Buscar

Aula 02 FORMAÇÃO DOS CONTRATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Direito Civil III
Aula 02
FORMAÇÃO DOS CONTRATOS
1. CONCEITO DE CONTRATO- Negócio Jurídico bilateral derivado da união de dois negócios jurídicos unilaterais: proposta e aceitação ( elementos)- início da obrigatoriedade no CC e no CDC. 
2 FASES DA FORMAÇÃO DO VÍNCULO CONTRATUAL- ( Progressividade)- pré-contratual, contratual e pós –contratual.
2.1 PRÉ-CONTRATUAL :
2.1.1 NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES ( TRATATIVAS) -Conversas prévias, sondagens, solicitação de orçamento ,preço- inexiste proposta formalizada, Inábil a vincular ( art. 427 CC)
Análise da viabilidade do contrato ≠ PROPOSTA ( exteriorização do projeto de contrato) ≠ CONTRATO PRELIMINAR ( figura autônoma-art. 462 e 466 do CC)- culpa extracontratual ou aquiliana- os deveres de conduta estão presentes.
Art. 422 do CC: Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
ENUNCIADO 170 DO CJF: A boa-fé objetiva deve ser observada pelas partes na fase de negociações preliminares e após a execução do contrato, quando tal exigência decorrer da natureza do contrato.
DIREITO DE DESISTÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES: A desistência injustificada e arbitrária gera reparação por perdas e danos – emergentes( despesas efetuadas) e lucro cessantes- oportunidades perdidas de efetuar outros negócios (proibição do venire contra factum proprium).
Não cabe indenização por interesses positivos ( vantagem a ser auferida na concretização do Contrato) e sim interesses negativos ( despesas e perda de outro NJ), sob pena de ofensa a liberdade contratual.
2.1.2 PROPOSTA (oferta)- declaração recepitícia (para produzir efeitos tem que alcançar o destinatário) de vontade, dirigida por uma pessoa ( policitante, proponente, solicitante) à outra (aceitante, policitado, oblato) com quem se pretende celebrar um contrato.
Pode ser ORAL ou ESCRITA ( jamais silenciosa)
Declaração UNILATERAL de vontade ( NJ)
VINCULATIVIDADE ( manutenção da oferta) desde que contemple todos os elementos do contrato que será celebrado ( Ex.Art. 481 CC – elemento essencial – compra e venda- preço) ≠ obrigatoriedade de contratar.
DESISTÊNCIA- gera indenização por perdas e danos e direito à execução específica ( matéria não pacífica).
MORTE DO PROPONENTE-obriga os sucessores a cumprir a proposta desde que não personalíssima ( até os limites da herança)
IRREVOGABILIDADE RELATIVA- Já que é possível os a)próprios termos da proposta preverem a facultatividade da vinculação. “salvo confirmação” ou “sem compromisso”; b) natureza do negócio ser aberta- seguro e contrato de mandato; ou c)circunstâncias do caso indicarem a ausência de vinculação- ( art. 428 do CC)
PORTANTO,
Art. 427 CC: A proposta de contrato obriga o proponente ( força vinculante da proposta e não obrigação de contratar em definitivo), se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
Art. 428 CC: Deixa de ser obrigatória a proposta:
I - se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante;
II - se, feita sem prazo a pessoa ausente ( Q NÃO PODE RESPONDER PRONTAMENTE), tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente;
III - se, feita a pessoa ausente, não tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado;
IV - se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente.
2.1.3 ACEITAÇÃO – Manifestação de vontade do destinatário de uma proposta ( OBLATO), feita dentro do prazo e aderindo a esta em todos os seus termos, tornando o contrato definitivamente concluído desde que chegue oportunamente ao conhecimento do ofertante.
Pode ser EXPRESSA ou TÁCITA
Art. 432 CC: Se o negócio for daqueles em que não seja costume a aceitação expressa (exemplo do Industrial que envia o produto a determinado negociante todos os anos- para desvincular-se tem que avisar), ou o proponente a tiver dispensado ( exemplo de renovação de empreitada em caso de ausência de manifestação), reputar-se-á concluído o contrato, não chegando a tempo a recusa.
ACEITAÇÃO NO CDC (DIREITO AO ARREPENDIMENTO):
Art. 49 CDC: O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Art. 430 CC: Se a aceitação, por circunstância imprevista, chegar tarde ao conhecimento do proponente, este comunicá-lo-á imediatamente ao aceitante, sob pena de responder por perdas e danos. ( Ex. de greve dos correios).
Art. 433 CC: Considera-se inexistente a aceitação, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratação do aceitante. ( idem para a proposta- art. 428 IV)- se chegar depois , independente se houve CF ou FM, obriga, sob pena de perdas e danos.
Art. 431 CC: A aceitação fora do prazo ( TARDIA), com adições, restrições, ou modificações, importará nova proposta.
ACEITAÇÃO TÁCITA E EFICÁCIA POSITIVA DO SILÊNCIO:
Art. 659 CC: A aceitação do mandato pode ser tácita, e resulta do começo de execução.
Art. 111 CC: O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa.
AS PARTES TAMBÉM PODEM CONVENCIONAR QUE DEPOIS DE DETERMINADO PRAZO O SILÊNCIO SERÁ CONSIDERADO ANUÊNCIA:
Art. 539 CC: O doador pode fixar prazo ao donatário, para declarar se aceita ou não a liberalidade. Desde que o donatário, ciente do prazo, não faça, dentro dele, a declaração, entender-se-á que aceitou, se a doação não for sujeita a encargo.
CDC: O SILÊNCIO DO CONSUMIDOR NÃO SE TRADUZ EM ACEITAÇÃO
Art. 39 CDC: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;
Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.
3. MOMENTO DA CONCLUSÃO DO CONTRATO
Art. 434. Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitação é expedida, exceto (TEORIA DA EXPEDIÇÃO):
I - no caso do artigo antecedente; (TEORIA DA INFORMAÇÃO OU COGNIÇÃO)- ciência da aceitação junto com a retratação.
II - se o proponente se houver comprometido a esperar resposta; (TEORIA DA INFORMAÇÃO OU COGNIÇÃO)
III - se ela não chegar no prazo convencionado. (TEORIA DA RECEPÇÃO)
TEORIA DA DECLARAÇÃO OU DA AGNIÇÃO- N aceita pelo CC.
 4. LUGAR DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO ( FORO DE ELEIÇÃO)
Art. 435. Reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi proposto.
Lugar em que ambos se ENCONTRARAM (P)
Local de expedição da PROPOSTA ( AUSENTES)
LUGAR DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO≠ LOCAL DO PAGAMENTO ( DOMICÍLIO DO DEVEDOR- ART. 327 DO CC)
DIREITO INTERNACIONAL: LICC Art. 9o Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituírem. § 2o A obrigação resultante do contrato reputa-se constituída no lugar em que residir o proponente. 
5.CONTRATOS NO CDC
5.1 CONTRATOS DE ADESÃO (UNILATERALIDADE, RIGIDEZ, PRÉ-DISPOSIÇÃO DAS CLÁUSULAS)
PROPOSTA= OFERTA AO PÚBLICO ( irrevogável- art. 35 CDC)Há oferta ao público no CC , mas com implicações diferentes. ( P e D)
Art. 429 CC: A oferta ao público equivale a proposta ( SEM AS ESCUSAS DO ART. 428 CC) quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrário resultar das circunstâncias ou dos usos. Parágrafo único. Pode revogar-se a oferta pela mesma via de sua divulgação, desdeque ressalvada esta faculdade na oferta realizada.( FACULDADE DE RETRATAÇÃO ≠CDC)
O CDC tratou de oferta e publicidade ( N P) , já o CC de aceitação e proposta.
Incide também no CDC: ônus da veracidade das informações ( art. 766 CC); PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA- ART. 4 CDC; FORÇA OBRIGATÓRIA DA OFERTA COM PRECISÃO- ART. 30 e 31 CDC; CLÁUSULAS RESTRITIVAS EM DESTAQUE- ART. 54 §4º CDC; PUBLICIDADE E PUFFINGS; orçamento- art. 40 CDC- 10 d; faculdade de retratação unilateral do consumidor- art. 49 direito de arrependimento ( 7 dias)
6. CONTRATOS ELETRÔNICOS:
Em regra, são exemplos de contratos de consumo.
6.1 OFERTAS ON LINE ( INTERATIVA) E OFF LINE ( E- MAIL)- o site é oferta ao publico e portanto vincula ( art. 30 do CDC):
Art. 30 CDC: Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
-Skipe, MSN,chat ( CP)- instantaneidade
-E-mail (CA)
Enunciado 173 CJF – Art. 434: A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com a recepção da aceitação pelo proponente. 
7.CONTRATO PRELIMINAR (Promessa de Contrato, compromisso, contrato preparatório, pré-contrato- Silvo Venosa):
7.1. Conceito- “ Convenção pela qual as partes criam em favor de uma delas, ou de cada qual, a faculdade de exigir a imediata eficácia do contrato que projetaram.”
Contrato Principal ( obrigação de dar , fazer ou não fazer) ≠ Contrato Preliminar (obrigação de concluir o contrato) ≠ Negociações Preliminares (s∕ obrigação de celebração do contrato definitivo)
7.2. Características:
Todas as do contrato definitivo ( exceto a forma)- art. 462 do CC
Força vinculante- exigência de obrigatoriedade- art. 463 do CC.
Tutela Específica- art. 464 do CC ou perdas e danos – art. 465 do CC. Exceção promesssa de doação ( STF não admite TE)
Registro ( Eficácia obrigacional)
Se unilateral, exige manifestação expressa do Credor- art. 466 do CC
“Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança (pacto), vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha.” 
Êxodo 19:5
Profª Taíse Teixeira	Página 1

Outros materiais