Buscar

lixo entraordinario OBSERVAÇÃO

Prévia do material em texto

Nome: Jennifer Marly da Silva RA: C73AFF-0
Local de observação: Residência (texto: O lixo extraordinário)
Data: 01/03/16
Horário de início 20:00 Horário de término 21:34
Tempo de observação: 1h 30 min.
O filme inicia-se prestigiando um artista cênico, em cada obra a história de uma pessoa, surge a ideia de ir ao lixão do Rio de Janeiro para obter essa junção a arte com projeto social. Através da sua obra da retratação utilizando resíduos podemos conhecer algumas histórias, a determinação, a adaptação no ambiente, para obter alguma renda, esforço este que muitas vezes por tão pouco não temos no dia- a dia, ou não conseguiríamos obter se estivéssemos na mesma situação, conhecimento, mesmo sem estudo, experiência.
No primeiro momento, o aterro de Jardim Gramacho representa o imundo, sem valor. Não se percebe bem a distinção entre o lixo e os catadores visto do alto de um helicóptero. Porém o elemento humano transforma a arte, os protagonistas ocupam o lugar de artistas, e o meio inserido apresenta outras possibilidades.
Tião presidente da Associação dos catadores de Materiais recicláveis, determinado em melhorar a vida dos catadores e inspiração pelos textos políticos de Maquiavel.
Zumbi o colecionador de livros jogados no lixo, seu sonho é montar a biblioteca comunitária, deseja que seu filho tenha uma boa educação.
Uma das histórias que chamou a minha atenção foi de Sueli que sentia orgulho de ser uma catadora a ser uma prostituta. Jovem de 18 anos, gravida, trabalha no aterro para sustentar a mãe e dois filhos. Foi inserida a trabalhar no aterro após sua mãe fugir das agressões de seu pai, esposo muito violento, e dizia enquanto apresentava os moveis improvisados e onde morava.

Outros materiais