Buscar

Relatorio Academico TCC III módulo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.
Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007
RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)
Nome: Maria Itália Ferreira do Prado Malagutti
Número de Identidade: 18.656.566-5 Órgão Expedidor: SSP/SP
Disciplina(s):Avaliação Psicopedagógica II: Desenho, Leitura, Escrita e Psicomotriz. Estudo de Casos: Hipóteses, Diagnósticos, Intervenções e Devolutivas.
Local e Data: Goiânia, 07 a 11 de abril de 2014.
1 – Cite os principais pontos da(s) disciplina(s), segundo seu entendimento:
Diagnóstico Psicopedagógico: investigação dos elementos que se interpõem no processo de aprendizagem do sujeito. Ênfase na aprendizagem normal e patológica com o sentido preventivo terapêutico. A importância do desenho na avaliação e diagnostico do sujeito, bem como suas estruturas e potencialidades. Transtornos que envolvem a área psicomotora, tipos de distúrbios e a identificação desses distúrbios.
2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional: 
A psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que lida com os problemas de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, suas características, como se aprende, como a aprendizagem varia evolutivamente, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecer, tratar e prevenir essas alterações. 
 O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Ele levanta hipóteses através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, ouvindo a sua queixa, a queixa da família e da escola. Para isso, torna-se necessário conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e social, bem como entender a modalidade de 
aprendizagem do sujeito e o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro. O psicopedagogo procura, portanto, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. 
 
3 – Mencione os principais autores trabalhados e a aplicabilidade destas teorias na prática:
Nádia Bossa: Utiliza os seguintes recursos: Provas de Inteligência (WISC); Testes Projetivos; Avaliação (Teste de Bender); Teste de Apercepção Infantil (CAT.); Teste de Apercepção Temática (TAT.); Provas de nível de pensamento (Piaget); Avaliação do nível pedagógico (nível de escolaridade); Desenho da família; Desenho da figura humana; Teste HTP (casa, árvore e pessoa); Testes psicomotores; Lateralidade; Estruturas rítmicas... A autora não apresenta restrição quanto ao uso dos testes, no entanto, alguns destes testes (Wisc, Teste de Bender, CAT, TAT, Testes Projetivos), aqui no Brasil, são considerados de uso exclusivo de psicólogos.
Alícia Fernandez: Inicialmente, deve-se perceber, na consulta inicial, que a queixa apontada pelos pais como motivo do encaminhamento para avaliação, muitas vezes pode não só descrever o “sintoma”, mas também traz consigo indícios que indicam o caminho para início da investigação. “A versão que os pais transmitem sobre a problemática e principalmente a forma de descrever o sintoma, dão-nos importantes chaves para nos aproximarmos do significado que a dificuldade de aprender tem na família”. 
Georges-Henri Luquet: Ressalta que “o desenho infantil, enquanto manifestação da atividade da criança permite penetrar na sua psicologia e, portanto, determinar em que ponto ela se parece ou não com a do adulto”. Isto porque, ao desenhar a criança inspira-se não só em modelos que se apresentam diante dos olhos, mas, sim, na imagem que tem em seu interior no momento em que desenha. Assim, o desenho é uma forma de representação que pode revelar o conteúdo da imagem mental da criança.
Jean Piaget: A capacidade de criação e inovação supõe construções efetivas e não simples representações fieis da realidade e classifica as etapas do desenho como: Garatuja (desordenada e ordenada), Simbólica (Pré-esquematismo), Esquematismo (operações concretas) e Pseudo Naturalismo (operações formais e/ou abstratas) 
4 – As disciplinas trabalhadas contribuíram para seu crescimento e aperfeiçoamento profissional/ pessoal? Justifique sua resposta.
Sim, o processo de aprendizagem da criança é compreendido como um processo pluricasual, abrangente, implicando componentes de vários eixos de estruturação: afetivos, cognitivos, motores, sociais e econômicos, etc. A causa do processo de aprendizagem, bem como das dificuldades de aprendizagem, deixa de ser localizada somente no aluno e no professor e passa a ser vista como um processo maior com inúmeras variáveis que precisam ser apreendidas com bastante cuidado pelo professor e psicopedagogo. É preciso que o professor ou psicopedagogo alterem a sua forma de conceber o processo de ensino-aprendizagem. Ele não é um processo linear e contínuo que se encaminha numa única direção, mas, sim, multifacetado, apresentando paradas, saltos, transformações bruscas. 
___________________________________________________
Assinatura do Aluno

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes