Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CIENCIAS POLITICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.: 201608039502)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O OBJETIVO DA CIÊNCIA POLÍTICA É:
		
	
	e) NDA
	
	b)a direção de uma autoridade.
	 
	c)fornecer uma visão clara do que seja um bom governo.
	 
	d)compreende o estudo do Estado enquanto ente político.
	
	a)a finalidade óbvia do Governo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607878344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Política foi a forma que os gregos na Antiguidade encontraram para melhor administrar a coisa pública. Passados mais de dois mil anos dessa invenção, pode-se afirmar que o conceito de Política sofreu significativas alterações quando comparado ao seu conceito original. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde corretamente à concepção moderna de Política.
		
	
	A exigência de altruísmo para o exercício da atividade política revela a dimensão social dessa atividade, que não admite a existência de conflitos entre os atores nela envolvidos. Assim, Política pode ser compreendida como forma de solução dos conflitos.
	
	Política é a mesma coisa que bem comum, por isso não se admite a busca de interesses individuais através dessa modalidade de ação.
	
	Política refere-se a tudo que diz respeito a vida na polis, de tal modo que não é possível se distinguir entre esferas distintas de ação quando estas ocorrem no espaço público.
	
	Trata-se de uma atividade que visa evitar todas as formas de conflito e se volta ao atendimento do interesse comum.
	 
	Política refere-se a atividade, ou conjunto de atividades que tem o Estado como referência, sobretudo no que tange a disputa pelo poder político.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607898278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os contratualistas, marque a alternativa correta:
		
	 
	Hobbes defendia um governo absolutista, pois para ele, se alguém tivesse autoridade para se contrapor ao soberano, tomaria o seu lugar e criaria o risco de retorno ao estado de natureza.
	
	Montesquieu defendia a centralização do poder soberano em uma única pessoa, ou numa assembleia de sacerdotes.
	
	Hobbes foi o teórico contratualista mais moderno e concebeu a sociedade como um produto da vontade humana, que enxergava no pacto social só uma forma de se facilitar o acesso aos meio materiais de subsistência.
	
	Rousseau era o teórico que defendia o absolutismo, desde que houvesse eleições para que o povo escolhesse o soberano absoluto.
	
	Rousseau entendia a sociedade como um fruto da necessidade humana de sair do estado de natureza e proporcionar apenas segurança aos indivíduos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607901665)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os fragmentos teóricos abaixo, identificados como F1 e F2, ilustram o pensamento de dois filósofos contratualistas. Leia-os e, em seguida, identifique os dois filósofos contratualistas que têm as suas ideias ilustradas nos fragmentos. F1 - Humanos existiam em um estado de natureza antes da sociedade/Eles eram livres e felizes como os animais.../mas trocaram sua liberdade por um contrato social e leis/Renunciar a liberdade é renunciar a ser humano/Nós não podemos voltar para o estado de natureza.../mas podemos escrever um novo contrato social promovendo a liberdade por meio da lei. F2 - Deixados em governo, os homens aterrorizam uns aos outros num estado de natureza.../no qual os indivíduos não se detêm por nada em sua busca de autopreservação ou autopromoção/No estado de natureza, a condição do homem é a condição de guerra de todos contra todos/Para evitar chegar ao estado de natureza, os homens devem entrar num contrato social, submetendo-se à autoridade e à proteção do soberano/O soberano deve ser um governante com poderes indivisíveis e ilimitados para prevenir a luta sectária e o caos. São eles: (Assinalar a única alternativa correta)
		
	
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - racionalista, defendia o Estado monarquista. F2 = Thomas Hobbes - naturalista, defendia o Estado liberal.
	
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - idealista, defendia o Estado liberal. F2 = John Locke - socialista, defendia o Estado comunista.
	 
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - republicano, defendia o Estado democrático. F2 = Thomas Hobbes - realista, defendia o Estado absolutista.
	
	F1 = John Locke - liberalista, defendia o Estado liberal. T2 = Thomas Hobbes - republicano, defendia o Estado democrático.
	
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - absolutista, defendia o Estado comunista. F2 = Thomas Hobbes - idealista, defendia o Estado liberal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607323095)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao pensamento político de Hobbes e Locke assinale a única alternativa correta:
		
	 
	Foram filósofos que pensaram sociedade a partir de um pacto, por isso são considerados pensadores contratualistas
	
	São precursores do Liberalismo, defendiam os direitos naturais e a necessidade de um Estado providencialista.
	
	Segundo estes autores o estado de guerra de todos contra todos ocorre pelo abuso de poder do soberano.
	 
	Ambos teorizaram sobre a necessidade do Estado Absolutista como o melhor remédio para a organização da sociedade.
	
	Segundo estes autores o homem é um animal social, as sociedades são desorganizadas porque os homens são mal educados ou porque o sistema político é ruim.

Outros materiais