Buscar

Psicologia da Comunicação UNIDADE 1 1B Avaliação Virtual 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Afirmarmos que o status científico da Psicologia é recente. Em relação a isso, assinale a afirmativa que contenha as características da ciência:
Escolha uma:
a. Para ser ciência é preciso basear-se no cotidiano e na crença de cada indivíduo, bem como, nos hábitos e costumes. 
b. Utilização de métodos, regras, baseados na subjetividade e nos hábitos do dia-a-dia e que não precisa valer para todos. 
c. Para ser ciência é importante ter um objeto definido, um campo de atuação, métodos, regras, linguagem específica e objetividade. 
d. Forte vínculo subjetivo, linguagem específica, individualização e crenças caracterizam a ciência. 
e. A ciência caracteriza-se por baixo poder crítico, linguagem ambígua e objetividade. 
A partir do momento que podemos afirmar a Psicologia como ciência, podemos então afirmar seu objeto de estudo. A partir disso, assinale a alternativa que corresponda ao objeto de estudo da Psicologia.
Escolha uma:
a. O corpo deve ser o objeto de estudo da Psicologia pois ele é a sede do psiquismo e reage aos estímulos do mundo. 
b. A Psicologia deve estudar a consciência e sua utilidade para a melhor adaptação do homem no mundo. 
c. A subjetividade, que corresponde ao visível e ao invisível, ao interno e externo, a totalidade do homem, é o objeto de estudo da Psicologia. 
d. A Psicologia estuda exclusivamente o comportamento do homem e suas causas, pois baseia-se na relação dele com seu ambiente. 
e. O inconsciente é o único objeto de estudo da Psicologia, pois ele determina devido aos traumas que ocorrem na vida do indivíduo todo o seu comportamento. 
A partir do momento que a Psicologia científica pode sistematizar seu conhecimento, há a possibilidade do surgimento de novas teorias e escolas psicológicas. A respeito disso, avalie as assertivas e assinale a correta:
I. Freud criou a Psicanálise a partir da visão de que o homem é determinado por seus conteúdos ocultos, ou seja, por seu inconsciente.
II. A Psicologia Humanista-existencial pretende resgatar a subjetividade do homem e sua responsabilidade frente a própria vida a partir da valorização da tomada de consciência.
III. Skinner, grande representante do Análise do Comportamento, entende que o homem é condicionado por impulsos naturais que compõem sua própria natureza.
IV. A Psicologia Histórico-cultural baseia-se na visão capitalista do homem, cujo valor está em seu trabalho em busca do lucro.
Escolha uma:
a. V, V, F, F. 
b. F, V, F, V. 
c. V, F, F, V. 
d. V, V, V, F. 
e. F, V, V, F. 
A partir dos estudos sobre a atuação/papel do psicólogo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A preocupação do psicólogo está dirigida para o indivíduo e por isso ele seu papel não possui relevância para a sociedade. 
b. O psicólogo atua em clínica particular visando somente o autoconhecimento do paciente, não há necessidade de sua atuação em outras áreas visto que já há outros profissionais para isso. 
c. O psicólogo está focado na doença, na patologia, isto é, preocupa-se apenas em diagnosticar enfermidade. 
d. O psicólogo atua na promoção da saúde em diversas áreas como: saúde, empresas, educação entre outras. 
e. O psicólogo atua como um amigo que escuta seus problemas e te ajuda. 
Em relação às características que possibilitaram que o próprio ser humano tornasse objeto de estudo e pudesse ser investigado, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A possibilidade de o homem ser estudado e investigado provém da Idade Média, cujo objetivo da ciência era desvendar os funcionamento da natureza humana. 
b. Com as transformações do fim da Idade Média, surge um “novo espírito” o qual não se liga mais à Igreja. O homem pela razão pode desvendar o mundo e seu funcionamento. Assim, o próprio homem pode conhecer seu funcionamento, visto que seu corpo não é mais tido como sacro. CORRETO
c. A Idade Moderna marca a possibilidade de explorar invasivamente o corpo humano em busca da alma, a qual liga o homem a Deus. 
d. Apenas na após a Revolução Francesa o homem pode ser usado como experimento, pois essa Revolução marca o início da Idade Moderna e o afastamento com a Igreja Católica, ou seja, o corpo não é considera mais sagrado. 
e. As guerras, a peste negra e o capitalismo promovem o estudo do homem para o desenvolvimento do sistema feudal.

Outros materiais