Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO AUDITORIA ABRANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201832323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não corresponde a um princípio fundamental da conduta ética do auditor a:
		
	
	confidencialidade das informações.
	
	competência técnica nas análises e avaliações
	
	integridade dos trabalhos executados.
	
	postura mental independente.
	 
	subjetividade na aplicação dos procedimentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202634569)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Cesgranrio/BACEN/2009) Um auditor do BACEN, no decorrer dos seus trabalhos, cumpriu o previsto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, ao realizar o seguinte procedimento:
		
	
	Inspeção no intuito de verificar o comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades absolutas e outros meios.
	
	Observação visando à obtenção de informações, fora da entidade, perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações da entidade.
	 
	Cálculo para aferir a exatidão de rendimentos de aplicações financeiros de longo prazo, confrontando se as receitas auferidas com estas aplicações atendiam ao regime de competência.
	
	Teste substantivo com o objetivo de verificar existência, efetividade e continuidade dos controles internos da entidade.
	 
	Teste de observância para obter evidências quanto à suficiência, à exatidão e à validade dos dados gerados pelos sistema de contabilidade da instituição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201812709)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A utilização da auditoria traz vários benefícios para as entidades, exceto:
		
	
	Reduzir erros e evitar fraudes
	 
	Aplicação de sanções legais
	
	Utilização racional dos recursos disponíveis
	
	Treinar as pessoas envolvidas nos processos
	
	Redução de custos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201819631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os aspectos relacionados à auditoria independente, analise as seguintes afirmativas. I. A auditoria externa tem a responsabilidade de verificar os demonstrativos financeiros contábeis a fim de detectar se as informações que são apresentadas estão de acordo com a realidade da empresa, gerando uma relação de confiabilidade entre gestores e investidores. II. A Lei das S.As (Lei n.º 6.404/76, art. 177) determina que as demonstrações financeiras ou contábeis das companhias abertas serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na Comissão de Valores Mobiliários. III. A Lei n.º 11.638/2007 ampliou a obrigatoriedade de contratação de auditores independentes às sociedades de grande porte, que tenham, no exercício anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações. IV. Os auditores independentes utilizam de procedimentos técnicos, de acordo com as normas estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, para fornecer sua opinião sobre as demonstrações financeiras, assegurando a transparência e confiabilidade das informações divulgadas pelas organizações. V. A Lei n.º 11.638 estabelece que as demonstrações contábeis das sociedades de grande porte devem observar as disposições da Lei n.º 6.404, inclusive menciona a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários. Verifica-se que:
		
	
	Apenas I, II, III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Apenas II, III, IV e V são verdadeiras
	
	Apenas I, II e V são verdadeiras.
	
	Apenas III, IV e V são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201813139)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que: I. Uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada; II. Em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência; III. O gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema. Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente:
		
	
	I. Erro; II. Erro; III. Erro
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Fraude
	 
	I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Erro
	 
	I. Erro; II. Erro; III. Fraude

Outros materiais