Buscar

Direito Civil I - 1º Bimeste Pessoa Natural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CÓDIGO CIVIL
O Código Civil de 2002 disciplina relações jurídicas privadas entre pessoas (pessoas de direito) que produzem efeitos jurídicos.
	Divisão da Código
Parte Geral: 
	Pessoas;
	Bens;
	Fatos jurídicos.
	DAS PESSOAS NATURAIS
	Dois tipos de pessoas jurídicas
	Pessoas Naturais – ser humano, sujeito de direitos e obrigações;
	Pessoas Jurídicas – entidade moral ou ficção jurídica.
“Art. 1º Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.”
	Personalidade Jurídica
Aptidão genérica para adquirir direitos e contrair obrigações. Todo indivíduo que nasce com vida adquiri personalidade jurídica.
	Capacidade Jurídica
Capacidade ≠ personalidade, já que personalidade é um valor e capacidade é a projeção desse valor que se traduz em um quantum.
	Capacidade de Direito – é a que se adquire ao nascer com vida, é a capacidade de direito ou de gozo, também chamada capacidade de aquisição de direitos. É reconhecida a todo ser humano, sem qualquer distinção;
	Capacidade de Fato – também chamada capacidade de exercício ou de ação, que é a aptidão para exercer por si só, os atos da vida civil. Nem todos têm.
	Quem possui as duas capacidades (de direito e de fato) tem capacidade plena; quem tem apenas uma (de direito), tem capacidade limitada e necessita de outra pessoa que substitua ou complete a sua vontade.
	Alguns indivíduos, definidos em lei, terão incapacidade absoluta ou relativa no plano da capacidade de exercício; Precisarão ser representados (absolutamente incapazes) ou assistidos (relativamente incapazes);
	Distinção entre capacidade e legitimação
Capacidade ≠ legitimação. A legitimação é a aptidão para a prática de determinados atos jurídicos, uma espécie de capacidade especial exigida em certas situações. A sua ausência não acarreta a incapacidade.
	Animais NÃO são sujeitos de direito. Não têm capacidade! Ex.: benefício indireto em testamento, deverá ter herdeiro que tenha que cuidar do animal.
	Início da personalidade jurídica
“Art. 2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.”
O nascimento com vida marca o início da personalidade.
	Se respirou, viveu, ainda que tenha perecido em seguida. L. 6.015/73
“Art. 53. No caso de ter a criança nascido morta ou no de ter morrido na ocasião do parto, será, não obstante, feito o assento com os elementos que couberem e com remissão ao do óbito. 
§ 2º No caso de a criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado, serão feitos os dois assentos, o de nascimento e o de óbito, com os elementos cabíveis e com remissões recíprocas.”
	Teorias sobre a situação do Nascituro
	Natalista: afirma que a personalidade civil somente se inicia com o nascimento com vida;
	Da personalidade condicional: alega que o nascituro é pessoa condicional, pois a aquisição da personalidade dependerá do nascimento com vida, não se tratando propriamente de uma terceira teoria, mas de um desdobramento da teoria natalista, uma vez que também parte da premissa de que a personalidade tem início com o nascimento com vida;
	Concepcionista: admite que se adquire a personalidade antes do nascimento, ou seja, desde a concepção, ressalvados apenas os direitos patrimoniais, decorrentes de herança, legado e doação, que ficam condicionados ao nascimento com vida.
	O Código Civil de 2002 diz que a personalidade começa com o nascimento com vida;
	O Supremo Tribunal Federal (STF) já adotou diferentes posições. A última posição adotada: Lei de Biossegurança - foi pela teoria natalista (indivíduo-pessoa);
	O Supremo Tribunal de Justiça tem acolhido a teoria concepcionista – por ex.: nascituro têm direitos a danos morais pela morte do pai (Resp. 399.029-SP – 4ª Turma – STJ).
	INCAPACIDADE
	Incapacidade é a restrição legal ao exercício dos atos da vida civil, imposta somente aqueles que necessitam de proteção, pois a capacidade é regra.
	Pode ser absoluta e relativa, conforme o grau de imaturidade, deficiência física ou mental da pessoa, pelos institutos da representação e da assistência.
	Incapacidade Absoluta
“Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
I – os menores de dezesseis anos;
II – os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;
III – os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.”
	A acarreta a proibição total do exercício do direito. O ato somente poderá ser praticado pelo representante legal do absolutamente incapaz. A inobservância dessa regra provoca a nulidade do ato, nos termos do art. 166, I, do Código Civil.
“Art. 166. É nulo o negócio jurídico quando:
I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz;”
	Menores de 16 anos – considera que o ser humano não tem discernimento suficiente para dirigir sua vida e seus negócios e, por essa razão, deve ser representado na vida jurídica por seus pais, tutores ou curadores;
	Os privados do necessário discernimento por enfermidade ou deficiência mental - falta do necessário discernimento para os atos da vida civil, compreensiva de todos os casos de insanidade mental, permanente e duradoura, caracterizada por graves alterações das faculdades psíquicas.
– Intervalos lúcidos: os atos praticados serão nulos;
	Os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade – por causa de alguma patologia (excessiva pressão arterial, paralisia, embriaguez não habitual, uso eventual e excessivo de entorpecentes ou de substâncias alucinógenas, hipnose ou outras causas semelhantes, mesmo não permanentes). Acarreta a nulidade do ato realizado por pessoa absolutamente embriagada ou drogada que não tinha condição de exprimir a vontade. 
	Incapacidade Relativa
A incapacidade relativa permite que o incapaz pratique atos da vida civil, desde que assistido por seu representante legal, sob pena de anulabilidade (CC, art. 171, I).
“Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:
I – por incapacidade relativa do agente;”
	A incapacidade relativa está disposta no artigo 4º do Código Civil de 2002:
“Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
I – os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
II – os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;
III – os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;
IV – os pródigos.
Parágrafo único. A capacidade dos índios será regulada por legislação especial.”
	Não geram nulidade, mas anulabilidade (art. 171, I); Dependem de assistência;
	Alguns atos que podem ser praticados sem assistência: como ser testemunha (art. 228, I), aceitar mandato (art. 666), fazer testamento (art. 1.860, parágrafo único), exercer empregos públicos para os quais não for exigida a maioridade (art. 5º, parágrafo único, III), casar (art. 1.517), ser eleitor, celebrar contrato de trabalho etc.
	Os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos – O código civil de 16 trazia em seu texto que a maioridade era de 21 anos, como o código de 02, foi reduzida pra 18 anos, adotando o critério etário, presumindo a plena formação mental aos 18 anos.
– A necessidade de assistência do representante legal: Se houver conflito de interesse entre ambos (representante e representado), como na hipótese em que o menor tenha necessidade de promover ação contra seu genitor, o juiz lhe dará curador especial (CC, art. 1.692)
“Art. 1.692. Sempre que no exercício do poder familiar colidir o interesse dos pais com o do filho, a requerimento deste ou do Ministério Público o juiz lhe dará curador especial.”
– Hipótese de perda da proteção legal: O legislador optou por proteger a boa-fé de terceiro com ele negociou; se não houve malícia por parte do menor, anula-se o ato, para protegê-lo.
“Art. 180.
O menor, entre dezesseis e dezoito anos, não pode, para eximir-se de uma obrigação, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior.”
Como ninguém pode enriquecer à custa alheia, determina-se a restituição da importância paga ao menor se ficar provado que o pagamento nulo reverteu em seu proveito.
“Art. 181. Ninguém pode reclamar o que, por uma obrigação anulada, pagou a um incapaz, se não provar que reverteu em proveito dele a importância paga.”
	Os ébrios habituais, os viciados em tóxicos e os deficientes mentais de discernimento reduzido - Estabeleceu-se, que quando privar totalmente o indivíduo do necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil, acarretará a incapacidade absoluta; quando, porém, causar apenas a sua redução, acarretará a incapacidade relativa;
	Os excepcionais sem desenvolvimento mental completo - Excepcional é o indivíduo que tem deficiência mental (índice de inteligência expressivamente abaixo do normal), deficiência física (mutilação, deformação, paralisia etc.) ou deficiência sensorial (cegueira, surdez etc.) e, por isso, incapacitado de participar em termos de igualdade do exercício de atividades habituais. Se a deficiência for tal que os prive de todo discernimento serão absolutamente incapazes.
	Pródigos - São indivíduos que “gastam imoderadamente”, fato que pode reduzi-los à miséria. Trata-se de um desvio da personalidade, habitualmente ligado à prática do jogo e à dipsomania (alcoolismo), e não a um estado de alienação mental. A interdição do pródigo produz efeitos quanto à disposição e oneração do patrimônio. 
	Quem pode requerer a interdição
	A curatela do pródigo pode ser promovida pelos pais ou tutores, pelo cônjuge ou companheiro, por qualquer parente e pelo Ministério Público
“Art. 1.768. A interdição deve ser promovida:
I - pelos pais ou tutores;
II - pelo cônjuge, ou por qualquer parente (estende-se ao companheiro);
III - pelo Ministério Público.”
	A interdição do pródigo só interfere em atos de disposição e oneração do seu patrimônio. Pode inclusive administrá-lo, mas ficará privado de praticar atos que possam desfalcá-lo:
“Art. 1.782. A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração.”
	Índios
A tutela dos índios constitui espécie de tutela estatal e origina-se no âmbito administrativo. O que vive nas comunidades não integradas à civilização já nasce sob tutela. É, portanto, independentemente de qualquer medida judicial, incapaz desde o nascimento, até que preencha os requisitos exigidos pelo art. 9º da Lei n. 6.001/73.
	Lei. 6.001/73 – Estatuto do Índio
“Art. 7º Os índios e as comunidades indígenas ainda não integrados à comunhão nacional ficam sujeito ao regime tutelar estabelecido nesta Lei.”
“Art. 8º São nulos os atos praticados entre o índio não integrado e qualquer pessoa estranha à comunidade indígena quando não tenha havido assistência do órgão tutelar competente.
Parágrafo único. Não se aplica a regra deste artigo no caso em que o índio revele consciência e conhecimento do ato praticado, desde que não lhe seja prejudicial, e da extensão dos seus efeitos.”
“Art. 9º Qualquer índio poderá requerer ao Juiz competente a sua liberação do regime tutelar previsto nesta Lei, investindo-se na plenitude da capacidade civil, desde que preencha os requisitos seguintes:
I - idade mínima de 21 anos;
II - conhecimento da língua portuguesa;
III - habilitação para o exercício de atividade útil, na comunhão nacional;
IV - razoável compreensão dos usos e costumes da comunhão nacional.
Parágrafo único. O Juiz decidirá após instrução sumária, ouvidos o órgão de assistência ao índio e o Ministério Público, transcrita a sentença concessiva no registro civil.”
	Suprimento da Incapacidade
– Representação: absolutamente incapazes;
– Assistência: relativamente incapazes.
	Os requisitos e os efeitos da representação legal encontram-se nas normas: dispõe, o art. 1.634, V, do CC que compete aos pais, na qualidade de detentores do poder familiar, quanto à pessoa dos filhos menores, “...V — representá-los, até aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, após essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento”. Essa regra é repetida no art. 1.690: “Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, com exclusividade, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los até completarem a maioridade ou serem emancipados”. No que referir-se aos menores sob tutela, dispõe o art. 1.747, I, do CC que compete ao tutor “representar o menor, até os dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-lo, após essa idade, nos atos em que for parte”. O citado dispositivo aplica-se também, mutatis mutandis, aos curadores e aos curatelados, por força do art. 1.774 do mesmo diploma, que determina a aplicação, à curatela, das disposições concernentes à tutela.
	Efeitos da Incapacidade
	Incapacidade absoluta – gera a proibição total, do exercício do direito. Fica ele impedido de praticar qualquer ato jurídico ou de participar de qualquer negócio jurídico. Estes serão praticados ou celebrados pelo representante legal do absolutamente incapaz, sob pena de nulidade.
	Incapacidade relativa – A incapacidade relativa permite que o incapaz pratique atos da vida civil, desde que assistido por seu representante legal, sob pena de anulabilidade.
	Proteção destinada aos incapazes
É através da representação e da assistência, que se produz a necessária segurança, quer em relação à sua pessoa, quer em relação ao seu patrimônio, possibilitando o exercício de seus direitos. Exemplo: 198, I; 588; 814 (dívida de jogo); 181; 2.015; 119 e § único.
	Cessação da Incapacidade
Cessa a incapacidade desaparecendo os motivos que a determinaram. Cessando a enfermidade físico-psíquica que as gerou. Quando a causa é a menoridade, desaparece pela maioridade e pela emancipação.
“Art. 5º A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. 
Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:
I – pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;
II – pelo casamento; 
III – pelo exercício de emprego público efetivo;
IV – pela colação de grau em curso de ensino superior;
V – pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.”
	Maioridade – começa aos 18 anos completos, tornando-se apta para as atividades da vida civil;
	Emancipação – aquisição da maioridade civil antes da idade legal. Consiste na antecipação da aquisição da capacidade de fato ou de exercício.
	Espécies de emancipação
	Voluntária – é a concedida pelos pais se o menor tiver 16 anos completos (art. 5º, parágrafo único);
	Judicial – é a deferida por sentença, ouvido o tutor, em favor do tutelado que já completou 16 anos;
	Legal – é a que decorre de determinados fatos previstos na lei: Casamento; exercício de emprego público efetivo; colação de grau em curso de ensino superior; estabelecimento civil ou comercial ou existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com 16 anos completos tenha economia própria.
	A emancipação é irrevogável. Pode ser declarada, porém a invalidade do ato, por exemplo: em caso de coação. Para produzir efeitos, depende de registro. 
	EXTINÇÃO DA PERSONALIDADE
“Art. 6º A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.”
Somente
com a morte real termina a existência da pessoa natural, que pode ser doutrinariamente em: morte real, morte simultânea ou comoriência, morte civil e morte presumida.
Prova da morte: atestado de óbito
Efeitos da morte: dissolve direitos e obrigações, deixa de existir o sujeito de direito, por exemplo: extinção do poder familiar, dissolução do vínculo matrimonial, abertura da sucessão etc.
	Morte real – extingue a capacidade. Ocorre com o diagnóstico de paralisação da atividade encefálica, conforme art. 3º da Lei de Transplantes (CC, art. 6º, 1ª parte). Não sendo mais o morto sujeito de direito e obrigações. Gera: a extinção do poder familiar, a dissolução do vínculo matrimonial, a abertura da sucessão, a extinção dos contratos personalíssimos, a extinção da obrigação de pagar alimentos, que se transfere aos herdeiros do devedor etc.
	Morte simultânea ou comoriência - é modalidade de morte real. Ocorre quando dois ou mais indivíduos falecem na mesma ocasião (não precisa ser no mesmo lugar), não se podendo averiguar qual deles morreu primeiro. Neste caso, presumir-se-ão simultaneamente mortos, não havendo transferência de bens e direitos sucessórios entre os comorientes (art. 8º). Não há transferência de patrimônio entre os comorientes que são herdeiros entre si.
“Art. 8º Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.”
	Morte civil - existiu no direito romano, especialmente para os escravos. Há um resquício dela no art. 1.816 do Código Civil, que trata o herdeiro afastado da herança por indignidade como se ele “morto fosse antes da abertura da sucessão”.
	Morte presumida - pode ser com ou sem declaração de ausência. A declaração de ausência é requerida para que se reconheça apenas que o ausente se encontra desaparecido, autorizando-se a abertura da sucessão provisória e, depois, a definitiva (art. 6º, 2ª parte). Na hipótese do art. 7º do Código Civil, pretende-se que se declare a morte de quem “estava em perigo de vida” e que se supõe ter ocorrido, sem decretação de ausência.
“Art. 7º Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência:
I – se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;
II – se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.
Parágrafo único. A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento.”
	Atos do Registro Público
Tem a função de publicidade e comprovação de situação jurídica;
	A Lei dos Registros Públicos (Lei n. 6.015/73, art. 88) prevê um procedimento de justificação, destinado a suprir a falta do atestado de óbito, que não pode ser fornecido pelo médico em razão de o corpo do falecido não ter sido encontrado. Preceitua, com efeito, a referida lei:
“Art. 88. Poderão os juízes togados admitir justificação para o assento de óbito de pessoas desaparecidas em naufrágio, inundação, incêndio, terremoto ou qualquer outra catástrofe, quando estiver provada a sua presença no local do desastre e não for possível encontrar-se o cadáver para exame.
Parágrafo único. Será também admitida a justificação no caso de desaparecimento em campanha, provados a impossibilidade de ter sido feito o registro nos termos do art. 85 e os fatos que convençam da ocorrência do óbito.”
	Na hipótese do art. 7º retrotranscrito, pretende-se, ao contrário, que se declare a morte que se supõe ter ocorrido, sem decretação de ausência. Em ambos os casos, a sentença declaratória de ausência e a de morte presumida serão registradas em registro público (CC, art. 9º, IV).
“Art. 9º Serão registrados em registro público:
I – os nascimentos, casamentos e óbitos;
II – a emancipação por outorga dos pais ou por sentença do juiz;
III – a interdição por incapacidade absoluta ou relativa;
IV – a sentença declaratória de ausência e de morte presumida.”
“Art. 10. Far-se-á averbação em registro público:
I – das sentenças que decretarem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal;
II – dos atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação;
III – dos atos judiciais ou extrajudiciais de adoção.”
	ESTADO DA PERSONALIDADE NATURAL
	“Status” – soma das qualificações da pessoa na sociedade com relevância para o direito.
	Espécies de estado:
	Individual – idade, cor, sexo, altura, capaz ou incapaz etc.
	Familiar – matrimônio: solteiro, casado, divorciado, companheiro – parentesco: pai, filho, irmão etc.;
	Político – situação do indivíduo na sociedade política – nacional (nato ou naturalizado) ou estrangeiro (art. 12 CF/88).
Nacionalidade ≠ Cidadania (direitos políticos)
Estado da personalidade natural:
O estado constitui a “imagem jurídica” da pessoa;
	Características:
1) Indivisibilidade – não há mais de uma personalidade, assim como não há mais de um estado. Exceção: dupla nacionalidade (estado político);
2) Indisponibilidade – o estado civil é inalienável e irrenunciável. 
3) Imprescritibilidade – a prescrição não acarreta perda ou aquisição de estado. Ações de estado são imprescritíveis (interdição, separação, divórcio etc.)
	DIREITOAS DA PERSONALIDADE
	Conceito – São direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe é próprio, ou seja, a sua integridade física (vida, corpo), intelectual e moral.
	Na Constituição Federal de 1988, a proteção dos Direitos da personalidade estão expressos no art. 5º, X, nestes termos:
“Art. 5º, X – CF/88 - X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;”
	Integridade física: vida, alimentos, próprio corpo, partes do corpo etc.;
	Integridade intelectual: liberdade de pensamento, direitos de autor etc.;
	Integridade moral: honra, recato, segredo, identidade pessoal, familiar e social etc.
	Fundamentos dos Direitos da Personalidade
– Inatos: como o direito à vida e à integridade física e moral;
– Adquiridos: que decorrem do status individual e existem na extensão da disciplina que lhes foi conferida pelo direito positivo, como o direito autoral.
	Características
“Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.”
	Intransmissibilidade e irrenunciabilidade – geram a indisponibilidade dos direitos da personalidade. Não podem os seus titulares deles dispor, transmitindo-os a terceiros, renunciando ao seu uso ou abandonando-os, pois nascem e se extinguem com eles, dos quais são inseparáveis.
Ressalva: direitos que admitem cessão de uso: direitos autorais, direito à imagem etc. Por exemplo: edição de obra literária e utilização de imagem em propaganda (indisponibilidade relativa).
	Absolutismo – o caráter absoluto dos direitos da personalidade é consequência de sua oponibilidade erga omnes. São tão relevantes e necessários que impõem a todos um dever de abstenção, de respeito. Têm caráter geral, porque são essenciais a toda pessoa humana.
	Não limitação – o rol de direitos da personalidade previsto na lei é exemplificativo e não numerus clausus (taxativo). Podem ser incluídos: planejamento familiar, leite materno, velhice digna etc.;
	Imprescritibilidade – não se extinguem pelo decurso do tempo, nem pela inércia em relação à sua defesa. Porém, a reparação (patrimonial) sujeita-se à prescrição;
	Impenhorabilidade – são inerentes à pessoa humana e são indisponíveis. Não podem ser penhorados como forma de satisfação futura de crédito. Reflexos patrimoniais podem ser atingidos pela penhora;
	Não se sujeitam à desapropriação – não podem ser retirado do titular;
	Vitaliciedade – nascem e se
extinguem com a vida e morte da pessoa natural. Mas, ainda que após a morte, há proteção a esses direitos (p.ex.: honra ou memória do morto).
	Proteção aos Direitos da Personalidade
	O respeito à dignidade humana encontra-se em primeiro plano entre os fundamentos constitucionais pelos quais se dirige o ordenamento jurídico brasileiro na defesa dos direitos da personalidade (CF, art. 1º, III);
	Têm proteção específica no artigo 5º, X da CF/88;
“Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.
Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.”
- Inclui-se o companheiro!
	A Proteção poderá ser de natureza:
	Preventiva – cautelar, objetivando suspender os atos que ofendam a integridade física, intelectual e moral, ajuizando-se em seguida a ação principal;
	Repressiva – destinadas a evitar a concretização da ameaça de lesão.
– Violar direito da personalidade acarreta responsabilidade civil extracontratual, sem prejuízo de sanções em outras áreas (por exemplo: crime contra a honra).
	Atos de disposição do próprio corpo
“Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
Parágrafo único. O ato previsto neste artigo será admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.”
O direito à integridade física compreende a proteção jurídica à vida, ao próprio corpo vivo ou morto, quer na sua totalidade, quer em relação a tecidos, órgãos e partes suscetíveis de separação e individualização, quer ainda ao direito de alguém submeter-se ou não a exame e tratamento médico. A vida humana é o bem supremo.
“Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. 
Parágrafo único. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo.”
	A permissão dos transplantes
A lei que atualmente disciplina os transplantes é a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre “a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências”.
“Art. 9º É permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes em cônjuge ou parentes consanguíneos até o quarto grau, inclusive, na forma do § 4º deste artigo, ou em qualquer outra pessoa, mediante autorização judicial, dispensada esta em relação à medula óssea.
§ 3º Só é permitida a doação referida neste artigo quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco para a sua integridade e não represente grave comprometimento de suas aptidões vitais e saúde mental e não cause mutilação ou deformação inaceitável, e corresponda a uma necessidade terapêutica comprovadamente indispensável à pessoa receptora.”
O artigo 9º e parágrafos permitem à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo para fins terapêuticos ou para transplantes, desde que o ato não represente risco para a sua integridade física e mental e não cause mutilação ou deformação inaceitável. Só é permitida a doação em caso de órgãos duplos (rins), partes regeneráveis de órgão (fígado) ou tecido (pele, medula óssea), cuja retirada não prejudique o organismo do doador nem lhe provoque mutilação ou deformação. Em vida, a doação pode ser feita livremente pelo titular, por decisão exclusivamente sua.
“Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.”
Questão: transexuais podem fazer cirurgias de transgenitalização? Sim!
Há corrente que acredita ser contrário aos bons costumes, mas prevalece a que permite esse tipo de cirurgia. Fundamento: Art. 5º, X, CF/88.
Enunciado 276 (CJF) — Art.13. O art. 13 do Código Civil, ao permitir a disposição do próprio corpo por exigência médica, autoriza as cirurgias de transgenitalização, em conformidade com os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina, e a consequente alteração do prenome e do sexo no Registro Civil.
	Disposição post mortem: 
“Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.
Parágrafo único. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo.”
“Lei. 9.434/97 - Art. 3º A retirada post mortem de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada e registrada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e transplante, mediante a utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina.”
“L. 9.434/97 - Art. 4º A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica, dependerá da autorização do cônjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessória, reta ou colateral, até o segundo grau inclusive, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.”
A retirada das partes doadas para transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada e registrada na forma da lei (art.3º).
O art. 14 do Código Civil, ao afirmar a validade da disposição gratuita do próprio corpo, com objetivo científico ou altruístico, para depois da morte, determinou que a manifestação expressa do doador de órgãos em vida prevalece sobre a vontade dos familiares; portanto, a aplicação do art. 4º da Lei n. 9.434/1997 ficou restrita à hipótese de silêncio do potencial doador”. Desse modo, se, em vida, a pessoa manifestou expressamente a vontade de não ser doadora de órgãos, a retirada destes não se realizará nem mesmo com a autorização dos familiares.
	Tratamento Médico de risco
“Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.”
Os médicos, nos casos mais graves, a não atuarem sem prévia autorização do paciente, que tem a prerrogativa de se recusar a se submeter a um tratamento perigoso. A sua finalidade é proteger a inviolabilidade do corpo humano.
– Analogia do artigo 15 e L. 9.434/97, art. 4º: Se não houver tempo hábil para ouvir o paciente ou para tomar essas providências e se tratar de emergência que exija pronta intervenção médica, como na hipótese de parada cardíaca, terá o profissional a obrigação de realizar o tratamento independentemente de autorização, eximindo-se de qualquer responsabilidade por não tê-la obtido. 
“Art. 146, §3º, I CP - § 3º - Não se compreendem na disposição deste artigo: I - a intervenção médica ou cirúrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida;”
Caso não seja possível buscar a autorização sem prejuízo à vida do paciente, o médico deve realizar o tratamento. Apenas haverá dever de reparar se incorrer em imperícia (modalidade de culpa).
“Art. 232. A recusa à perícia médica ordenada pelo juiz poderá suprir a prova que se pretendia obter com o exame”
A recusa ilegítima à perícia médica pode suprir a prova que se pretendia lograr com o exame frustrado. Exemplo: exame de DNA.
	Direito à vida e a opção religiosa
De acordo com a Resolução 1.021/80 do Conselho Federal de Medicina e os arts. 46 e 56 do Código de Ética Médica autorizam os médicos a realizar a transfusão de sangue em seus pacientes, independentemente de consentimento,
se houver iminente perigo de vida. Portanto, a convicção religiosa só deve ser considerada se tal perigo, na hipótese, não for iminente e houver outros meios de salvar a vida do doente.
	O Direito ao Nome
“Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.”
“Art. 17. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.”
“Art. 18. Sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.”
“Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.”
O direito ao nome é espécie dos direitos da personalidade, pertencente ao gênero do direito à integridade moral, pois todo indivíduo tem o direito à identidade pessoal, de ser reconhecido em sociedade por denominação própria. Tem ele caráter absoluto e produz efeito erga omnes, pois todos têm o dever de respeitá-lo. Dele deflui para o titular a prerrogativa de reivindicá-lo quando lhe é negado.
	Proteção à imagem e a palavra
A proteção à transmissão da palavra abrange a tutela da voz, que é a emanação natural de som da pessoa, também protegida como direito da personalidade, como dispõe o inc. XXVIII, a, do art. 5º da Constituição Federal, verbis:
“XXVIII — são assegurados, nos termos da lei:
	a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas.”
	A proteção à imagem
	A reprodução da imagem é emanação da própria pessoa e somente ela pode autorizá-la. De acordo com o artigo 20 do Código Civil, a reprodução de imagem para fins comerciais, sem autorização do lesado, implica o direito a indenização, ainda que não lhe tenha atingido a honra, a boa fama ou a respeitabilidade;
	A parte lesada pelo uso não autorizado pode obter ordem judicial, interditando esse uso e condenando o infrator a reparar os prejuízos causados.
	Proteção à intimidade
“Art. 21. A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar o ato contrário a esta norma.”
	Junto com o artigo 5º, X, da Constituição Federal, pode-se protege todos os aspectos da intimidade da pessoa, concedendo ao prejudicado a prerrogativa de pleitear que cesse o ato abusivo ou ilegal. Caso o dano, material ou moral, já tenha ocorrido, o direito à indenização é assegurado expressamente pela norma constitucional citada.
	A proteção à vida privada visa resguardar o direito das pessoas de intromissões indevidas em seu lar, em sua família, em sua correspondência, em sua economia etc.
	Assegura as pessoas o direito ao recato e a prerrogativa de tomar as providências necessárias para impedir ou fazer cessar o ato lesivo ou exigir a reparação do dano já consumado.
V. NOME – DEFINIÇÃO E PROTEÇÃO
	Conceito – é a designação ou sinal exterior pelo qual a pessoa identifica-se no seio da família e da sociedade.
	Aspectos
	Público – fato de o Estado ter interesse em que as pessoas sejam perfeita e corretamente identificadas na sociedade pelo nome e, por essa razão, disciplina o seu uso na Lei dos Registros Públicos (Lei n. 6.015/73);
	Individual – O aspecto individual consiste no direito ao nome, no poder reconhecido ao seu possuidor de por ele designar-se e de reprimir abusos cometidos por terceiros.
“Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.”
	A proteção ao nome garante poder:
Retificação – preservação do nome verdadeiro;
Contestação – reprimir abusos.
“Art. 17. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.”
“Art. 18. Sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.”
Mesmo aqueles que negam a natureza jurídica do nome civil admitem a concepção do nome comercial como um direito autônomo, exclusivo do comerciante, que pode impedir que outro o utilize no exercício da profissão mercantil, e suscetível de alienação com a transferência do fundo de comércio.
“Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.”
	Pseudônimo ou codinome – um nome fictício adotado, diferente do seu nome civil verdadeiro;
	Heterônimo – nome imaginário que um criador identifica como o autor de obras suas e que, à diferença do pseudônimo, designa alguém com qualidades e tendências diferentes das desse criador.
O dispositivo tem a vantagem de proteger pseudônimos sempre que adotados para atividades lícitas, ainda que não tenham alcançado notoriedade, ou a importância do nome.
	Visão geral das exceções ao princípio da inalterabilidade do nome
A lei prevê as seguintes:
a) substituição do prenome por apelidos públicos notórios;
b) correção de evidente erro gráfico;
c) retificação de nome que possa expor o seu portador ao ridículo;
d) substituição do prenome ou do nome completo como medida de proteção a testemunha de crime que corre risco de vida;
e) atribuição ao adotado do sobrenome do adotante;
f) adição intermediária de apelidos notórios ou de sobrenome materno, especialmente para evitar homonímia;
g) inclusão do nome de família do padrasto ou madrasta, havendo motivo ponderável;
h) acréscimo ao seu do sobrenome do outro cônjuge, por qualquer dos nubentes;
i) renúncia pelo cônjuge, no divórcio, do nome de casado;
j) direito ao uso, pelo filho, do sobrenome do genitor ou genitora que o reconheceu;
k) direito ao uso, pelo companheiro ou companheira, do patronímico de seu companheiro ou companheira.
A jurisprudência admite, ainda, as seguintes exceções:
a) substituição do prenome oficial pelo prenome de uso;
b) tradução de nomes estrangeiros;
c) retificação do nome e do sexo de transexuais;
d) exclusão do sobrenome paterno em virtude de abandono do filho pelo genitor.
	Elementos do nome
	Prenome (antigamente denominado nome de batismo);
	Sobrenome ou apelido familiar (também denominado patronímico, nome defamília ou simplesmente nome).
	Em alguns casos, usa-se também o agnome, sinal que distingue pessoas pertencentes a uma mesma família que têm o mesmo nome (Júnior, Neto, Sobrinho etc.).
Lei 6.015/73 – LRP:
“Art. 63. No caso de gêmeos, será declarada no assento especial de cada um a ordem de nascimento. Os gêmeos que tiverem o prenome igual deverão ser inscritos com duplo prenome ou nome completo diverso, de modo que possam distinguir-se.
Parágrafo único. Também serão obrigados a duplo prenome, ou a nome completo diverso, os irmãos a que se pretender dar o mesmo prenome.”
	Axiônimo – designação que se dá à forma cortês de tratamento ou à expressão de reverência, como Exmo. Sr., Vossa Santidade etc;
	As partículas de, do, da, di (De Santi, Di Cavalcanti, v.g.) e seus correspondentes em idiomas estrangeiros: integram também o nome e são consideradas sinal de nobreza em certos países;
	PRENOME: nome próprio usado para identificar uma pessoa na família. Pode ser simples ou composto. Os pais podem escolher o nome dos filhos, com limitações:
“L. 6.015/73 - Art. 55, Parágrafo único. Os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores. Quando os pais não se conformarem com a recusa do oficial, este submeterá por escrito o caso, independente da cobrança de quaisquer emolumentos, à decisão do Juiz competente.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais