pessoalmente os atos da vida civil, sem a necessidade de representação ou assistência:
		
	
	Menor de 16 anos
	 
	Maior de 18 anos
	
	Pródigo
	
	Recém-nascido
	
	Nascituro
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603458225)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT 14 ¿ Juiz do Trabalho Substituto 14ª região/2013) Analise as proposições abaixo e após marque a alternativa CORRETA: I. Denomina-se ¿vacacio legis¿ o lapso entre a data de publicação de uma lei e sua entrada em vigor e, pelo princípio da obrigatoriedade simultânea, quando não houver estipulação de prazo, será de 45 dias após a publicação da lei, para o País e para o exterior. II. Para as leis que estabeleçam período de vacância, a contagem do prazo para a entrada em vigor far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral. III. Reconhecida pelo STF a inconstitucionalidade de determinada lei, a decisão afetará os atos praticados no período da ¿vacatio legis¿.
		
	
	Todas as proposições são verdadeiras.
	
	Todas as proposições são falsas.
	
	Apenas as proposições II e III são falsas.
	
	Apena as proposições I e II são falsas.
	 
	Apenas as proposições I e III são falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes