Buscar

Resumo do livro “A Menina LOAS”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do livro “A Menina LOAS”
 A menina Loas vivia em uma área precária com dois irmãos: a saúde e a previdência e com a conexão próximo pelo seu pai a seguridade social: seu pai é o Estado brasileiro. O êxito de direitos humanos responsabiliza uma transformação motivando as mudanças no modo de agir conservador, não democrático presente na sociedade brasileira.
 Nos anos 30 persistia em conduzir-se da ditadura, onde a população era censurada, era uma massa sem identidade. Ao longo do tempo essa realidade foi se transformando, como a LBA que ao longo de alguns anos buscava conseguir uma proposta mais próxima do serviço social.
 O momento participante, de muitos debates, colocação, propostas que exibiram em 1988 em um grande avanço, em que a assistência social é reconhecida como direito a seguridade social nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal. Porém, apesar dos avanços, a LBA foi proibida pelo presidente Collor e a menina LOAS é vedada de nascer. Com isso, as lutas sociais entre democracia  e direitos se misturam, sendo forçado pelo Conselho Nacional de Seguridade Social e forças foram organizadas, constituindo uma representação de dialogo, reunindo os representantes de vários estados onde, finalmente em 07 de dezembro de 1993, através da lei n°8742 nasce a menina LOAS.
 As questões baseadas da LOAS eram discutidas, o anúncio de um sistema descentralizado e participativo, o controle social a renda mínima, a relação público privado, tudo isso eram colocados nas reuniões, porém no processo de sua infância “a menina LOAS” em quase nada foi incentivada e preparada a ter vida pública e política de acordo com direitos sociais. Somente em 2003 no governo de Luís Inácio da Silva é que a LOAS recebe a casa própria “o Ministério da Assistência Social”. Essa casa necessita de um novo fundamento democrático para garantir os direitos, a inclusão e dar o caráter substantivo a assistência social através do fortalecimento do sistema de direitos pela assistência social ,romper com o vínculo entre a assistência social e a noção de pobreza que não alcança a cidadania adotando por base as noções de necessidades, de risco, insegurança social, buscando diminuir estes problemas através da garantia seguranças de proteção social.
 Assim, a menina LOAS terá grandes avanços para afirmação da Assistência Social como política social, introduzindo uma nova realidade oficial, com mudanças no situação político social.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/resumo-do-livro-a-menina-loas/105895/#ixzz3sb1eb4ZE

Outros materiais