Buscar

TC A8.3 TIC

Prévia do material em texto

Disciplina: CCT0203 - TECNOL. INF. E COMUN 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) propõe a constituição de um Conselho Nacional de autoregulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político.
Analise as proposições abaixo e depois marque a que a SBC trata como princípios que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
I) O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
II) Um conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício de um profissional.
III) A área deve ser autoregulada.
	
	
	
	
	 
	As sentenças I e III estão corretas.
	
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	As sentenças I e II estão corretas.
	
	
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a sentença I está correta.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A SBC está trabalhando na constituição de um Conselho Nacional de Auto-Regulação, a ser formado por um conjunto de entidades representativas da Sociedade Civil com a finalidade de definir, manter um Código de Ética e aplicá-lo no setor de Informática, visando a proteção da Sociedade e defesa da Área do ponto de vista ético e político. Fonte: http://www.sbc.org.br, acessado em 17/10/2010 De acordo com cenário idealizado pela SBC para o exercício das atividades de Informática no País, assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	
	
	Os conhecimentos obtidos através da experiência em atividades da área conferem competência para exercer uma profissão, independente da formação acadêmica
	
	
	Regime de liberdade ao trabalho na profissão de Informática em todo o País
	
	
	Uso do controle de qualidade de produto para garantia da satisfação do consumidor
	
	
	Competência profissional e posse do conhecimento como principais diferenciais a serem utilizados pela Sociedade e pelas empresas na contratação de serviços profissionais
	
	 
	Desvalorização do diploma de cursos superior como instrumento diferenciador de capacidade tecno-científica e indicador de elevado potencial de competência profissional
	
	
	
		3.
		Analise as sentenças abaixo sobre a regulamentação de uma profissão da área de Tecnologia da Informação (TI) e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
I. Seguindo os preceitos constitucionais do livre exercício da profissão no Brasil, deve ter um caráter de excepcionalidade para não ferir a liberdade de trabalho do cidadão;
II. A regulamentação de uma profissão não necessariamente acarreta na criação imediata de um conselho ou órgão profissional;
III. A área de TI possui características particulares que devem ser consideradas quando se reflete e discute sobre a regulamentação da profissão.
	
	
	
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	 
	Somente as sentenças I e III estão corretas
	
	
	Somente a sentença I está correta
	
	
	Somente a sentença II está correta
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Há varias décadas, diversas propostas de lei são encaminhadas ao Senado e à Câmara dos Deputados com o propósito de regulamentar a profissão de analistas e técnicos na área de Tecnologia da Informação. Quem é a favor da iniciativa, baseia-se em no fato dos profissionais formados estarem vulneráveis a pressões de mercado que os façam aceitar propostas de salários inferiores, muitas vezes compatíveis com profissionais de nível médio. Por outro ladoa SBC (Sociedade Brasileira de Computação) é uma entidade que posiciona-se CONTRA o estabelecimento de uma reserva de mercado de trabalho, geralmente instituída pela criação de um conselho de profissão em moldes tradicionais (como CRM, CRC, CREA), pois pode levar a uma indevida valorização da posse de um diploma em detrimento da posse do conhecimento, pois muitos dos profissionais de TI não têm curso superior na área (análise de sistemas, ciência da computação, processamento de dados ou engenharia de software) e com isso não teriam méritos para estar na função. Dentre as sentenças abaixo qual estaria de acordo com o pensamento da SBC:
	
	
	
	
	
	Uma forma de resolver a questão é regular a área.
	
	
	A regulamentação deve ser compulsória, geral e irrestrita trazendo assim soluções para as atividades de TI no país.
	
	
	A melhor solução é a criação de um Conselho Profissional composto pelas entidades empresariais de TI, os sindicatos e as associações acadêmicas, que crie homologações voluntárias para as funções de TI.
	
	 
	Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao exercício da profissão de Informática que deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
	
	
	O Brasil não pode se basear em outros países para regulamentar a profissão de Tecnologia da Informação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Sociedade Brasileira de Computação pensa que não se precisa de registro específico da área para exercer a profissão e que poderia até causar estagnação da área, que envolve profissionais com diferentes formações e qualificações.
Analise as proposições a seguir e depois marque a alternativa correta:
I) Nos EUA a regulamentação foi amplamente discutida pela ACM e a conclusão a que chegaram foi que a regulamentação da profissão é prematura e não é uma forma efetiva de resolver os problemas de qualidade e confiabilidade de software.
II) Também nos EUA, a ACM entendeu que um registro profissional de TI deveria ser interpretado como uma garantia de capacidade e confiabilidade e que isso poderia ser facilmente atestado nessa área devido às particularidades das atividades em TI.
III) São exemplos para demonstrar que a formação específica não é um grande diferencial: Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web: físico e Dan Bernstein, autor do software servidor de e-mail qmail: matemático.
	
	
	
	
	
	Apenas as sentença II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	Apenas as sentença I e II estão corretas.
	
	 
	Apenas as sentença I e III estão corretas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Segundo informações publicadas no site da Sociedade Brasileira de Computação, qual das afirmativas abaixo é FALSA:
	
	
	
	
	
	A área deve ser Auto-Regulada.
	
	
	Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
	
	 
	Exercício da profissão de Informática deve ser exercido com a comprovação de educação formal.
	
	
	Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio do exercício livre da profissão.
	
	
	O conhecimento para exercer uma profissão na área de Informática pode ser adquirido ou não através de curso formal, seja ele de nível técnico ou de graduação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		No Brasil, a discussão sobre a regulamentação da profissão existe desde o início das atividades em TI, sendo as principais condutoras dos debates a Sociedade Brasileira de Computação - SBC e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologiada Informação - ASSESPRO. Cada uma destas entidades tem uma visão diferente sobre esta regulamentação
Analise se as proposições são verdadeiras ou falsas em relação ao pensamento da SBC:
I) Defende acriação de um Conselho Profissional composto pelas entidades empresariais de TI, os sindicatos e as associações acadêmicas, que crie homologações voluntárias para as funções de TI.
II) Defende que o exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal.
III) Pensa que a permanecer o "vácuo" legal, continuará a existir a "tentação" de criar cartórios por meio de projetos de lei "patrocinados".
IV) Pensa que a área deve ser autoregulada.
	
	
	
	
	
	V,V,F,F
	
	 
	F,V,F,V
	
	 
	V,F,V,F
	
	
	F,F,F,V
	
	
	V,V,V,V
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu na época que a profissão de analista de sistemas seja regulamentada. ¿Considero importantíssimo que a profissão, que é diferenciada e tem características específicas, deva ser regulamentada. O presidente determinou que fizéssemos um estudo específico para isso.¿. A declaração foi feita durante a inauguração da nova sede própria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Durante a cerimônia, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do presidente do Sindpd, Antonio Neto, cópia do projeto de lei do Senado PLS 607/07, de autoria do senador Expedito Junior (PR-RO), que regulamenta o exercício da profissão de Analista de Sistemas. ¿Precisamos de um Conselho Federal de Tecnologia da Informação, e sua criação deve ser uma prerrogativa do Executivo¿, disse Neto. Segundo estimativa do sindicato, há cerca de 600 mil profissionais de tecnologia no país. Complete as lacunas da sentença: O profissional da área de TI necessita de uma formação __________________ que abranja uma variedade de competências e habilidades para exercer a profissão, podendo citar como exemplo o processo de desenvolvimento de um _____________ que demanda o envolvimento de profissionais de diversas áreas e não somente da área de TI. Disponível em: http://computerworld.com.br/carreira/2010/01/25/dilma-rousseff-diz-que-profissao-de-ti-deve-ser-regulamentada/
	
	
	
	
	
	simplificada, equipamento
	
	
	básica, hardware
	
	
	especial, firmware
	
	
	profunda, sistema
	
	 
	multidisciplinar, software
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes