Buscar

TC A9.2 TIC

Prévia do material em texto

Disciplina: CCT0203 - TECNOL. INF. E COMUN 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia. A necessidade de inclusão digital está diretamente relacionada ao nível de __________________ da sociedade, que deve ter políticas bem definidas e estrutura de telecomunicações adequadas ao __________________ do processo de informatização.
 As palavras que melhor preenchem as lacunas são:
	
	
	
	
	
	aceleração / planejamento.
	
	
	relacionamento / plano.
	
	
	amadurecimento / objetivo.
	
	
	intenção / pensamento.
	
	 
	informatização / desenvolvimento.
	
	
	
		2.
		"No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual, crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização." (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010). A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste numa afirmação correta é:
	
	
	
	
	
	A globalização diminui a competitividade entre as empresas, especialmente quando envolve TI, que não necessita de grandes investimentos na área
	
	
	O processo de sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial do mero gasto com energia até ao uso planejado e sistemático dos recursos computacionais
	
	
	O mercado de trabalho para os profissionais de TI é próspero e apresenta muitas oportunidades. Apesar de nesse caso ser pouco importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades
	
	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	
	 
	O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Vivemos realmente em um momento de muitas transformações, não há como negar que estamos em outra Era. O trabalho atual se parece muito pouco com a forma mecânica adotada na Era Industrial. Tanto o comércio quanto as comunicações se caracterizam por ser extremamente dinâmicas. Cada vez mais o conhecimento é valorizado. Podemos prever que o acúmulo de informação, muito em breve, terá o mesmo valor que tinha o acúmulo de patrimônio há pouco tempo atrás. Passou-se a dar valor ao homem num todo, não somente a capacidade física que ele possui.
Uma das características ligada ao indivíduo nesta nossa Sociedade da Informação e do conhecimento é:
	
	
	
	
	
	Necessidade de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento da empresa.
	
	 
	Conhecimentos e habilidades ligados ao uso da TI.
	
	
	Tecnologia como instrumento gerencial.
	
	
	Forte comunicação de dados.
	
	
	TI inserida nas atividades operacionais internas, gestão e planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores, governo e consumidores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Podemos definir Inclusão digital como:
	
	
	
	
	
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	
	 
	É a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
	
	
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	
	É consumir recursos para produzir produtos sem prejudicar as necessidades e a vida das gerações futuras.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto a seguir: "A ____________________, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas."
	
	
	
	
	
	revolução digital
	
	 
	informatização
	
	
	sustentabilidade
	
	 
	inclusão digital
	
	
	globalização
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Um estudo sobre o grau de informatização de mais de 800 empresas brasileiras feita em 2013 constatou que o no índice de informatização os computadores são apenas ferramentas. Não basta só comprar e instalar computadores para obter imediatamente benefícios, é preciso usá-los adequada e efetivamente para conseguir melhorias nos processos empresariais. E usar adequadamente computadores não é somente questão de treinamento dos usuários. Envolve também o planejamento adequado do processo de informatização, a intensa participação e o comprometimento de usuários e executivos e um estado de permanente atenção para as possibilidades de melhorias e novos usos da TI nos processos. De acordo com Hu e Quan (2005), existem quatro visões que prevalecem em estudos a respeito de como a TI cria valor para a empresa.
A proposiçao que representa a visão de processos é:
	
	
	
	
	 
	Considera fundamentais os recursos de tecnologia da Informação e Comunicação com retornos garantidos de competitividade.
	
	
	Considera que os investimentos de TI criam vantagens competitivas sustentáveis através de capacidades e recursos estratégicos sem paralelo, singulares e peculiares ao contexto.
	
	 
	Considera que investimentos de TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
	
	
	Argumenta que investimentos de TI criam valor ao fornecer opções e flexibilidade para as empresas em contextos cada vez mais competitivos e incertos.
	
	
	Considera que a TI cria excessos de retornos sobre outros tipos de investimentos de capital.
	
	
	
		7.
		A informação na sociedade moderna é um bem de extrema importância, sendo um dos fatores responsáveis pela sobrevivência das organizações e, quando bem gerenciado, um forte fator de vantagem competitiva. É importante que os profissionais ligados a esta área sejam:
	
	
	
	
	 
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática, porém os usuários, não precisam terde forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática, e os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	
	Os elementos não vinculados à área de informática, cujas pessoas não necessitam ter fluência tecnológica e desenvoltura na utilização dos produtos digitais.
	
	
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		"Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é essencial que as pessoas pertencentes à população economicamente ativa, dominem as funções básicas de informática, tendo em vista que a expansão de setores da economia como o terciário, fez aumentar o uso de computadores, por isso não podemos mais ignorar a presença dessa ferramenta tão útil em nosso dia-a-dia." O parágrafo acima refere-se a qual dos seguintes conceitos?
	
	
	
	
	
	e-business
	
	 
	informatização
	
	
	sustentabilidade
	
	
	inclusão digital
	
	
	globalização
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Perguntas Recentes