Buscar

Politicamente Correto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPO GRANDE, MS
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS
PROFESSOR: MARLON
ACADÊMICO: DEMIS DE OLIVEIRA
TEMA: TEXTO COM ANÁLISE DO POLITICAMENTE CORRETO
Politicamente correto
Já ouvimos os termos: dependente químico, garota de programa, portador de obesidade, portador de deficiência? Eles são termos que se popularizaram na onda do ‘Politicamente Correto’ que invadiu a América na década 80 e continuam desvelados na cultura ocidental.
É possível pensar que, para fugir de conservadorismos religiosos que ditavam a conduta das pessoas de forma arbitrária, o ‘politicamente correto’ ganhou força, articulado, principalmente, pelas lideranças políticas em um país como o Brasil, por exemplo. Nesse cenário, a religião deixa de ser o padrão de conduta e o Estado torna-se o detentor dessa função perante a sociedade com seus termos ‘politicamente corretos’.
Pois bem, embora esse texto se esforce para apresentar uma linguagem politicamente correta, a vontade, de fato, é dizer que essa expressão comentada é, no mínimo, baseada no eufemismo.
As tratativas conduzidas pelos líderes nacionais tentam minimizar mazelas sociais com adaptações e adequações de termos na lei. Entre os anos de 2016 e 2017, por exemplo, se confirmou que o termo “portador de deficiência” foi alterado em lei para “pessoa com deficiência”. Ok, uma modificação adequada do texto, no entanto, o quanto essa alteração feita no papel influencia na vida real, no comportamento e na forma de pensar dos indivíduos dessa sociedade?
Respeitar, entender e aceitar as diferenças de cada cultura e de cada indivíduo vai muito além de seguir as leis que regem uma nação para evitar ser cerceado por essa. A moralidade não pode estar simplesmente no que o papel liberta ou no que ele condena. 
Há de se reprovar as muitas falas de bastidores do dia a dia que reproduzem conceitos preconceituosos, egoístas e discriminatórios. Linguagem adequada e liberdade de expressão podem andar juntas, pois muito já se ouviu que a liberdade de uma pessoa termina onde começa a do outro. Assim, uma linguagem politicamente correta pode ser dita de uma forma ‘socialmente correta’ por aceitar a fala coloquial sem ser pejorativa, e ainda manter as raízes culturais e populares.
Ser politicamente correto e aplicar a liberdade de expressão, na prática, pode significar admitir que um palestrante conservador possa falar em uma universidade um tema controverso, que confronte ideias e perspectivas da comunidade acadêmica, sem ser ‘desconvidado’ a dar a palestra por esse motivo. 
Em uma estrutura política como a brasileira, os poderes instituídos determinam a produção dos discursos. Perante as condições do dia a dia cada um pode desenvolver sua linguagem sem desrespeitar outra pessoa, desde que aceito por seu poder instituído, o moderador que controla os rumos da história da sua nação.
Enfim, é possível afirmar que a proteção da honra, da imagem, e o combate à discriminação pode ser o aceitável ‘politicamente correto’ como parte do princípio da liberdade, que avalia os limites da expressão das ideias em uma sociedade com múltiplas demandas de igual necessidade de democracia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes