Buscar

Portifólio de experiência EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno : Claudio Galdino 
 RU: 1354096
Polo de Apoio Presencial: Ubá _ MG.
Vivendo e conhecendo 
A minha experiência com o EaD e as tecnologias que me ajudam a realizar essa modalidade
A minha trajetória com a escola de modo geral é bem longa e um pouco complicada se posso dizer assim, pois eu tenho que trabalhar, sustentar a família, dois filhos para sustenta-los. Sempre tive muita dificuldade e na escola eu custei muito para ser alfabetizada e acabei repetindo várias vezes e passando por várias escolas diferentes e até que eu descobri o CES fui conhecer melhor e através dele que eu consegui e terminei os meus estudos pelo modo do CES que eu estudava em casa e só ia a escola para tirar alguma dúvida e depois só para ir fazer as provas e adorei demais ele ,me dei muito bem com esse método de estudo e indicaria para as outras pessoas pois é muito prático e muito mais rápido para se terminar os estudos, quem escolhe o CES vale muito a pena , hoje é chamado EJA.
 Resumo: O presente trabalho discute pesquisa em andamento, que busca identificar se as tentativas de superação do modelo tradicional de ensino instituído nos Centros de Estudos de Supletivos (CES), atuais Centros de Estudos de Jovens e Adultos (CEJAs), a partir da reflexão acerca da concepção de EJA vigente e de tentativas instituintes de práticas diversificadas de atendimento a jovens e adultos, nesse espaço, contribuíram para a melhoria da qualidade de ensino na educação de jovens e adultos (EJA). Os CEJAs são unidades escolares que ofertam a modalidade EJA, em regime semipresencial, por módulos. Trata-se de um modelo escolar ainda pouco conhecido, estigmatizado por ideias preconcebidas, oriundas da origem tecnicista, da década de 1970, e diante dos embates que surgem em seu cotidiano vem, ao longo de sua história, buscando alternativas a seu modelo tradicional de ensino, por compreender que os processos de ensino e aprendizagem que se desenvolvem em seu interior precisam ir além da aquisição de conhecimentos prontos. Diante das mudanças na legislação que trata da EJA a partir do reconhecimento do direito de todos à educação, torna-se necessário indagar se essa nova concepção de EJA, consequência e necessidade da vida contemporânea, tem de fato se efetivado nos espaços escolares em que as ofertas se desenvolvem. As situações enfrentadas pelos CEJAs nos últimos anos requerem maior conhecimento dos processos vividos e não estudados academicamente, assim como podem subsidiar diagnósticos de qualidade de ensino oferecido nesse espaço, em que se considerem diferentes possibilidades, ainda inexploradas nessa modalidade de ensino. Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos, Centro de Estudos de Jovens e Adultos, práticas instituintes e instituídas. pelo menos no meu caso valeu a pena demais porque eu estava agarrada e não conseguia terminar os meus estudos em uma escola normal.
Eu escolhi o EaD por ter feito um curso livre médio em teologia, está fazendo uma bacharel em teologia EaD e que gosto muito por sinal e também porque eu tenho a comodidade de estudar em casa e ir ao polo só para fazer as provas ou apresentar os trabalhos e com isso eu ganho tempo para poder fazer outras coisas e me concentrar melhor nos estudos e assim aprender mais. Até já desejei fazer uma faculdade presencial mais meu tempo durante o dia e a noite é comprometido com minha missão com o evangelho, do qual sou praticante; Então eu resolvi que era melhor eu iniciar uma graduação EAD, fiquei alguns anos sem fazer nada e depois que eu conheci a faculdade a distância resolvi voltar a estudar. E estou adorando, já estou muito bem adaptada a fazer pelo EaD, é ótimo e muito mais prático e tem muitos meios de ajuda e meios de estudo também e fora que temos a chance de trocar experiência com outras pessoas que fazem o mesmo curso, mais são de vários cantos do Brasil e acabamos graças ao EaD fazendo novas amizades por muitos lugares diferentes.
As tecnologias que me permitem a realizar essa modalidade a distância e da melhor maneira possível e que eu uso demais e sem isso eu não teria como realizar é o computador que é por onde eu estudo, assisto as aulas e faço todos os trabalhos e tudo que é preciso ser feito eu faço por ele. Ou então eu tenho a possibilidade de utilizar o meu telefone celular que não consigo fazer tanto igual pelo computador, mais também ajuda muito e na falta do computador por algum motivo o celular ajuda muito, porém eu particularmente ainda prefiro o computador por ser maior e por me oferecer maiores facilidade para poder fazer tudo que é preciso e que a faculdade venha a pedir e ele é uma parte essencial em modo geral e não só para o curso a distância, mais sim para todos os tipos de cursos.
As características necessárias para ser um aluno do EaD as principais digamos assim tem que ter comprometimento com o curso que escolheu e com tudo que a faculdade peça durante todo o curso e principalmente, você tem que se organizar e criar uma rotina e assim ter aquele tempo reservado para focar em seus estudos. Muitas pessoas escolhem estudar a distância pela comodidade de estudar em casa e assim se organiza dentro do tempo que cada um tem disponível, pois a maioria trabalha fora ou tem outras atividades para cumprir e frequenta uma faculdade normalmente as vezes acaba não sendo possível e ela opta pela faculdade a distância. E hoje em dia tem mais e mais pessoas optando por estudar a distância por conta da facilidade que ela nos proporciona, mais para você estudar a distância tem que ter dois comprometimentos básicos nesse caso é a disciplina e a organização.
Bem as minhas expectativas com relação ao EaD, confesso que quando eu entrei estava meio que com medo, pois é muita responsabilidade fazer uma faculdade assim a distância e hoje depois de mais de quase um ano e de faculdade, eu afirmo com todas as letras que é uma ótima opção e que vale a pena e minhas expectativas cada dia que passa acaba melhorando mesmo com todas as dificuldades que sempre se tem em uma faculdade. A minha experiência no EaD até aqui tem sido muito boa e muito aproveitadora, com isso de estudar em casa eu acabo tendo mais tempo para me dedicar aos meus estudos e aprendo mais e a faculdade ajuda de muitas maneiras e para mim que possuo atividades diurnas e as vezes noturnas, tem sido muito bom estudar a distância e quando eu terminar esse curso já penso em fazer outro de tanto que eu gostei de fazer faculdade a distância. Eu recomendo a todos os meus amigos que queiram estudar distância e ainda tenham dúvidas a fazerem também, pois é uma ótima opção estudar assim. 
A educação do momento presente tem exigido, certamente, mais do que os modelos escolares oferecem, diante da aceleração de processos de produção de conhecimento. A educação do presente tem sido compreendida para além da escolarização, ocorre em diferentes espaços, incorpora o sentido de formação humana — exigência para a vida em sociedades aprendentes2 . A educação, nestas sociedades, cada vez mais se alicerça no direito como princípio fundamental, não se restringindo a uma etapa da vida — a da escola —, mas se expandindo para o entendimento de que a vida humana é feita de experiências e aprendizados, continuadamente. Por essa lógica de aprendizados continuados, os sujeitos se humanizam, e ativamente participam dessa construção que se faz sobre/com o mundo. O conhecimento, nessa perspectiva, entendido como processo constitutivo do ser humano, mais se produz de forma transdisciplinar do que disciplinarmente, enlaçando complexamente — e ampliando — saberes e conhecimentos produzidos quando experienciamos / aprendemos. Segundo Collares et al. (1999, p. 68):

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes