Buscar

Aula 1 handebol (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
METODOLOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS II
COMO E O QUE ENSINAR NO HANDEBOL
Viviana da Rosa Deon
*
*
O QUE É HANDEBOL
	É um jogo desportivo codificado ( Mariot,1995). Neste jogo se manifestam um conjunto de situações motrizes em forma de competição ou de superação resultantes de um processo de interação de conjunto entre companheiros (cooperação) e adversários (oposição), onde se maneja um móvel (bola) e que se luta para conquistar um espaço livre (invasão), com um componente lúdico muito forte, realizando-se estas ações em um contexto estabelecido e definido por sua estrutura funcional e dirigidos pela lógica interna e externa.
Lógica interna: “ sistema de traços pertinentes de uma situação motora e das consequencias centrais para a realização da ação motora correspondente” ( PARLEBAS, 2001. p.302)
*
*
Conjunto de “regras específicas que vão solicitar de maneira particular as condutas motoras de cada jogador” ( BAYER, 1994, p. 54)
Lógica externa: “ cada pessoa e cada grupo social pode reinterpretar as práticas a sua maneira, segundo suas aspirações e suas motivações. (....) a lógica interna de uma prática motora pode ser reinterpretada de fora, por uma lógica externa, que atribua-lhe significados simbólicos novos ( PARLEBAS, 2001, p. 307).
Podemos indicar alguns fatores que influenciam o sujeito a interpretar uma mesma prática de forma singular: família, escola, cultura, mídia..........
*
*
ABORDAGENS DE ENSINO NOS ESPORTES COLETIVOS
DUAS GRANDES CORRENTES PEDAGÓGICAS
Métodos tradicionais ou métodos didáticos
Métodos ativos
Princípio de simplicidade, análise e progressão
Decomposição da matéria a ensinar
Memorização e repetição
Levam em conta o interesse da criança a partir: de situações vividas, iniciativa, imaginação e reflexão pessoal.
Favorece a aquisição de uma saber adaptado.
*
*
MÉTODOS TRADICIONAIS OU MÉTODOS DIDÁTICOS
ELEMENTO TÉCNICA
 ELEMENTO TÁTICA
*
*
MÉTODOS ATIVOS
ELEMENTO
TÉCNICA
TÁTICA
*
*
PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO
PERCEPÇÃO
SOLUÇÃO
 MENTAL
SOLUÇÃO 
MOTORA
Captação da informação
Perceber - compreender
Tratamento da informação
Selecionar - Decidir
Reação Motora
Responder - Executar
*
*
LIMITES E POSSIBILIDADES DOS MÉTODOS DE ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS
características
consequencias
*
*
Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.
Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário. 
Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol. 
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
*
*
 Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola. 
 Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial. 
 Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. A finta tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes