Buscar

avaliação da aprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acertos:�,0 de 10,0
Data:�/03/2017 18:17:25�(Finalizada)
�燪uest鉶�(Ref.: 201501657878)
Acerto:�0牋/�0
Avaliar o desempenho de uma m醧uina, da produ玢o de uma 醨vore frut韋era e de uma crian鏰 na escola, exigem doutrinas diferentes e t閏nicas diversas, pois os fins s鉶 distintos. Da afirma玢o acima se deduz que:
�
A avalia玢o � um processo comparativo que exige que cada processo de avalia玢o tenha um referencial espec韋ico para ser realizada.
A avalia玢o � uma quest鉶 meramente t閏nica e n鉶 implica em nenhuma doutrina
Os fins da avalia玢o se realizam na classifica玢o do desempenho e da produ玢o de processos a que se aplicam;
Avalia玢o tem dimens鉶 sagrada, uma vez que exige uma doutrina diferente para ser executada
A avalia玢o depende apenas do objeto a ser avaliado.
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 201501518693)
Acerto:�0牋/�0
A爌r醫ica avaliativa � t鉶 antiga quanto a pr髉ria hist髍ia da humanidade, pois, atrav閟 da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma m鷖ica, um transporte e etc. Se tomarmos como base, a avalia玢o no processo de ensino e aprendizagem, percebemos que a mesma se apresenta como uma quest鉶 complexa. Tal complexidade se deve:�
I - ao fato de que as pr醫icas avaliativas decorrem da constru玢o de uma vis鉶 espec韋ica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamenta玢o baseada nos princ韕ios do conhecimento cient韋ico e tecnol骻ico desenvolvido a partir do s閏ulo XVII.�
II - ao fato do Estado assumir o papel de avaliador e implantar pol韙icas avaliativas para medir o 韓dice de desenvolvimento da educa玢o segundo orienta珲es advindas dos organismos internacionais.�
III - ao fato de que a pr醫ica avaliativa � uma pr醫ica individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.�
Assinale a alternativa correta:
Somente o enunciado I est� correto
Somente o enunciado III est� correto
�
Somente os enunciados I e II est鉶 corretos
Somente o enunciado II est� correto
Somente os enunciados II e III est鉶 corretos
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 201501530872)
Acerto:�0牋/�0
Quanto � avalia玢o educacional marque o item INCORRETO que complementa a frase a seguir. "No processo de avalia玢o escolar o profissional da educa玢o necessita..."
Avaliar o conhecimento formal adquirido na escola e informal, adquirido com as experi阯cias do cotidiano.
Conhecer as sugest鮡s de avalia玢o propostos nos PCNs enquanto refer阯cia na qualidade do ensino-aprendizagem.
�
Trabalhar conhecimento lingu韘tico e matem醫ico diariamente, garantindo, assim, a aprendizagem.
Detectar o que vai ser avaliado, estabelecendo os crit閞ios e condi珲es de avalia玢o de acordo com a realidade.
Conhecer os alunos para uma avalia玢o inicial ou diagn髎tica.
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 201501518802)
Acerto:�0牋/�0
A爌r醫ica avaliativa � t鉶 antiga quanto a pr髉ria hist髍ia da humanidade, pois, atrav閟 da mesma, homens e mulheres constantemente avaliam um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma m鷖ica, um transporte e etc.�
Assinale a 贜ICA alternativa que N肙 caracteriza a pr醫ica avaliativa na sociedade moderna:
As pr醫icas avaliativas s鉶 determinadas pela racionalidade da Ci阯cia Moderna.
�
� uma pr醫ica individualizada do professor e depende exclusivamente de sua vis鉶 de mundo, homem e sociedade.
A pol韙ica de avalia玢o tornou-se uma pr醫ica do Estado avaliador para verificar a qualidade da educa玢o de um pa韘.
A pr醫ica avaliativa do professor sofre influ阯cias de fatores externos (pol韙ica educacional) e fatores internos (pol韙ica institucional).
A pr醫ica avaliativa oferece elementos para se repensar o processo de ensino e aprendizagem.
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 201501530862)
Acerto:�0牋/�0
Momento importante do processo educativo � a avalia玢o, pois ela permite a identifica玢o de como est� sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e, ainda, que remanejamentos possam ser feitos para adequar o planejamento educacional e as atividades pedag骻icas 鄐 necessidades dos alunos.燚as fun珲es abaixo, qual � a 鷑ica que se enquadra nesta perspectiva de avalia玢o do processo educativo?
A avalia玢o � a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, atrav閟 da ado玢o de exerc韈ios de verifica玢o da aprendizagem mais complexos.
A avalia玢o escolar tem fun玢o meritocr醫ica, identificando os melhores alunos de acordo com a sua posi玢o num escalonamento formado pelas notas.
Mecanismo que mede a capacidade de aprendizagem dos alunos ao ser usada como principal mecanismo de medi玢o da intelig阯cia.
O processo avaliativo promove a divulga玢o de gr醘icos de desempenho para a institui玢o escolar ser inclu韉a no ranking das melhores escolas e assim, receber mais alunos.
�
Na avalia玢o podem ser identificados os pontos fortes e fracos, as potencialidades e os limites da a玢o educativa para que se possam corrigir os rumos do trabalho que se est� desenvolvendo.
�燪uest鉶�(Ref.: 201501530903)
Acerto:�0牋/�0
A avalia玢o escolar � uma tarefa did醫ica necess醨ia e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e a aprendizagem. A concep玢o mediadora de avalia玢o sugere que o docente inclua o "ainda" no seu vocabul醨io favorecendo que a confian鏰 do aluno na sua possibilidade de aprender e evoluir permanentemente em suas hip髏eses sobre os objetos e os fen鬽enos observados.燗o mesmo tempo, o professor passa a fazer parte do processo, comprometendo-se:
apenas com aquelas turmas disciplinadas, o que favorece a eleva玢o do n韛el de rendimento escolar no IDEB
com 鄎ueles que gostam de estudar e excluir os alunos desinteressados e bagunceiros, o que favorece o sucesso escolar
�
tornar o "vir a ser"爌oss韛el, em oportunizar desafios aos estudantes de modo a favorecer a descoberta de valores e atitudes necess醨ios � constru玢o de um mundo melhor
exclusivamente com quem consegue aprender r醦ido, pois n鉶 h� tempo nem material para utilizar com aqueles que apresentam ritmo lento ou desinteressado.
com os privilegiados que realmente desejam aprender e t阭 um projeto de vida
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 201502144957)
Acerto:�0牋/�0
A contribui玢o mais importante do Banco Mundial deve ser seu trabalho de assessoria concebido para ajudar os governos a desenvolver pol韙icas educativas adequadas � especificidades de seus pa韘es. Desse modo,
�
o financiamento do banco, em geral, ser� o delineamento com vistas a influir sobre as mudan鏰s nas despesas e nas pol韙icas de autoridades nacionais
os agentes locais s鉶 orientados para dar continuidade ao processo de desenvolvimento de expectativa de vida.
as pol韙icas sociais s鉶 elaboradas para instrumentalizar a pol韙ica econ鬽ica, reestruturar o governo e a pol韙ica educacional.
o Banco Mundial assumiu o papel de fornecedor de ideias a serem implantadas nos sistemas estaduais e municipais de ensino.
e- o Banco Mundial complementa uma pol韙ica de ajuste estrutural nas institui珲es de ensino. Iniciou-se a implanta玢o da avalia玢o como pol韙ica regulat髍ia
燝abarito Comentado.
�燪uest鉶�(Ref.: 201501530877)
Acerto:�0牋/�0
A avalia玢o n鉶 deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como pr醫ica de investiga玢o, interrogar a rela玢o ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos constru韉os e identificar燼s dificuldades de uma forma dial骻ica.燨 educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a fun玢o da avalia玢o �
Classificar os alunos para decidir quem ser� ou n鉶 aprovado em determinada disciplina.
�
Adequar as estrat間ias de ensino 鄐 necessidades de cada aluno, dialogando com o mesmo durante o爌rocesso de ensino-aprendizagem.
Aplicar crit閞ios aos dados de avalia玢o desejada.
Classificar os alunos de acordo o resultado apresentado na avalia玢o e dispensar mais aten玢o aos que obtiveram os melhores resultados
Selecionar
situa珲es de avalia玢o coerentes aos objetivos propostos.
�燪uest鉶�(Ref.: 201502144974)
Acerto:�0牋/�0
A Prova Brasil foi idealizada para atender � demanda dos gestores p鷅licos , educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informa珲es sobre o ensino oferecido em cada munic韕io e escola. Portanto, sua aplica玢o e an醠ise
tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional a partir de diferentes instrumentos de avalia玢o.
decorre das avalia珲es advindas das organiza珲es internacionais para os pa韘es em desenvolvimento.
procura identificar os recursos f韘icos, t閏nicos e humanos a serem direcionados para as institui珲es do sistema federal de ensino.
�
visa auxiliar os governantes nas decis鮡s e no direcionamento dos recursos t閏nicos e financeiros no estabelecimento de metas e na implanta玢o de a珲es pedag骻icas.
propiciam a autonomia sobre o pensar e o fazer pedag骻ico da realidade em que se encontra a institui玢o de ensino.
燝abarito Comentado.
�a燪uest鉶�(Ref.: 201502016898)
Acerto:�0牋/�0
A Prova Brasil foi idealizada para atender a demanda dos educadores, pesquisadores e da sociedade em geral para obter informa珲es sobre o ensino oferecido nos munic韕ios. Quanto a Prova Brasil podemos constatar que:
� realizada a cada quatro anos;
foi idealizada no primeiro governo de Dilma Rousseff.
�
avalia o Ensino Fundamental com exames no 5� e 9� ano;
avalia o Ensino M閐io das escolas brasileiras;
avalia a educa玢o nacional na sua totalidade;
燝abarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais