Buscar

Aula 4 TGC Da Estipulação em Favor de Terceiro 1

Prévia do material em texto

06/03/2017
1
Da Estipulação em Favor de Terceiro
Art. 436 à 438 do CC
Conceito
Há estipulação em favor deterceiro quando uma pessoaconvenciona com outra que estaconcederá uma vantagem oubenefício em favor daquele, quenão é parte no contrato.
Constitui exceção ao princípio darelatividade dos contratos quantoàs pessoas.
06/03/2017
2
Código Civil
Art. 436. O que estipula em favor deterceiro pode exigir o cumprimento daobrigação.Parágrafo único. Ao terceiro, em favorde quem se estipulou a obrigação,também é permitido exigi-la, ficando,todavia, sujeito às condições e normasdo contrato, se a ele anuir, e oestipulante não o inovar nos termos doart. 438.
Exigência do adimplemento
O promitente se obriga abeneficiar o terceiro, mas nem porisso se desobriga ante oestipulante, visto que este tem odireito de exigir o cumprimento daobrigação.
06/03/2017
3
Formação do contrato
Três personagens:
 O estipulante;
 O promitente;
 O beneficiário (este último alheio à convenção).
Condições
A capacidade só é exigida dos doisprimeiros, pois qualquer pessoa podeser contemplada com a estipulação,seja ou não capaz.
Trata-se de contrato sui generis,porque a prestação não é realizada emfavor do próprio estipulante, mas embenefício de outrem que não participada avença.
06/03/2017
4
Só se completa no instante emque este (beneficiário) aceita obenefício.O terceiro não precisa ser desdelogo determinado, basta que sejadeterminável (prole eventual).A gratuidade do benefício éessencial, não podendo serimposta contraprestação aoterceiro.
Exemplos:
 Seguro de vida (art. 760 CC);
 Doações com encargos (art. 553 CC);
06/03/2017
5
Exoneração do Devedor pelo Estipulante
O estipulante poderá exonerar odevedor se o terceiro em favor dequem se fez o contrato não sereservar o direito de reclamar-lhea execução.Se o estipulante liberar o devedor,a estipulação em favor de terceiroficará sem efeito.
Código Civil
Art. 437. Se ao terceiro, em favorde quem se fez o contrato, sedeixar o direito de reclamar-lhe aexecução, não poderá oestipulante exonerar o devedor.
06/03/2017
6
Direito de Substituir o Terceiro
Na estipulação em favor de terceiropode-se convencionar cláusula desubstituição do beneficiário.O estipulante poderá reservar-se odireito de substituir o terceiro,independentemente da anuência dobeneficiário e da do outro contratante,por ato inter vivos ou causa mortis;Se não se reservou tal direito, nãomais poderá fazê-lo posteriormente.
Código Civil
Art. 438. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceirodesignado no contrato,independentemente da sua anuência eda do outro contratante.Parágrafo único. A substituição podeser feita por ato entre vivos ou pordisposição de última vontade.
06/03/2017
7
Da Promessa deFato de Terceiro
Art. 439 à 440 do CC
Código Civil
Art. 439. Aquele que tiver prometidofato de terceiro responderá por perdase danos, quando este o não executar.
Parágrafo único. Tal responsabilidadenão existirá se o terceiro for o cônjugedo promitente, dependendo da suaanuência o ato a ser praticado, edesde que, pelo regime do casamento,a indenização, de algum modo, venhaa recair sobre os seus bens.
06/03/2017
8
Obrigação de Fazer
Trata-se de obrigação de fazerque, não sendo executada,resolve-se em perdas e danos.Aquele promete fato de terceiroassemelha-se ao fiador, queassegura a prestação prometida.
Exemplo
Se alguém prometer levar umcantor famoso a uma determinadacasa de espetáculos, sem terobtido dele, previamente, a devidaconcordância, responderá porperdas e danos perante ospromotores do evento, se nãoocorrer a prometida apresentaçãona ocasião anunciada.
06/03/2017
9
Exoneração do promitente
Art. 440. Nenhuma obrigaçãohaverá para quem secomprometer por outrem, se este,depois de se ter obrigado, faltar àprestação.----------------------Não há responsabilidade dopromitente, por este não ser ofiador.

Continue navegando