Buscar

Dependencia Historia do Direito Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Disciplina:  HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Avaliação:  GDU0219_NF_201602652937 (AG)  1197     Data: 18/10/2016 19:35:02 (A)      Critério: NF
	Aluno: 201602652937 - LUCAS ESCANO GALANTINI
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0      Nota de Partic.:
	
Estação de trabalho liberada pelo CPF 12375257723 com o token 994229 em 18/10/2016 19:21:21.
	
	 1a Questão (Ref.: 757914)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as afirmações abaixo:
I - O sistema jurídico português está filiado ao sistema da CIVIL LAW ou romano-germânico, segundo o qual um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz cabe tão somente aplicar as regras produzidas por este.
II - No sistema da CIVIL LAW a fonte mais importante do direito é a LEI.
III - Há um outro sistema denominado COMMON LAW , cuja fonte mais importante do direito são os COSTUMES E A FORMAÇÃO DE PRECEDENTES. Está correto somente o que se afirma na opção:
		
	
	II
	 
	I, II, III
	
	I
	
	III
	
	I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 879795)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No início da colonização do Brasil, a Metrópole para reger as relações com particulares aplicava institutos já usados para regulamentar as relações entre as pessoas em outras colônias portuguesas. São exemplos de documentos jurídicos da época: Carta de Doação, Carta de Foral e Sesmaria. Considerando os três institutos, marque a alternativa que contém a definição correta dos três respectivamente.
		
	
	c) regulamentava a distribuição de terras aos capitães donatários; distribuía terras para a produção; definia os direitos e deveres dos donatários.
	
	a) era concessão de um latifúndio a todos o que desejassem; proibições e direitos do governador-geral; e normatizava a distribuição de terras aos escravos.
	 
	d) concedia a capitania ao capitão donatário; definia as proibições (revender as terras recebidas, explorar pau-brasil, etc.), direitos (amplos, inclusive funções de justiça e de doar sesmarias) e formação da base do estabelecimento das vilas e cidades; regulamentava a distribuição de terras para a produção.
	
	e) determinava como as vilas deveriam funcionar; concedia terras aos homens livres; e regulamentava a compra e venda de terras.
	 
	b) concessão da capitania ao capitão donatário; deveres (revender as terras recebidas, explorar pau-brasil, etc.) e direitos (amplos, inclusive funções de justiça e de doar sesmarias) ao governador-geral; e regulamentava a distribuição de terras para a produção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 18337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A decadência do sistema colonial no Brasil deu-se em virtude de alguns fatores externos à própria dinâmica da colônia. Neste sentido, é possível afirmar que são fatores que NÃO influenciaram na referida decadência:
		
	
	Revolução Industrial Inglesa.
	
	Independência das Colônias Inglesas da América do Norte e Revolução Francesa.
	 
	Expansão marítima portuguesa e ascensão dos ideais mercantilistas.
	
	Independência das Colônias Inglesas e surgimento da ideia de livre comércio.
	
	Difusão dos ideais iluministas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 78065)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto a seguir: " No dia 27 de maio de 1856, Antonio Joaquim Paes compareceu diante do vigário da Frequesia da Sé, na cidade de São Paulo, para realizar o registro de suas terras. Declarou que não havia antigos proprietários, pois tratava-se de uma posse primária que ocupava há 18 anos com efetivo aproveitamento das mesmas (...). Quanto à demarcação das terras foi registrado: a divisa principia na porteira, donde segue uma cerca que entesta na supradita porteira, em cujas posições limitam-se de terras públicas e dos herdeiros de Joaquim romualdo de Barros. " (Registro de Terras de São Paulo, apud MONTELLATO, A. et al. História temática: terra e propriedade. São Paulo: Scipione, 2001. O texto é um trecho do documento que refere-se à ordenação jurídica do acesso a prorpriedade da terra consagrado a partir da promulgação da Lei de Terras de 1850. Portanto, sobre as mudanças propiciadas por essa Lei, é correto afirmar:
		
	
	Terras Públicas ou Devolutas era o nome que se dava às ruas e praças da cidade, bem como aos terrenos em que órgãos públicos eram edificados face a normatização pela referida Lei de Terras.
	
	A Lei de Terras tinha como principal objetivo oferecer emprego e renda para os ex-escravos que passaram a se dedicar a atividade hortigranjeira subsidiada pelo Estado Imperial.
	
	Com esta medida legal, o governo imperial, à época, pretendeu iniciar uma reforma agrária favorecendo a distribuição de renda ao pequeno produtor rural.
	 
	Com a Lei de Terras extingue-se, finalmente, o regime feudal no Brasil, que iniciou-se no período administrativo do Governo-Geral.
	 
	Com a vigência da Lei de Terras, extensas proporções de terras adquiridas outrora por doação efetuada pela Coroa portuguesa ou pela ocupação mansa e pacífica transformaram-se em propriedades privadas, sendo esta, a razão para que se verifique, no Brasil contemporâneo, um elevado grau de concentração fundiária.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 607076)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta acerca da Constituição de 1937:
		
	
	Foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte convocada por Getúlio Vargas, após a realização de eleições que contemplaram representantes de partidos de direita e de esquerda, inclusive o Partido Comunista do Brasil.
	
	A Constituição de 1937 previu a possibilidade dos cidadãos ingressarem com Mandado de Segurança, o que servia como um instrumento para o indivíduo se proteger contra os atos autoritários praticados no período do Estado Novo.
	
	Essa Constituição, a exemplo da Constituição de 1891, não previu nenhum direito social, o que gerou o descontentamento da classe trabalhadora.
	 
	O fato de vários dispositivos da Constituição estarem condicionados à realização de um plebiscito que Getúlio Vargas nunca convocou permitiu que um governo extremamente autoritário fosse implementado, apesar de se tratar de uma Constituição aparentemente democrática.
	
	A Justiça Federal foi mantida pela Constituição de 1937 e teve um grande papel no sentido de conter os excessos de autoritarismo cometidos por Getúlio Vargas no Estado Novo.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 908025)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1. A realidade histórica do Brasil Colônia nos remete a uma diversidade de compreensões. No que diz respeito a composição do povo brasileiro houve inicialmente um choque de cultura imposta pelo colonizador. Em nome da fé se expandiu o domínio. Portanto, é correto afirmar que:
		
	
	a) O colonizador foi bastante compreensivo com o povo aqui encontrado, já que muitos deles se acasalaram e tornaram-se cidadãos europeus, indo e vindo para Portugal conforme a necessidade.
	
	e) Foi bastante conflituosa a ocupação do território brasileiro, por várias vezes os colonizadores foram expulsos do país, só conseguiram se estabelecer com a ajuda dos franceses que eram prósperos navegadores.
	
	c) Para os portugueses recém chegados no Brasil, havia muitos privilégios, já que trouxeram suas famílias de Portugal e não queriam misturar se com os que aqui viviam.
	
	d) Para os índios, que possuíam regras bem definidas, o casamento entre raças diferentes era proibido, principalmente no que se refere a possibilidade de ter filhos.
	 
	b) Os portugueses depreciavam os índios em comparação com o europeu da época, como os índios não eram cristãos, não tinham fé; como não legislavam, não tinham lei; como não tinham um chefe supremo, não tinham rei.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 889360)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Era Vargas se afiguraperíodo de várias conquistas sociais e também de muita agitação política. Acerca de tal período da História brasileira, marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	Podemos citar como conquistas dos trabalhadores da Era Vargas, a limitação de jornada, o salário-mínimo e a regulamentação dos sindicatos.
	
	No Governo Provisório de Vargas, restava plenamente presente a forma federativa, já que os Estados possuíam autonomia para eleger seus Governadores.
	
	A Constituição de 1934 representa um retrocesso no âmbito dos Direitos e Garantias Individuais.
	
	A queda de Vargas não possui relação com a iminente derrota do Nazi-Fascismo na Segunda Guerra Mundial.
	
	Mesmo com a edição do Código Eleitoral de 1932, o voto continuou a ser censitário.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 117893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O código eleitoral de 1932 significou um avanço importante em termos de exercício da democracia no Brasil. Entre as medidas nele consagradas, estavam:
		
	
	Voto censitário, direito de voto para analfabetos, introdução do voto secreto.
	
	Direito de voto para maiores de 18 anos, direito de voto para os analfabetos, direito de voto para as mulheres;
	
	Criação da justiça eleitoral, voto censitário, direito de voto para maiores de 18 anos;
	 
	Introdução do voto secreto, criação da justiça eleitoral, direito de voto para as mulheres;
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 746184)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Uern) Nos dias atuais, a Igreja Católica não possui relação direta com o governo, de modo que o governo não interfere em suas questões internas e nem a Igreja no governo. Isso ocorre devido a laicização do Estado a partir da Constituição de 1991. Porém, essa relação já foi diferente, conforme descrito a seguir. Na época da colonização, a lei determinava que o catolicismo era a religião oficial em Portugal: todos os súditos portugueses deveriam ser católicos, caso contrário, estariam sujeitos à perseguição. Religiosos católicos participaram do processo de colonização, num esforço conjunto com representantes do governo português. Isso porque o governo e a Igreja estavam ligados pelo regime do _______________, um acordo entre o Papa e o Rei, que estabelecia uma serie de deveres e direitos da Coroa Portuguesa em relação à Igreja. Entre os deveres da Coroa Portuguesa estavam: garantir a expansão do catolicismo em todas as terras conquistadas pelos portugueses, construir igrejas e cuidar de sua conservação, remunerar os sacerdotes por seu trabalho religioso. Em contrapartida, eram direitos da Coroa: nomear bispos e criar dioceses, recolher o dízimo ofertado pelos fiéis à Igreja. (Cotrim, Gilberto. História Global ¿ Brasil e Geral. Vol. Único. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 206.) Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho anterior.
		
	
	beneplácito.
	
	bispado.
	
	papado.
	 
	padroado.
	
	dizimato.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 882733)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual Constituição do Brasil retomou o cargo de Vice Presidente da República?
		
	
	Constituição de 1934
	 
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Ato adicional
	
	Constituição de 1937 - Polaca
	 
	Constituição de 1946
		
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais