A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
HISTÓRIA.docx

Pré-visualização | Página 1 de 5

Os conselhos profissionais exercem um relevante papel na sociedade. O Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) foi criado pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975. Marque a alternativa correta referente às atribuições do COFFITO, dentre outras atividades:
	
	
	
	
	 
	Definir a carga horária e estabelecer as diretrizes curriculares nacionais para a formação do profissional Fisioterapeuta
	
	
	Vetar leis que não atendam aos interesses da profissão e do profissional fisioterapeuta
	
	
	Traçar, junto com os demais conselhos profissionais de saúde, as políticas de saúde que serão realizadas nas esferas Federal, Estadual e Municipal
	
	
	Avaliar as condições das instituições de ensino superior e realizar o exame de suficiência em fisioterapia instituído pelo Ministério da Educação
	
	 
	Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Paciente com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), é internado no hospital e encaminhado à UTI onde receberá atendimento buscando a manutenção da sua vida. Sabendo que existem os níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa que corresponda ao nível de atenção à saúde do caso exposto acima
	
	
	
	
	
	Nível de Prevenção da Atenção à Saúde
	
	 
	Nível de Promoção da Saúde
	
	
	Nível Secundário de Atenção à Saúde
	
	
	Nível Primário de Atenção à Saúde
	
	 
	Nível Terciário de Atenção à Saúde
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. PORQUE Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações funcionais de órgãos e sistemas humanos.
	
	
	
	
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	
		4.
		A Fisioterapia é uma arte milenar, profissão que já vem sendo praticada desde os nossos antepassados, desde a idade da pedra, época em que o homem pré-histórico buscava o sol, a água e o regato com águas cristalinas e frias para amenizar o seu sofrimento e amenizar sua dor. Houve um período, onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. As "diferenças incomodas", que eram tratadas através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos com uso de agentes físicos, nesse período eram consideradas como algo a ser exorcizado. Que época era essa?
	
	
	
	
	
	Antiguidade
	
	 
	Pós-guerra
	
	 
	Idade Média
	
	
	Fase da Industrialização
	
	
	Década de 50, na criação do curso de Fisioterapia, no Brasil.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Dirceu, 45 anos, é portador de hipertensão arterial. Faz uso regular de medicamento anti-hipertensivo, segue dieta apropriada e participa de um grupo de hipertensos, atendidos na Unidade Básica de Saúde do município, onde são realizadas técnicas cinesioterapêuticas indicadas para auxiliar no controle da pressão arterial. No quadro relatado desse paciente, as atividades cinesioterapêuticas realizadas se enquadram no(s) nível(eis) de complexidade:
	
	
	
	
	 
	de atenção básica, somente.
	
	
	de média complexidade, somente.
	
	 
	de média e alta complexidade.
	
	
	de atenção básica e alta complexidade.
	
	
	de alta complexidade, somente.
	
	
	
		6.
		Assinale a opção correta quanto a História da Fisioterapia no Mundo:
	
	
	
	
	
	Na Antiguidade (4000-395DC) observou-se a volta ao culto do corpo saudável, bem como o desenvolvimento de teorias de ginásticas médicas como a cinesioterapia.
	
	
	O período da II Guerra mundial corresponde a época de grandes transformações sociais- exaustivas jornadas de trabalho associadas a baixas condições alimentares e sanitárias que desencadeavam processos de adoecimento.
	
	 
	Na Era da Industrialização (XVIII-XIX) houve maior evidência e reconhecimento da fisioterapia, com a necessidade de assistir os soldados mutilados.
	
	 
	O período da Idade Média (IV-XV) corresponde ao culto à alma em detrimento ao corpo, e a interrupção do uso de exercícios com fins terapêuticos.
	
	
	No Renascimento (XV-XVI) os recursos físicos eram utilizados para minimizar diferenças incômodas.
	
	
	
		7.
		São atividades privativas do fisioterapeuta?
	
	
	
	
	
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de apenas reabilitar
	
	
	Prescrever medicamentos, executar cirurgias e estabelecer diagnóstico clínico
	
	
	Executar métodos e técnicas de medicina preventiva com a finalidade de conservar ou melhorar a qualidade de vida das pessoas
	
	 
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
	
	 
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de promover apenas a prevenção de saúde.
	
	
	
		8.
		Na Idade Média (período compreendido pelos séculos XV e XVI), volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. PORQUE Na Idade Média nota-se uma preocupação com o tratamento e os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sãos. Então:
	
	
	
	
	 
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 
	as duas afirmações são falsas
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
		1.
		Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	 
	As grandes guerras mundiais causaram uma diminuição da importância da fisioterapia para a sociedade e para a economia mundial.
	
	
	Os agentes físicos da natureza (calor, frio, luz, água, sol) só começaram a ser usados pela humanidade como ferramentas terapêuticas após a revolução industrial.
	
	
	Durante a idade média houve um grande aumento dos estudos sobre o corpo humano e a saúde.
	
	
	No período do renascimento (entre os séculos XV e XVI) houve uma estagnação dos estudos em saúde.
	
	 
	Na china, mais de 2000 anos a.C., já se aplicava o movimento, através de ginástica curativa, como forma de tratar e previr distúrbios no organismo.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A ABENFISIO (Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia), objetiva o desenvolvimento do ensino/formação da Fisioterapia. Qual alternativa traz os objetivos da ABENFISIO?
	
	
	
	
	
	Atuar no ensino, pesquisa e extensão, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação, aperfeiçoamento e educação continuada dos sócios, além de promover intercâmbio com clínicas e hospitais nacionais e internacionais.
	
	 
	Atuar na fiscalização do exercício da fisioterapia, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação e aperfeiçoamento profissional dos sócios, além de promover intercâmbio com entidades nacionais e internacionais.
	
	
	Atuar na fiscalização do exercício profissional, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação e aperfeiçoamento profissional dos sócios, além de promover intercâmbio com universidades e clínicas nacionais e internacionais.
	
	
	Atuar no ensino, pesquisa e extensão, através de projetos políticos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.