Buscar

TEORIAS SISTEMICAS E REDUCIONISTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação
Curso de Relações Internacionais		
Disciplina:	 Turma: 
Código da disciplina:	 Professor: 
Aluno: Éder Ronan Soares da Rocha
Resenha das Teorias sistêmicas e reducionistas
	As teorias reducionistas explicam o individual, nacional, ao contrário das teorias sistêmicas explicam o internacional, sistema, um todo. Segundo Waltz, a teoria sistêmica consegue explicar as regularidades de comportamento de Estado. A abordagem reducionista é aquela em que o “todo” deve ser conhecido por intermédio do estudo de suas partes. A teoria reducionista, no entender de Waltz, é aquela que explica o comportamento e a interação das partes, sem atribuir eventuais causas sistêmicas que estão em jogo.
	A teoria sistêmica faz a análise da ordem Internacional, sua ligação entre cada par deve ser analisada separadamente. Não existe possibilidade de entrever os movimentos dos Estados, pois as unidades politicas tomam decisões diferentes. Neste princípio, ocorre a diferente interação do Estado no contexto interno e no sistema internacional. Um dos objetivos do princípio sistêmico é apontar porquê dois níveis operam e interagem. Deve-se apontar porquê o nível sistêmico, ou estrutura, é diferenciado do nível das unidades de interação. 
	Os tradicionalistas destacam as diferenças estruturais entre a política interna e internacional, onde tal diferenciação é contestada pelos modernistas. A diferenciação se dá entre a política que é coordenada por uma conjuntura de regras prescritas e a política norteada por uma condição de anarquia. Porém, a essencial diferença entre a política interna (nacional) e internacional reside não no uso da força, mais nos diferentes modos de organismo para executar alguma coisa em ligação a esse uso.
Uma ordem internacional legítima tende para a segurança e para a paz; já um sistema internacional revolucionária fazem sistemas internacionais revolucionários, tal ordem revolucionária é aquele que contém um ou mais estados revolucionários. 
	No item III do capítulo, foca-se principalmente da estrutura política, onde tais estruturas políticas pode ser definida por que um conjunto de condições que limitam o resultado da política internacional de forma indireta, criando um modelo de procedimento que molda a socialização e a competição dos atores. Para definir uma estrutura, deve-se centralizar a atenção na disposição da unidade em ligação às outras estruturas.

Outros materiais