Buscar

Ciclo de ATP novo.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciclo de ATP
Discentes:Emanuele Caneiro Silva
 Julielen Soares dos Santos
 Luna Boaventura aMARAL
 Maria Patrícia Mascarenhas 
 Midiã Francielly Alves
 Patrícia Sabá 
 Rejane Ramos da silva
 Verônica Lima Mascarenhas
 
Disciplina: Bioquímica
DOCENTE: JOÃO RENATO FIUZA
RESPIRAÇÃO CELULAR
ATP
ONDE TUDO ACONTECE?
http://www.colsan.org.br/
MITOCÔNDRIA
https://blogdoenem.com.br
http://www.madmicrobe.com/
ESTRUTURA
http://cienciasdo7ano.blogspot.com.br/
Mitocôndrias
São pequenos órgãos celulares que têm a forma de grãos ou bastonetes. Sua quantidade vai depender da célula que está sendo verificada. A mitocôndria é uma estrutura que é limitada por duas membranas parecidas com a membrana plasmática. A membrana situada na parte interna possui dobras que levam o nome de cristais mitocondriais. Entre os cristais, é encontrada uma solução que é chamada de matriz mitocondrial.
Formada por duas membranas
Membrana externa é lisa e controla a entrada e saída de substância da organela.
Membrana interna contém inúmeras pregas chamadas cristas mitocondriais, onde ocorre a cadeia transportadora de elétrons.
Cavidade interna é preenchida por uma matriz viscosa, onde podemos encontrar várias enzimas envolvidas com a respiração celular., DNA, RNA e pequenos ribossomos. 
Duas fases da Respiração Celular irão ocorrer nas mitocôndrias: Ciclo de Krebs na matriz e Cadeia Respiratória nas cristas mitocôndrias
http://cienciasdo7ano.blogspot.com.br/
É um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química (ATP – adenosina trifosfato) acumulada nas moléculas de diversas substâncias orgânicas (carboidratos, lipídios e proteínas), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas.
RESPIRAÇAO CELULAR
ACONTECE EM 3 ETAPAS:
RESPIRAÇAO CELULAR
GLICOLISE
 CICLO DE KREBS 
 FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA
Respiração Anaeróbia (FERMENTAÇÃO)
 fornece 2ATPs por molécula de glicose 
 Respiração Aeróbia 
 fornece cerca de 36ATPs por molécula de glicose.
ELA PODE SER DE DOIS TIPOS:
RESPIRAÇAO CELULAR
OBJETIVO:
Quebrar a molécula de glicose introduzindo oxigênio no carbono, capturando, assim, sua energia. Após este processo, sobrará apenas o gás carbônico, que sairá na expiração.
http://bloggiologia.blogspot.com.br
FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA
É o processo metabólico de síntese de ATP a partir da energia liberada pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória.
Este processo depende de dois fatores:
da energia livre obtida do transporte de elétrons;
de uma enzima transportadora denominada ATPsintase ou ATPase
www.powerexplosive.com
ATP
O ATP(adenosina trifosfato) é uma molécula formada por uma base nitrogenada, a adenina, a ribose, e por três fosfatos. As ligações químicas entre os fosfatos são ligações de alta energia. Quando elas são quebradas, sua energia pode ser transferida a diversos processos químicos intracelulares. 
https://www.google.com.br/search?q=atp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiPub7x9IPTAhURlpAKHdoUDLIQ_AUICSgC&biw=1440&bih=755#imgdii=02DPR8jAg85WKM:&imgrc=SwyWFovFxi-R8M
A manutenção da atividade vital demanda grande quantidade de ATP. O estoque dessa substância em uma única célula é da ordem de um bilhão de moléculas, utilizadas e repostas a cada dois ou três minutos, ininterruptamente.
No processo de degradação de moléculas orgânicas do alimento, parte da energia liberada é utilizada para sintetizar ATP, a partir de ADP e Pi (fosfato inorgânico), e o restante é perdido na forma de calor. 
Quando uma atividade celular necessita de energia, o ATP é degradado a ADP e Pi, e a energia liberada nessa reação é utilizada para suprir a demanda energética da célula.
ATP
www.youtube.com
ATP
TRANSMISSÃO:
http://www2.iq.usp.br
A ATP sintase mitocondrial é uma enzima que está localizada na membrana interna da mitocôndria e cuja função está intimamente relacionada com a cadeia respiratória mitocondrial. Devido a isso, há alguns autores que lhe chamam Complexo V, ainda que a maioria não use esta nomenclatura. 
http://mundodabioquimica.blogspot.com.br
A ATP sintase vai catalisar a síntese de moléculas de ATP, através do processo de fosforilação oxidativa. Ou seja, para se dar a fosforilação do ADP em ATP é necessário que ocorra uma oxidação, que neste caso passa pela utilização de NADH ou FADH2 na cadeia respiratória mitocondrial.
A reação geral de funcionamento do ATP sintase é: ADP + Pi → ATP
http://mundodabioquimica.blogspot.com.br
São enzimas que hidrolisam o grupo fosfato terminal do ATP, sendo amplamente distribuídas na natureza com diferentes papéis biológicos. A existência de vários compartimentos no interior das células (organelas e uma rede altamente organizada de membranas) e a manutenção de um equilíbrio de solutos nesses vários compartimentos requerem um mecanismo preciso e constante de suprimento de energia. As chamadas "bombas de prótons" (ATPases) desempenham, nesse contexto, um papel fundamental no provimento dessa energia, essencial para a vida celular. 
ATPases
Tais enzimas utilizam a energia liberada da hidrólise do ATP para manter o ativo processo de transporte de solutos através das membranas, bem como para manter o pH dentro dos limites fisiológicos compatíveis com a vida celular. 
http://www2.iq.usp.br
http://www2.iq.usp.br
http://www2.iq.usp.br
http://bloggiologia.blogspot.com.br
No final da respiração celular, há um saldo positivo total de 38 moléculas de ATP
REFERÊNCIAS
http://biologia-celular.info/respiracao-celular.html
http://www2.iq.usp.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais