Buscar

PROBLEMAS RELACIONADOS À DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROBLEMAS RELACIONADOS À DEFICIÊNCIA DE PROTEÍNAS
Breno Freitas Brandão Miranda
Daniely Teixeira da Cruz Alves
Fabrício Douglas Rodrigues Gomes
Iana Camila Morais do Rego
Janaina Akemi Yamaguchi Sena
Juliana de Oliveira Santos
RESUMO
Este artigo discorre sobre proteínas, sua constituição, sua importância como também suas deficiências, as quais causam danos à saúde, comprometendo a vida do ser humano.
Palavras – chave: Proteína; Deficiência; Saúde.
1. INTRODUÇÃO
Proteínas (do grego "protos" = primeiro) são macromoléculas resultantes da condensação de moléculas de aminoácido, através da ligação peptídica. 
Juntamente com os glicídios e lipídios, as proteínas constituem a alimentação básica dos animais.
As proteínas são responsáveis pelo fornecimento de aminoácidos para corpo, que tem a função de construir e de fazer a manutenção dos tecidos que formam o organismo. A deficiência de proteínas prejudica o funcionamento do organismo podendo gerar doenças
A quantidade de proteína recomendada pelo ministério da saúde é de 75 gramas por dia, mas isso vária de acordo com o tipo físico da pessoa (sua altura, peso, idade, se pratica exercício físico, etc.). ANEXO 01.
A proteína é um nutriente indispensável para a manutenção do nosso organismo e para a nossa saúde, pois ela possui enzimas e hormônios que são substâncias essências para o bom funcionamento do organismo.
2. DEFICIÊNCIAS DE PROTEÍNAS NO ORGANISMO HUMANO
As proteínas são substâncias de fundamental importância na estrutura e no funcionamento dos seres vivos. A forma das células, por exemplo, deve-se à presença de um esqueleto interno constituído por filamentos protéicos, o citoesqueleto. Além disso, as proteínas fazem parte da estrutura de todas as membranas celulares e dão consistência ao citoplasma (AMABIS & MARTHO, 2010).
Um grupo de proteínas, as enzimas, participa de praticamente todas as reações químicas vitais, estimulando-as. Consequentemente, todo o metabolismo depende da ação dessas proteínas enzimáticas (AMABIS & MARTHO, 2010).
Segundo a última revisão da RDA (Recommended Dietary Allowances):
“A necessidade diária recomendada da ingestão de proteínas para os indivíduos é de 0,8g/Kg de peso corporal/dia. Com essa ingestão, a maioria dos indivíduos normais estaria excluindo de apresentar qualquer tipo de deficiência de proteínas, desde que seguindo uma dieta balanceada.”
Segundo Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. (Melvin H. Williams)
“A falta de proteínas e de calorias é um dos principais problemas nutricionais do mundo hoje, sobretudo no caso de crianças pequenas. O desenvolvimento mental e físico pode ser irremediavelmente afetado.”
A má alimentação pode causar diversos problemas de saúde, inclusive a deficiência de proteínas. Indivíduos idosos, com mais de 65 anos, podem ser mais resistentes à deficiência de proteína porque consomem alimentos com menor quantidade delas, além de utilizarem a proteína de maneira menos eficiente. Mas a falta de proteína em idosos pode também prejudicar a função imunológica, tornando os mais suscetíveis a infecções.
A desnutrição afeta cerca de 800 milhões de pessoas no mundo e compromete várias funções do organismo. A maior parte dessa deficiência está relacionada a fatores socioeconômicos como, por exemplo, um país subdesenvolvido que não se preocupa com a saúde pública e não oferece assistência à população.
Acredita-se que doenças como: o cancro da mama, câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose sejam, como uma das razões, causadas pela deficiência de proteínas.
Segundo o texto: O excesso e deficiência de proteínas na dietapor Greice Caroline Baggio “A deficiência de proteínas pode acarretar em emagrecimento, hipoproteinemia, edema. Em crianças que não são alimentadas adequamente após o desmame, pode aparecer oKwashiorkor, doença que apresenta complicações como, edema, distúrbios mentais, diarréia, dermatite, hepatomegalia, déficit no crescimento. A ingestão de proteínas deve ser diversificada e moderada.”
3. DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE PROTEÍNA
A doença causada pela deficiência protéica, devido à desnutrição nos países do terceiro mundo é chamado kwashiorkor. Esta doença é encontrada principalmente em crianças. O desmame dos alimentos é visto como falta proteínas ou tem uma má qualidade de proteína. Segundo a infopedia:
“O kwashiorkor é uma doença que pode ser enquadrada no grupo das síndromas de má nutrição. A sua origem deve-se a uma dieta desequilibrada, pobre em prótidos, muito embora possa existir uma ingestão diária suficiente de calorias, provenientes de outras fontes alimentares, como, por exemplo, os glícidos.” ANEXO 02.
Marasmo é outra condição de um desperdício de distância do corpo tecidos a partir da falta de proteína na dieta. Deficiência protéica também inibe o crescimento e desenvolvimento adequado de crianças.
"Marasmo é a desnutrição proteicocalórica do tipo seco, é uma desnutrição por falta de e em um paciente muito magro. Esta condição é resultado da fome por escassez de alimentos. Em seu tratamento deve-se prover uma dieta com proteínas de alto valor biológico e calorias adequadas para que aproveite o presente na proteína.”
O marasmo é causaso pela falta de alimentos ricos em, sais minerais e vitaminas. O indivído que adquire essa doença apresenta diversos sintomas, dentre eles: baixa estatura, fica muito magra, com frequência adquire outras doenças, fica com a pele ressecada e descamante, tem os músculos reduzidos e está sempre com fome. A doença tem esse nome porque o enfermo não possuir disposição para realizar suas atividades. ANEXO 03.
Por tanto, a deficiência de proteínas pode provoca vários problemas como perda de peso, fraqueza, diminuição do tecido muscular e edema. Outras síndromes incluem anormalmente baixos de pressão arterial, frequência cardíaca anormalmente baixa, anemia, pigmentação da pele, taxa de metabolismo diminui. A falta de proteínas provoca atrofiamento (falta de desenvolvimento) dos músculos, aumento do ventre (através da retenção de líquidos), diminuição na resistência às doenças e atraso intelectual.
4. REFERÊNCIAS
BAGGIO, Greice Caroline. ALIMENTE-SE COM SABEDORIA. O excesso e deficiência de proteínas. Disponível em:<http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br/2009/05/o-excesso-e-deficiencia-de-proteinas-na.html>. Acesso em: 16 mar. 2011, 14:56.
ICRVB. Deficiência em proteínas. Disponível em:<http://www.icrvb.com/gospel/deficiencia-em-proteina-provoca-reducao-no-numero-de-celulas-hematopoieticas-em-animais/531>. Acesso em: 16 mar. 2011, 15:24.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - O SEU GUIA DE NUTRIÇÃO. Proteínas.Disponível em:<http://www.alimentacaosaudavel.org/Proteinas.html>. Acesso em: 19 mar. 2011, 15:17.
SCRIBD. Excesso e carência de nutrientes. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/7836493/Excesso-e-Carencia-de-Nutrientes>. Acesso em: 19 mar. 2011, 16:05.
INFOPEDIA. Síndrome de kwashiorkor. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$sindroma-de-kwashiorkor>. Acesso em: 19 mar. 2011, 17:40.
MERGULHO PORCENTER. AFONSO, Pollyana. Nutrição para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. (Melvin H. Williams). Disponível em: <http://www.mergulhosportcenter.com.br/blogmergulho/?p=2229>. Acesso em: 20 mar. 2011, 18:33.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. 3ª edição, São Paulo, 2010. Editora Moderna. Biologia. Volume 1, pág 76 e 77. Acesso em: 20 mar. 2011, 18:54.
5. ANEXOS
ANEXO 01
Quantidade de proteínas por perfil do indivíduo. Disponível em: <http://www.leandropersonal.com/os-shakes-proteicos/>.
ANEXO 02
kwashiorkor. Disponível em: <http://news.softpedia.com/newsImage/7-Environmental-Factors-Killing-People-2.gif/>              
ANEXO 03
Marasmo. Disponível em: <http://nuttricoletiva.blogspot.com.br/2010/08/voce-conhece-diferenca-entre.html>

Outros materiais