Buscar

Avaliando o Aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407671488)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as Hepatopatias e condições associadas, assinale a alternativa correta:
I.Denomina-se Ascite o acúmulo de líquido no interior da cavidade abdominal, que tende a ocorrer em hepatopatias crônicas. O tratamento básico é o repouso ao leito, a restrição de sal (devido a hipertensão portal), administração de drogas diuréticas e a paracentese terapêutica.
II.O acúmulo de gordura hepática, principalmente na forma de colesterol, pode ocorrer com a ingestão de álcool (Esteatose hepática alcoólica), ou sem a ingestão significativa de álcool, devido principalmente à ingestão exagerada de proteína animal na dieta.
III.As varizes esofagianas estão relacionadas, dentre outras situações, com as Hepatopatias. As fibroses hepáticas levam ao aumento da pressão na Veia Porta e suas tributárias, ocasionando a dilatação observada em vasos do terço inferior do esôfago. O nutricionista precisa estar atento aos sinais e sintomas como disfagia, odinofagia, inapetência, perda de peso, pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo, cansaço, fraqueza. Além disso, ajustar a textura e temperatura da dieta, fracionamento e acidez dos alimentos.
IV.O tratamento nutricional da Esteatose baseia-se na suplementação de flavonoides antiinflamatórios e antioxidantes para a prevenção da Cirrose, aumento no consumo de frutas e mel e uso de resveratrol.
V.Na encefalopatia hepática Child-Pugh C, devido ao acúmulo de amônia, substância extremamente tóxica que ultrapassa a barreira hematoencefélica, a oferta protéica da dieta deve ser melhor ajustada, sendo os aminoácidos de cadeia ramificada uma estratégia de prevenção para o catabolismo muscular.
		
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407671489)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiopatologia do trato biliar, assinale a alternativa correta:
I. A Bile é formada nos hepatócitos (secretado pelo fígado), armazenada e concentrada na Vesícula Biliar e liberada para a luz duodenal por estímulo do hormônio colecistocinina, através do Esfíncter de Oddi . Caso haja colelitíase com esteatorréia, deve-se atentar para possíveis carências de vitaminas lipossolúveis A, E, D e K.
II. Coledocolitíase (presença de cálculos biliares impactados em ductos que drenam a bile) e Colestase (presença de cálculos biliares impactados na vesícula biliar) são patologias que apresentam sinais e sintomas similares. Para ambos, é necessário tratamento cirúrgico (Colecistectomia), mediante cuidado nutricional pré-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes) e pós-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes, redução de proteínas animais, sal, industrializados, dieta hipolipídica de acordo com a tolerância individual, uso eventual de enzimas digestivas).
III. Icterícia, condição em que a coloração da pele e escleras está alterada, manifesta-se devido à deposição de pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos. A concentração elevada de bilirrubina no sangue pode ocorrer quando uma inflamação ou outras alterações dos hepatócitos impedem a sua excreção para a bile. Alternativamente, os ductos biliares podem estar obstruídos por algum motivo (Ex. um cálculo biliar ou um tumor). Cabe ao nutricionista diagnosticar o que está ocorrendo com o fígado e/ou vesícula biliar, e orientar uma dieta rica em flavonoides antioxidantes, pobre em colesterol e pobre em ferro.
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407554507)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A encefalopatia hepática ou porto-sistêmica é uma síndrome clínica muito comum em portadores de doença hepática crônica, acometendo de 50% a 70% dos cirróticos no curso da sua doença. O surgimento de alterações neurológicas pode ser decorrente da deficiência na desaminação hepática do seguinte aminoácido:
		
	
	Valina
	
	Leucina
	
	Isoleucina
	
	Histidina
	 
	Fenilalanina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407527315)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As doenças da vesícula biliar incluem a : colelitíase, a colecistite, a colangite aguda e a colangite esclerosante. Com relação a essas doenças é correto afirmar que:
I -Na colelitíase há a formação de cálculos biliares (pedras de colesterol não pigmentadas, composta por colesterol, bilirrubina e sais de cálcio) na ausência de infecção da vesícula biliar.
II - Na colecistite há inflamação da vesícula biliar que pode ser aguda ou crônica.
III - Na colangite aguda há inflamação dos ductos biliares, sendo necessário uso de antibióticos.
IV - A colangite esclerosante pode resultar em sepse e insuficiência hepática.
		
	
	Apenas os ítens II e IV estão corretos.
	
	Apenas os ítens I e IV estão corretos.
	
	Apenas os ítens II e III estão corretos.
	
	Apenas os ítens I e III estão corretos.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407553300)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A colelitíase é bem frequente. Nos países ocidentais está mais relacionada à formação de cálculos de colesterol. Para prevenir a colelitíase em indivíduos suscetíveis, é recomendável:
 
		
	
	Dieta restrita em colesterol;
 
	
	Dieta hipolipídica;
	 
	Não há nenhum tratamento dietético específico.
	
	Dieta rica em fibras, minerais e vitaminas;
	
	Dieta restrita em carboidratos refinados;

Outros materiais