Buscar

Metodologia na produção do conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A importância do processo metodológico para a produção do conhecimento escolar e para o desenvolvimento do professor e de seu agir pedagógico
O texto propõe um “sobrevoo” no curso da história, tendo por meta analisar algumas respostas apresentadas por alguns pensadores frente ao desafio do saber, da construção do conhecimento, do desvendamento dos mistérios da realidade em geral. Para isso, o autor toma como pressupostos alguns conceitos da área do conhecimento, dentre eles o conceito de método. 
Entendendo método, genericamente falando, como um caminho a ser seguido para se alcançar uma meta, busca-se apresentar o trajeto feito por estes pensadores diante do desejo de conhecer a verdade, de alcançar o conhecimento das coisas, sobre as coisas. 
É possível perceber no decorrer, como a humanidade respondeu diversamente a este desafio do conhecimento, considerando, sobretudo, o pano de fundo que permeava a realidade de cada momento no qual estes pensadores estavam inseridos. 
Partindo de Tales de Mileto, considerado o primeiro filósofo, o qual se debruçava, sobretudo, diante dos questionamentos acerca da origem do universo, um método comum utilizado por ele era o da observação da natureza, e foi a partir daí que ele responde como sendo a água a substância primeira, da qual surgiram todas as outras coisas existentes no universo. 
Esse caminho rumo ao conhecimento foi e é traçado de formas muito peculiares, tendo sempre como um pressuposto essencial a forma como cada pensador entende a realidade. Desde o inatismo de Rene Descartes, até o empirismo de John Locke, observar-se-á sempre um panorama heterogêneo no qual aparecerão respostas distintas para os mesmos problemas. 
Quando se trata do conhecimento em si, e do caminho a ser traçado pelos educadores, em consonância com os educandos, os passos dados dependerão muito da postura assumida por cada sociedade, e pelo educador enquanto indivíduo pensante e independente no que tange ao método por ele utilizado no anseio de alcançar o ideal maior, a saber, um conhecimento puro e verdadeiro. 
Vê-se no desenrolar do texto várias contribuições que o universo do saber recebeu destes pensadores, desde Tales de Mileto, até Ruben Alves, passando pelos primeiros diálogos e debates filosóficos, até o surgimento do que se entende hoje por escola. 
Desde a primeira escola Tradicional, até a mais recente Escola Nova, o conhecimento será sempre um desejo comum, e para isso torna-se necessário que os profissionais do saber estejam dispostos a dar um novo significado à sua atuação profissional, ampliando seus horizontes, estando cientes de que a metodologia de ensino jamais será algo pronto e acabado. 
As escolas precisam entender que para um bom desempenho dos educandos no processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário apresentar um projeto pedagógico claro, acompanhado de uma metodologia eficaz e atual, na qual o aluno possa se sentir responsável no processo de construção do conhecimento, aplicando assim seu pensar de forma crítica, acompanhado de um corpo docente disposto a orienta-lo, alcançando assim não apenas a formação de indivíduos intelectuais, mas, sobretudo, de cidadãos responsáveis, atuantes, que possam responder de forma positiva às necessidades do meio social no qual estejam inseridos.

Outros materiais