Buscar

GESTAO DE BENEFICIOS AV1 PROVA

Prévia do material em texto

1.
		A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Hoje, o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão de pessoas tende à valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava à técnica e o mecanicismo do profissional. Diante disto, marque as fontes de custeio dos benefícios? 
	
	Empresa, estado e o empregado.
_____________________________________________________________________
		2.
		Beneficios são vantagens oferecidas aos funcionários a fim de atrair, reter e manter motivada a força de trabalho. São classificados quanto a exigibilidade, natureza e objetivos. Como podem ser divididos os benefícios quanto a sua natureza? 
	
	monetários e não monetários
____________________________________________________________________
		3.
		Um das modalidades de benefícios que uma empresa pode oferecer é a concessão de empréstimos. O RH deve tomar cuidado para não tornar a empresa uma vantajosa instituição financeira para os empregados e ficar refem de reiterados pedidos de empréstimo. Que tipo de cuidado as empresas devem tomar?
	
	Estabelecer critérios de concessão para esse tipo benefício
___________________________________________________________________
		4.
		Indique três exemplos de benefícios que atendem às necessidades financeiras dos trabalhadores:
	
	Empréstimos, previdência privada e cooperativa de crédito.
____________________________________________________________________
		5.
		O adiantamento quinzenal é uma forma que as empresas, que trabalham com empregados de baixa renda, garantir que seus empregados não fiquem desprovidos de dinheiro por um tempo longo. Qual a falha que o RH comete com relação a esse benefício?
	
	Não considerar o adiantamento quinzenal como benefício
________________________________________________________________________
		6.
		Para Chiavenato, Idalberto (2009), os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica. Assim sendo, de que forma os empréstimos são concedidos pelas empresas para a sua força de trabalho?
	
	São geralmente concedidos em caso de emergência, pagos em folha de pagamento de três a seis parcelas mensais e consecutivas e a maioria das empresas não cobra juros pelos empréstimos concedidos.
		7.
		(CESGRANRIO/PETROBRÁS ¿ 2014) Atualmente, as empresas oferecem amplos pacotes de benefícios sociais, entre os quais aqueles relacionados a serviços médicos, que podem assumir diferentes padrões e podem ser direcionados ou de livre escolha. A situação acima descreve um benefício que envolve:
	
	Assistência médico-hospitalar
_____________________________________________________________________
		8.
		O custo da assistência a saúde representa 35% do custo total dos benefícios e representa o segundo maior custo com os colaboradores após a folha de pagamento. As empresas devem trabalhar com projetos que diminuam este custo e atualmente percebemos uma preocupação grande com relação à elaboração destes projetos. dentre eles podemos citar, exceto:
	
	Diminuição da faixa etária dos seus colaboradores.
______________________________________________________________________
		9.
		Em se tratando do benefício de Assistência à Educação dos Trabalhadores, quando a empresa adere ao pagamento integral ou parcial (ou reembolso) das matrículas e mensalidades de Ensinos Médio e Superior, via de regra ela normatiza a operação da seguinte maneira: 
	
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando garantir um retorno pelo investimento.
_________________________________________________________________________
		10.
		Chiavenato, Idalberto (2008), conceitua a expressão benefícios sociais como certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários e, que pode ser classificados de várias formas, dentre as quais destaco quanto aos seus objetivos. Diante disto, quais são as exigências que devem ser feitas para a concessão do benefício relacionados ao pagamento ou reembolso de despesas com a graduação, pós graduação, ensino médio profissionalizante e cursos de idioma? 
	
	Que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado, não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado e reembolso progressivo vinculado à performance do aluno/empregado.
____________________________________________________________________________

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes