Buscar

Ensino Clínico III RESUMÃO AV3

Prévia do material em texto

RESUMÃO AV3 – ENSINO CLÍNICO IV TEÓRICO (IDOSO) 
Resumão elaborado por: Edwallace Amorim 
OBJETIVAS: 
 
1. Durante a Cetoacidose Diabética muitos dos clientes apresentam respiração de Kussmaul tem por finalidade induzir: 
R: Redução de acidose por meio da eliminação do dióxido de carbono. 
 
2. O fenômeno do amanhecer caracterizado por presença de glicemia relativamente normal até as 3horas da manhã, seguindo por elevações da glicemia é caracterizado por portadores do Diabetes: 
R: Mellitus Tipo 1. 
 
3. Segundo o Ministério da Saúde no Plano de Reorganização da Atenção ao Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial (2002), o tratamento de Diabetes Mellitus inclui, prioritariamente, a adoção: 
R: De medidas educativas que favorecem as modificações dos hábitos e, consequentemente, mudança no estilo de vida e, se necessário, a introdução de tratamento medicamentoso. 
 
4. Dentre outras, são complicações da Diabetes a longo prazo: 
R: Doença arterial coronária e neuropatia diabética. 
 
5. O Diabetes Mellitus representa uma epidemia mundial sendo que o aumento da incidência a prevalência da doença está relacionado a fatores como envelhecimento populacional e estilos de vida pouco saudáveis como dieta inadequada, sedentarismo e obesidade. Sobre os aspectos que envolvem os cuidados c om está doença, é CORRETO afirmar que: 
R: O Diabetes Tipo 1 é aquele em que se a presenta a deficiência total de insulina, sendo mais prevalente em indivíduos mais jovens e tem e tem como principal complicações aguda a cetoacidose diabética. 
 
6. Quanto a Diabetes Mellitus, sua descrição, sintomas e cuidados, assinale a opção INCORRETA: 
R: A insulina regular de ação curta é NPH e de ação lenta, podendo ser administrada nas vias subcutâneas e endovenosas. 
 
7. Na reunião da Liga de Diabetes, a discussão deste mês foi sobre o caso de Paulo, de 18 anos. Ele apresenta Diabetes Mellitus Tipo 1 e faz tratamento com o esquema insulina NPH insulina ultra -rápida pré-prandial. Foi orientado a realizar automonitorização da glicemia antes de cada refeição e ajustar a dose da insulina ultra -rápida, conforme o valor da glicemia observado. Em consulta de retorno, os resultados dos exames e as informações d e Paulo indicaram 
Que os objetivos do tratamento foram alcançados, porem ele se queixou que está as ado da higidez no controle da glicemia e de tantas piadas diias. Frente ao relato, os alunos de graduação em enfermagem sugeriram as seguintes intervenções: 
I – Confrontar o resultado da hemoglobina clicada com os resultados da glicemia pré-prandial a fim de certificar-se da adesão de Paulo ao controle orientado. 
II – Substituir a automonitorização da glicemia por testes de glicosúria antes das refeições. 
III – Manter a automonitorização domiciliar da glicemias como uma parte fundamental no tratamento. 
IV – Analisar, conjuntamente com Paulo, seu esquema de alimentação, exercícios e medicação, visando a estabelecer uma forma alternativa de automonitorização domiciliar das glicemias. 
Estão corretas APENAS as intervenções: R: III e IV. 
 
8. O fenômeno do amanhecer, aaterizado por presença de glicemia relativamente normal até às 3 horas da manhã, seguido por elevações de glicemia é caracterizado nos portadores do Diabetes: 
R: Mellitus Tipo 1. 
 
9. Um indivíduo portador de Diabetes Mellitus está sujeito a desenvolver algumas complicações em consequência da hiperglicemia, o que permite o descontrole metabólico do cliente. As principais complicações crônicas são: 
R: Retinopatia, Nefropatia, Arteriosclerose, Neuropatia. 
 
10. O Diabetes Mellitus constitui uma das importantes doenças crônicas não transmissíveis existentes entre a população brasileira. Sabendo que est e é um distúrbio que altera o transporte de glicose para a célula, marque a opção onde não se encontram características do Diabetes Mellitus Tipo 1: 
R: O Diabetes do Tipo 1 é ocasionado pela deficiência relativa a insulina ou por resistência a ela. 
 
11. Visando evitar uma lipodistrofia, a equipe de enfermagem deve orientar o paciente Diabético a: 
R: Aplicar insulina por via subcutânea em locais alternados.
 
12. A Cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As v alvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o musculo e as artérias cardíacas perdem sua capacidade elasticidade. Assinale a alternativa abaixo que indica um cuidado de enfermagem para a saúde cardiovascular do idoso: 
R: Orientar a estimular exercícios regulares com acompanhamento, dieta adequada, controle d o peso, medicações regulares da pressão arterial e cessação do tabagismo. 
 
13. Constitui uma manifestação clinica característica da Insuficiência Cardíaca Direta: 
R: Edema em MMII. 
 
14. Infarto do Miocárdio é o processo pelo qual o tecido miocárdio é destruído em regiões do coração desprovidas de suprimento sanguíneo suficiente, em virtude de redução no fluxo sanguíneo coronariano, apresentando como principal sintoma inicial: 
R: Dor torácica persistente, caracterizada pelo início súbito, geralmente sobre a região inferior do esterno e abdome superior. 
 
15. A.M .S. Sexo masculino, 42 anos, é internado no serviço hospitalar com Infarto Agudo do Miocárdio de parede anterior há 6h. Apresenta frequência respiratória: 20rpm, PA: 150x90 mmHg e ausência de sinais de insuficiência cardíaca. 6h após foi encaminhado para a unidade clinica medica. Ao exame físico, a enfermeira detectou pulso a 120bpm, respiração rápida e superficial e P A: 110x70 mmHg e logo suspeita de choque cardiogênico. Na avaliação do enfermeiro está correto: 
R: Administrar medicamentos vasoativos prescritos, para restaurar o tônus vasomotor e melhorar a função cardíaca, monitorizando os sinais vitais a cada 15 minutos. 
 
16. Para o paciente acometido de Infarto Agudo do Miocárdio deve-se restringir a ingestão de alimentos e manter somente líquido com o objetivo: 
R: Reduzir o trabalho cardíaco, diminuindo o fluxo sanguíneo para o processo de digestão de alimentos sólidos. 
 
17. Relacione os diagnósticos de enfermagem aos cuidados para clientes Pós -infarto Agudo do Miocárdio: 
1 – Débito cardíaco diminuído relacionado a fatores elétricos, afetando a frequência, o ritmo ou a condução. 
2 – Déficit de conhecimento relacionado à doença e ao impacto sobre o futuro do paciente. 
3 – Ansiedade relacionada ao ambiente e temor a doença/morte. 
4 – Alto risco para perfusão tissular alterada relacionada ao impacto do tratamento sobre o miocárdio. 
(2) Começar as instruções de reabilitação cardíaca relacionada aos fatores de risco, fisiopatologia, medicações, 
Atividade sexual, volta ao trabalho e redução do es forço. 
(4) Avaliar a pressão sanguínea, dispneia, nível de consciência, taquipnéia, distensão de jugular e débito urinário. 
(1) Manter monitorização cardíaca contínua 
(3) Explicar sobre o ambiente, equipamentos, procedimentos e expectativas. 
Assinale as alternativa que apresenta sequência correta da seguinte coluna, de cima para baixo: 
R: 2, 4, 1, 3. 
 
18. Com relação à Insuficiência Cardíaca Congestiva, síndrome que continua causando sérios danos às pessoas em geral, 
Julgue os itens que se seguem. 
I – A insuficiência cardíaca congestiva resulta na incapacidade do coração de bombear a quantidade necessária ao organismo. 
II – Dificuldades respiratórias, dispneia ao esforço, ortopedia e edema pulmonar são complicações características que acometem indivíduos que apresentam insuficiência cardíaca do lado direito. 
III – Pacientes com insuficiência cardíaca do lado esquerdo a presentam edema dos tornozelos, aumento e peso é explicado, ascite e anorexia. 
IV – O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva é direcionado para eliminar o excesso de água acumulada pelo organismo, com o uso de diuréticos, e para aumentar a força e a eficiência da contração do miocárdio. 
R:Somente a I e IV estão corretas. 
 
19. Sr. Raul, 57 anos é admitido no Serviço de Cardiologia, com diagnóstico médico de Insuficiência Cardíaca Congestiva 
(ICC). Portador de miocardiopatia dilatada, refere ter abandonado o tratamento ambulatorial há 2 meses e queixa -se de asaço aos peueos es foços, agia e edea e os ifeioes, dizedo o consegue trabalhar como eio. Na sua pêsiço te -se: dipirona 0,25 mg, v ia oral, 1 vez ao dia e Furosemida 40 mg, via oral, 1 vez ao dia. Atenta aos medicamentos administrados ao Sr. Raul, os cuidados que a Enf. Suzana deve incluir, ao elaborar a prescrição de enfermagem: 
R: Verificar frequência cardíaca e balanço hídrico.
20. Sr. Raul, 57 anos é admitido no Serviço de Cardiologia, com diagnóstico médico de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Portador de miocardiopatia dilatada, refere ter abandonado o tratamento ambulatorial há 2 meses e queixa -se de asaço aos peueos es foços, agia e edea e e os ifeioes, dizedo o segue taralha oro eio. Na sua pesiço te -se: dipirona 0,25 mg, v ia oral, 1 vez ao dia e Furosemida 40 mg, via oral, 1 vez ao dia. Ao prestar assistência ao Sr. Raul, a Enf. Suzana deve ter o seguinte cuidado: 
R: Atentar para sinais de sobrecarga hídrica. 
 
21. Sr. Raul, 57 anos é admitido no Serviço de Cardiologia, com diagnóstico médico de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Portador de miocardiopatia dilatada, refere ter abandonado o tratamento ambulatorial há 2 meses e queixa -se de asaço aos peueos es foços, agia e edea e os ifeioes, dizedo o segue taralha oro eio. Na sua prescrição tem-se: dipirona 0,25 mg, v ia oral, 1 vez ao dia e Furosemida 40 mg, via oral, 1 vez ao dia. Atenta aos medicamentos administrados ao Sr. Raul, os cuidados que a Enf. Suzana deve incluir, ao elaborar a prescrição de enfermagem SÃO: 
R: Aferir a pressão arterial e temperatura corpora l. 
 
22. A Doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, afim de assegurar a assistência de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica: 
R: É caracterizada por perdas graduais da função cognitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos. 
 
23. A Doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo, afetando principalmente: 
R: A memória, a cognição e a capacidade de autocuidado. 
 
24. A Insuficiência Renal Aguda refere-se principalmente à diminuição do ritmo de filtração glomerular, porém ocorrem também disfunções no controle do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico, causando a retenção de líquidos. 
Perante tais distúrbios pode ser citado como cuidados de enfermagem: 
I – Prescrição de diuréticos. 
II – Pesagem diária. 
III – Avaliar distensão de veias cervicais. 
R: A II e a III estão corretas. 
 
25. O Coma Mi edematoso corresponde a forma avançada de: 
R: Hipotireoidismo. 
 
26. Fisiopatologia da Esclerose Múltipla: 
R: Ataque do SNC desencadeando um processo inflamatório desmielinização se apresenta irregularmente ocasionando uma interrupção do fluxo de impulsos nervosos. 
 
27. A Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e provoca a hiper-responsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. Em relação à asma, as sinale a alternativa CORRETA: 
R: Os três sintomas mais comuns da asma são tosse, dispneia e vigilância. 
 
28. Sr. Lino 7 3 anos, viúvo, internado há duas s emanas, na enfermaria de cardiologia, apresenta subitamente, dispneia, sudorese, taquicardia, agitação, caracterizando um Edema Agudo de Pulmão (EAP). Diante do caso descrito, o enfermeiro realiza, prioritariamente, as seguintes ações: 
R: Manter pernas pendentes ao lado do leito e administrar diuréticos e digitálicos prescritos. 
 
29. Constitui cuidado de enfermagem essencial ao cliente que apresenta Edema Agudo de Pulmão, EXC ETO: 
R: Manter a cabeceira em zero grau. 
 
30. Administração de oxigêniterapia em altas concentrações, posicionando o cliente em Fowler, o uso de morfina e diuréticos, juntamente com restrição hídrica está indicada no tratamento de: 
R: Edema agudo do pulmão. 
 
31. Constitui fator de risco para o desenvolvimento de Pneumonia, EXCETO: 
R: Função renal inalterada. 
 
32. Após um período de 15 a 30 d ias depois do primeiro contato com o vírus da Hepatite A, o indivíduo pode sentir sintomas como náuseas, dores no abdome, cansaço, falta de apetite e febre. Perante tais sintomas podem ser apontados como diagnósticos de enfermagem: 
R: Intolerância à atividade de risco de temperatura corporal alterada. ???
33. A Hepatite C é uma inflamação provocada pelo vírus HCV e na grande maioria dos casos não apresenta sintomas na fase aguda. Sua principal via de transmissão é: 
R: Parenteral. 
 
34. No caso de clientes com Função Hepática Comprometida, ao restringir a ingesta de proteínas, tem e por objetivo: 
R: Reduzir a fonte de amônia. 
 
35. Dentre as complicações da Insuficiência Hepática, a que está relacionada com o metabolismo da amônia é a: 
R: Encefalopatia Hepática. 
 
36. Sra. Clara, 57 anos, dona de casa, moradora do município de Flores, procurou o serviço de saúde mais próximo de sua casa, onde f oi atendida pela enferme ira Ana. Queixava -se dor sem queimação, após as refeições e que a dor aliviava quando se alimentava ou quando ingeria algum antiácido. Foi identificado que Dona Clara apresentava Úlcera Péptica. A enfermeira Ana orientou-a sobre a doença e as complicações que poderão surgir, tais como: 
R: Hemorragia e perfuração. 
 
SUBJETIVAS: 
 
1. Principais fatores de risco relacionados à Pneumonia: (teste atual) 
R: Imobilidade, imunossupressão, idade avançada, TOT, SNG ou SNE. 
2. Principais intervenções de enfermagem para Doença de Alzheimer: 
 Suporte para função cognitiva; 
 Promoção da segurança física; 
 Redução de ansiedade e agitação; 
 Melhora da comunicação; 
 Promover a dignidade. 
 
3. Principais manifestações clínicas da Doença de Alzheimer: 
Conceito: Doença crônica deteriorante cerebral, que afeta a memória, cognição e capacidade de autocuidado. 
Manifestações ocorrem em 03 estágios: 
1. O idoso começa a repetir as atividades cotidianas, não reconhece familiares e amigos. 
2. Agravo do 1º est ágio, o idoso começa a depender de pessoas para realizar atividades simples. 
3. Agravo dos estágios anteriores, o idoso se torna totalmente dependente das pessoas para realizar atividades simples e pode até ficar acamado. 
 
4. Conceitue icterícia e descreva seus tipos. (Teste atual) 
R: É o aumento da concentração de bilirrubina no sangue. 
 Icterícia Obstrutiva: obstrução dos ductos biliares, retorno da bile para o fígado. 
 Icterícia Hemolítica: destruição das hemácias e entrada de bilirrubina no sangue.
 Icterícia Hepatocelular: incapacidade das células hepáticas em depurar a quebra normal de bilirrubina no sangue. 
 
5. Principais medicamentos utilizados no tratamento da Asma: 
 Broncodilatadores: para aumento do lúmen dos brônquios e bronquíolos. 
 Corticoides: diminuem a inflamação e o edema. 
 Inibidores de Mastócitos: os mastócitos que levam a resposta da infamação e liberação de histamina. 
 Anticolinérgicos: para secreção – facilitar expectoração. 
 
6. Descreva a fisiopatologia da Infecção do Trato Urinário: 
R: Infecção bacteriana – fixação no epitélio do trato urinário – colonização – início do processo inflamatório. 
 
7. Principais fatores de risco para o desenvolvimento da Infecção do Trato Urinário: (teste atual) 
 Uso de sonda de demora; 
 Defeito anatômico; 
 Falta de higiene; 
 Relações sexuais frequentes; 
 Cálculo renal; 
 Êxtase urinaria. 
 
8. Principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da Infecção do Trato Urinário: 
R: Próstata aumentada; Contaminação fecal; Cálculos renais; Má higienização; Imunodeficiência; Diabetes; 
Retenção urinária.
9. Descreva a fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca Congestiva: 
R: Aumento da frequênciacardíaca, vasoconstricção, aumento do coração, pressão ventricular arterial elevada, 
Retenção da saída de água, diminuição do DC, congestão circulatória e pulmonar. 
 
10. Insuficiência Renal Crônica Estágio 4 com anemia estabelecida e enfraquecimento ósseo. Justifique os sintomas: 
 Anemia: é devido a diminuição da produção eritropoetina, consequentemente diminui a produção dos glóbulos vermelhos. 
 Enfraquecimento ósseo: há diminuição do cálcio no organismo e para suprir as necessidades, os hormônios das células para tireoidianos começam produzir mais cálcio para tentar suprir sendo insuficiente, então o organismo começa a retirar dos ossos. (Teste atual) 
 
11. Porque a Diabetes Tipo 2 apresenta sintomas de: cansaço, sede, vontade de urinar e fome? 
R: Devido a diminuição da absorção da glicose pelas alças intestinais e o aumento da síntese de insulina pelo pâncreas causando uma desorganização/desequilíbrio no organismo resultando em sede excessiva, desejo de micção constante, fome excessiva e além disso os exames de glicemia do paciente está acima dos parâmetros normais. 
 
12. Principais sintomas Diabetes Tipo 2: 
 Comum em pacientes adultos > 45 anos; 
 Exame de glicemia acima de 100 mg/dl; 
 Sede constante; 
 Vontade de urinar diversas vezes; 
 Fome frequente; 
 Feridas que demoram para cicatrizar; 
 Alteração visual (visão embaçada). 
 
13. Principais complicações da Diabetes Mellitus: 
R: Retinopatia, neuropatia, neuropatia e arteriosclerose. 
 
14. Como a complicação Aguda da Diabetes Mellitus Tipo 1 acontece: 
R: Acontece devido aos distúrbios metabólicos = proteínas, carboidratos e gordura. Na falta da glicose há uma quebra de gordura para suprir essa deficiência. Isso é uma acidose metabólica onde ocorre diminuição do PH. 
 
15. Quanto à produção de insulina, estabeleça diferenças entre os Tipos de Diabetes e seu tratamento: (teste atual) 
Insulina Tipo 1 = Insulina dependente. 
 O pâncreas não produz insulina; 
 Mais comuns em crianças e jovens; 
 Necessita do uso diário de insulina via subcutânea; 
 Praticar atividades físicas, mudança de hábitos alimentares com dieta prescrita. Insulina Tipo 2 = Insulina não dependente. 
 O pâncreas produz pouca insulina; 
 Mais comuns em adultos; 
 Faz uso de hipoglicemiantes via oral; 
 Praticar atividades físicas, mudança de hábitos alimentares com dieta prescrita. 
 
Diabetes Mellitus Tipo 1: doença autoimune onde o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. Acomete crianças e jovens. Necessidade do uso diário de insulina (via subcutânea) para manter o controle da glicose. 
 Diabetes Mellitus Tipo 2: é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose (resistência/absorção) gerando acumulo de glicose no sangue. Acomete Adultos. 
 
16. Cetoacidose Diabética = Disfunção metabólica grave causada pela deficiência relativa ou absoluta de insulina, 
Associada ou não a uma maior atividade dos hormônios contra -reguladores. 
Principais sinais clínicos e laboratoriais: 
 Hálito com cheiro de fruta; 
 Náusea e vômito; 
 Respiração profunda e rápida; 
 Pele e boca secas; 
 Rosto ruborizado; 
 Dor de estômago; 
 Glicemia acima de 250 mg/dl; 
 PH > 7,25 
 HCO3 > 1,5 mek l
16. Descreva a fisiopatologia da Esclerose Múltipla: (teste atual) 
Conceito: Doença degenerativa crônica progressiva do SNC caracterizada pela desmielinização que resultam em distúrbios e na transmissão dos impulsos nervosos. 
Fisiopatologia: 
 Ataque do sistema nervoso central que leva a desencadear o processo inflamatório. 
 Desmielinização irregular em todo SNC. 
 Placas das áreas envolvidas tornam-se esclerosadas impedindo fluxo de impulsos nervosos. 
 
17. Desidratação, Respiração acidótica e alteração no nível de consciência e Cetoacidose diabética. São características clínicas da complicação aguda do Dia betes Mellitus Tipo 1. Explique com o esse tipo de complicação acontece: 
R: Distúrbio metabólico caracterizado pela ausência de produção e secreção de insulina em consequência destruição autoimune das betas ilhotas de langerhanes no pâncreas denominadas insulino dependente tipo 1. 
 
18. Descreva a finalidade das drogas (Nitratos, Nitroglicerina e Morfina) nos quadros de Infarto do Miocárdio: 
 Nitrato: vasodilatador, reduz a pré-carrega, diminui o retorno de sangue no coração e a demanda de O2. 
 Nitroglicerina: vasodilatador, aumenta a frequência cardíaca. 
 Morfina: reduz a resistência periférica e o retorno venoso, diminui a pré -carga, diminui a dor, diminui a ansiedade e melhora o debito cardíaco ao reduzirem a pré -carga e pós-carga e aumenta a demanda de O2. 
 
19. Infarto Agudo do Miocárdio. Padrão respiratório ineficaz relacionado à patologia cardíaca, evidenciado por dispneia. PM: em tratamento com Morfina. Cite 02 Cuidados de enfermagem e explique a utilização da Morfina para este caso: 
R: Alivio da dor e ansiedade. 
Cuidados: Monitoração da função renal; PA; ECG; FR. 
 
20. Sinais e sintomas de (ansiedade, intolerância ao decúbito, dispneia intensa, sensação de morte iminente, sudorese abundante, tosse e expectoração rosada e aerada e à ausculta pulmonar estertores abundantes), representam um quadro de qual patologia? 
R: Edema Agudo de Pulmão 
 
21. O que é DPOC? 
R: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: é uma doença crônica, progressiva e parcialmente reversível que acomete os pulmões e tem com o principais características a destruição d e seus alvéolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais frequência em homens mais velhos e fumantes e em pessoas que tiveram tuberculose. 
 
22. Coeitue a DPOC Enfisema Pulmonar e ite suas piipais ausas e aifestaço. (teste atual) 
R: É uma doença pulmonar obstrutiva crônica que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de seus alvéolos. 
Causas: tabagismo, poluição no ar, poeira, substancia químicas. 
Manifestações: dispnéia, tosse, produção muco, tórax em barril, cianose, sibilância e roncos. 
 
23. Processo do Envelhecimento - Principais recomendações para perdas sensitivas de memória bem como na destreza 
Manual: (teste atual) 
 Usar fitas coloridas nas caixas de medicamento simbolizando o turno; 
 Desenhar nas caixas símbolos como o sol representando o dia o da lua representado à noite; 
 Dispor de um calendário de fácil visualização para marcar o medicamento ingerido. 
 
24. Fatores de risco para doenças cardiovasculares modificáveis e não modificáveis. 
Modificáveis: 
 Mudança do estilo de vida; 
 Controle na alimentação; 
 Controle do fumo; 
 Obesidade, sedentarismo e estresse. 
 
Não Modificáveis: 
 Idade; 
 Sexo; 
 Hereditariedade. 
25. Cite quais os tipos de anemias e defina a megaloblástica. (Teste atual) 
R: Falciforme, Ferropeava, Crônica, Hemolítica, Asplática e Megaloblástica. 
Megaloblástica: ocorre deficiência de vitaminas B12 causando defeitos de síntese de DNA danificando os glóbulos vermelhos
26. Conceitue o TESTE DE SHILING: 
R: É UM TESTE REALIZADO COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA ANEMIA MEGALOBLÁSTICA. SÃO ADMINISTRADOS 100 MG DE VITAMINA B12 VIA IM. APÓS 24 HORAS É REALIZADO UM T ESTE D E URINA PARA VERIFICAR O FATOR INTRÍNSECO. 
 
27. Cuidados de enfermagem para o Infarto Agudo do Miocárdio. (teste atual) 
 Avaliar a PA, dispnéia, nível de consciência, taquipnéia, distensão de jugular e débito urinário; 
 Manter monitorização cardíaca contínua; 
 Explicar sobre o ambiente, equipamentos, procedimentos e expectativas. 
 
Fisiopatologias: 
 
Infecção do Trato Urinário: 
Infecção bacteriana 
Fixação no epitélio do trato urinário 
Colonização 
Início do processo inflamatório. 
 
Esclerose Múltipla: 
Ataque do sistema nervoso central que leva a desencadear o processo inflamatório. 
Desmielinização irregular em todo SNC. 
Placas das áreas envolvidas tornam-se esclerosadas impedindo fluxo de impulsos nervosos. 
 
Insuficiência Cardíaca Congestiva: 
Aumentoda frequência cardíaca 
Vasoconstricção 
Aumento do coração 
Pressão ventricular arterial elevada 
Retenção da saída de água 
Diminuição do DC 
Congestão circulatória e pulmonar. 
 
Insuficiência Coronariana (Angina): 
Presença de fator de risco; 
Processo inflamatório na coronária; 
Migração dos macrófagos; 
Formação do trombo vermelho; 
Formação do trombo branco plaquetário; 
Trombo estável (angina- isquemia) ou trombo instável (IAM=necrose). 
 
Insuficiência Cardíaca: 
Presença de fatores desencadeantes; 
Diminuição do D C; 
Ativação dos barorreceptores como resposta ↑ FC; 
↑ Pá e ↑ esistia vasula peifrica; 
Paralelo ativação do sistema renina -angiotensina-a ldosterona, como resposta ↑do áDH; 
Retenção de Na; 
↑da PA; 
↑ do taalho adíao; 
Remodelação ventricular; 
Mauteço da ↓do DC. 
 
Enfisema Pulmonar: 
Distribuição das paredes dos alvéolos; 
Diminuição da área de contato com os capilares; 
↑ do espaço morto; 
Comprometimento da troca gasosa; 
Hipoxemia; 
Retenção de O2. 
 
Edema Agudo do Pulmão: 
↑ da pressão do AE; 
↑ da pesso veosa puloa; 
↑ da pressão hidrostática capilar com isso o extravasamento de liquido para fora dos capilares, ocorrendo o bloqueio na troca gasosa. 
Bronquiectasia: 
Processo inflamatório; 
Lesão da parede brônquica; 
Produção de escarro (intenso); 
Obstrução. 
 
Asma Crônica: 
Contato com alérgenos; 
Broncoconstrição e edema gera uma resposta inflamatória; 
Ativação dos mastócitos liberando substancia química que perpetuam a resposta inflamatória. 
 
Pneumonia: 
Presença de microrganismo; 
Reação inflamatória nos alvéolos; 
Produção de exsudato afetando a difusão e a ventilação. 
 
DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica): 
Reação inflamatória; 
Maior edema; 
Maior formação de secreção; 
Diminuição do fluxo de ar nos VA; 
 
Bronquite Crônica: 
O macrófago perde a potência de eliminar as bactérias, deixando, livre para ocorrer a proliferação; 
Reação Inflamatória; 
Edema; 
Produção excessiva de secreção; 
Diminuição dos macrófagos alveolares deixando susceptíveis a infecções. 
 
PROVA 01 – QUESTÕES DA AV1: 
 
1. O Sr. J.M.F. dá entrada na urgência com quadro de insuficiência cardíaca tipo D. E imediatamente é instituída a terapêutica farmacológica. Explique quais os efeitos da terapêutica instituída e as ações de enfermagem que este paciente requer. (1,5) 
 
 Inibidores da ECA – PA, pós carga, alivia os sintomas e evita a progressão. 
 Bloqueadores dos receptores da angiotensina. 
 Betabloqueadores – vasodilatação, pós carga, sinais e sintomas, melhora a capacidade para realizar atividades. 
 Diuréticos - sobrecarga, sinais e sintomas. 
 Digitálicos – melhora a contratilidade, sinais e sintomas. 
 Bloqueadores dos canais de Ca – vasodilatação e redução da resistência vascular sistêmica. 
 Ações de enfermagem: avaliar PA, FC, FR, ofertar O², monitorização cardíaca, oximetria de pulso, repouso, avaliar débito urinário, peso em jejum. 
 
 2. Descreva a fisiopatologia da insuficiência coronariana. (1,0) 
 
 Presença de fator de risco 
 Processo inflamatório na coronária 
 Migração dos macrófagos 
 Formação do trombo vermelho 
 Formação do trombo branco plaquetário 
 Trombo estável (angina = isquemia) ou t rombo instável (IAM = necrose).
3. Um homem de 58 anos é admitido no hospital com quadro de tosse, febre e expectoração amarelada, relata início dos sintomas após realização d e broncoscopia há 4 d ias. Diante do quadro acima, qual o possível diagnóstico médico? Relacione 4 diagnósticos d e enfermagem e 2 intervenções para cada diagnóstico. (1,5) 
 
R: Pneumonia adquirida no hospital 
 
 Troca gasosa prejudicada. 
 Padrão respiratório ineficaz relacionado à dispnéia. 
 Eliminação traqueobrônquica ineficaz. 
 Intolerância a atividade. 
 Risco de déficit de volume. 
 Nutrição alterada. 
 Déficit do conhecimento acerca do esquema de tratamento. 
 
Cuidados de enfermagem: 
Avaliar FR, Taxa, Sat O², hidratação, repouso, avaliar a ingesta nutricional, avaliar o conhecimento 
Acerca do tratamento, ofertar O², incentivar a tosse, avaliar a necessidade de fisioterapia 
Respiratória. 
 
4. Coloque V para VERDADEIRO ou F para FALSO (0,5): 
 
(F) A idade cronológica avalia o desempenho funcional. 
(V) Gerontologia refere-se ao estudo de todos os aspectos do envelhecimento. 
(V) Geria tria concentra -se no diagnóstico e tratamento das doenças comuns do 
Envelhecimento. 
(V) De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas devem ser atendidas antes que qualquer 
Outro nível de necessidade. 
(F) Ainda segundo Maslow, necessidade de auto -estima refere-se a necessidade de estar 
Satisfeito e realizado. 
 
5. Defina com suas palavras (1,0): 
 Teoria d a continuidade: o sucesso do envelhecimento depende d a capacidade de cada um para manter -se e continuar os padrões de comportamento anteriores. 
 Teoria da ligação cruzada: o envelhecimento resulta da diminuição da divisão celular causada por um agente de ligação cruzada que prende -se ao filamento de DNA. 
 
6. No tratamento da SCA o paciente recebe uma série de medicamentos. Escolha 2 desses 
Medicamentos (classes), explique os efeitos esperados e cuidados na administração. (1,0) 
 
 Morfina – reduz a ansiedade, pré-carrega e a dor. 
 Nitroglicerina – vasodilatação sistêmica 
 AAS- inibidor plaquetário. 
 Bloqueadores beta -adrenérgicos – diminui a FC e diminuição da PA. 
 Bloqueadores dos canais de Ca – vasodilatação, inotrópico negativo, reduz a PA. 
 Trombolíticos 
 
Cuidados de enfermagem: 
Avaliar PA, FC, sangramentos, nível de consciência, débito urinário, redução da dor, rubor facial, cefaleia pulsátil. 
7. Quais as alterações relacionadas à idade podem afetar a distribuição dos medicamentos (1,0). 
 
 Quantidade menor de água total do corpo, aumento do tecido adiposo, peso corporal mais 
Baixo, diminuição do débito cardíaco, diminuição na albumina sérica. 
 
8. Quais as principais causas, sinais e sintomas do enfisema pulmonar? ( 1,0) 
 
 Exposição ambiental e fatores do hospedeiro: fumo, poeira, substâncias químicas, poluição, 
Deficiência de alfa¹ - antitripsina. 
 Hiperextensão pulmonar crônica, dispnéia, sibilância e roncos, taquipnéia, tórax em barril, 
Edema periférico, ingurgitação de jugulares, contração dos músculos abdominais n a 
Respiração, insuficiência respiratória, tosse produtiva 
 
9. Liste 4 diagnósticos d e enfermagem no paciente portador de asma brônquica, 2 cuidados para cada diagnóstico e os resultados esperados. (1,5). 
 
 Troca gasosa prejudicada. 
 Padrão respiratório ineficaz relacionado a dispnéia. 
 Eliminação traqueobrônquica ineficaz. 
 Intolerância a atividade. 
 Risco de déficit de volume. 
 Nutrição alterada. 
 Déficit do autocuidado. 
 
Cuidados de enfermagem: 
Avaliar F C, Taxa, Sat O², hidratação, estado nutricional, ofertar O ², avaliar conhecimentos sobre o autocuidado e elaborar programa contínuo de educação e reabilitação, encorajar para d e fumar de assumir hábitos saudáveis, posição de Fowler. 
 
 
PROVA 02 – QUESTÕES DA AV1: 
 
1. Uma mulher de 65 anos dá entrada na enfermaria com quadro de dispnéia, histórico de ser fumante de longa data e refere ser o 3º episódio de hospitalização em 2 anos pelos mesmos sintomas. Diante do quadro acima, qual o possível diagnóstico médico? Relacione 4 diagnósticos de enfermagem e 2 intervenções para cada diagnóstico. (1,5) 
 
R: Bronquite crônica 
 Troca gasosa prejudicada 
 Eliminação traqueobrônquica ineficaz 
 Padrão respiratório ineficaz 
 Déficit do auto -cuidado 
 Intolerância à atividade. 
 Enfrentamento ineficaz. 
 Déficit de conhecimento. 
 
Cuidados de enfermagem: 
Avaliar FR, Taxa, Sa t O², hidratação, repouso, avaliar a ingesta nutricional, avaliar o conhecimento acerca do tratamento, ofertar O², incentivar a tosse, avaliar a necessidadede fisioterapia respiratória, vacinação.
2. Descreva a fisiopatologia da insuficiência cardíaca. (1,0) 
 
 Presença de fator desencadeante. 
 Diminuição do DC. 
 Ativação dos barorreceptores como resposta FC, V PA e resistência vascular periférica, paralelo ativação do sistema renina-angiotensina-androsterona, como resposta do ADH, retenção de Na. 
 Elevação da PA. 
 Aumento do trabalho cardíaco. 
 Remodelação ventricular. 
 Manutenção do DC. 
 
3. A Sr.ª M.J.S. Foi admitida na Unidade Coronariana c om queixa de dor precordial há 1 hora, ECG com supra desnível em D3, D4, e D5, topônimas normais. História pregressa de hipertensão, diabetes e dislipidemia. Nas primeiras 24 horas evolui com dispnéia e respiração estertorosa. Qual o quadro clínico inicial, qual a complicação que a Sr.ª M.J.S. Possivelmente está desenvolvendo e quais as ações de enfermagem no tratamento desta complicação? (1,5) 
 
 Infarto com supra desnível complicando com EAP. 
 Ofertar O², monitorização cardíaca, oximetria de pulso, manter o paciente sentado, acesso venoso periférico, avaliar PA, FC, FR, realizar ausculta respiratória. 
 
4. Quais as principais causas, sinais e sintomas da bronquite crônica? (1,0) 
 
 Fumo, produtos irritantes das vias aéreas. 
 Tosse produtiva, dispnéia, susceptibilidade as infecções respiratórias. 
 
5. Liste 4 diagnósticos de enfermagem no paciente portador de bronquiectasia, 2 cuidados para cada diagnóstico e os resultados esperados. (1,5) 
 
 Troca gasosa prejudicada 
 Eliminação traqueobrônquica ineficaz 
 Padrão respiratório ineficaz 
 Déficit do auto -cuidado 
 Intolerância à atividade. 
 Enfrentamento ineficaz. 
 Déficit de conhecimento. 
 
Cuidados de enfermagem: 
Avaliar FR, Tax, Sat O², hidratação, repouso, avaliar a ingesta nutricional, avaliar o conhecimento acerca do tratamento, ofertar O², incentivar a tosse, avaliar a necessidade de fisioterapia respiratória, drenagem postural, vacinação. 
 
6. Defina com suas palavras (1,0): 
 
 Teoria imunológica: o envelhecimento resulta de uma redução do sistema imunológico, particularmente as células T. 
 Teoria da atividade: afirma que a sociedade deve ter a s mesmas expectativas em relação ao idoso que tem para o s adultos de meia-idade.
7. Quais as alterações relacionadas à idade podem afetar a absorção dos medicamentos? (1,0) 
 
 Aumento do pH gástrico causado por cloridria; 
 ↓ o fluxo sanguíneo gstio e a otilidade gstia. 
 Diminuição da massa muscular. 
 
8. Coloque V para VERDAD EIRO e F para FALSO: (0,5) 
(V) A polifarmácia é um problema comum no idoso, com potencial para reações adversas. 
(F) A maioria dos idosos não sã o capazes de controlar seus cuidados de saúde. 
(V) Nos idosos, entre os erros mais comuns na autoadministração de medicamentos estão toma -lós na hora errada. 
(V) O excesso de medicação prescrita para um idoso pode interferir na adesão ao tratamento. 
(F) Um dos diagnósticos de enfermagem relacionado s à administração de medicamentos refere- se ao efeito esperado da medicação. 
 
9. No tratamento da IC o paciente recebe uma série de medicamentos. Escolha 2 desses medicamentos (classes), explique os efeitos esperados e cuidados na administração. (1,0). 
 
 Inibidores da ECA – PA, pós carga, alivia os sintomas e evita a progressão. 
 Bloqueadores dos receptores da angiotensina. 
 Betabloqueadores – vasodilatação, pós carga, sinais e sintomas, melhora a capacidade para realizar atividades. 
 Diuréticos - sobrecarga, sinais e sintomas. 
 Digitálicos – melhora a contratilidade, sinais e sintomas. 
 Bloqueadores dos c anais de Ca – vasodilatação e redução da resistência vascular sistêmica. 
 
Ações de enfermagem: 
Avaliar PA, FC, FR, ofertar O², monitorização cardíaca, oximetria de pulso, repouso, avaliar débito urinário, peso em jejum.

Outros materiais