Questionário 1 Alfabetizaçao e Letramento
4 pág.

Questionário 1 Alfabetizaçao e Letramento


DisciplinaAlfabetização e Letramento7.295 materiais57.598 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questionário 1 Alfabetizaçao e Letramento
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Das afirmativas abaixo:
 
      I.  O professor investigador e mediador é aquele que apressa, o quanto mais possível, a aquisição da escrita convencional pelos seus alunos.
     II.  O conhecimento do educador sobre as hipóteses que o aprendiz tem a respeito da língua escrita lhe possibilita propor jogos e atividades que desestruturam essas hipóteses e, por meio de conflito, assimilação e acomodação, um encaminhamento para a hipótese alfabética. 
    III.  A integração da criança com seus colegas nos trabalhos de sala de aula é essencial para a sua reflexão pessoal na reconstrução da língua escrita. Assim, é possível comparar, discutir, argumentar. O trabalho em duplas ou trios cria o que chamamos de grupos produtivos.
 
Estão corretas:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
    II e III.
   
	
	
	
	
	
	
	 
Justificativa: diante dos materiais de estudo apresentados, pode-se observar que a criança passa, conforme Emilia Ferreiro, por etapas na construção do conhecimento das fases da escrita. Nesse sentido, o professor, enquanto mediador, observador, vai criar situações de aprendizagem desafiadoras e coletivas.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	De acordo com os autores Cócco e Hailer (1996), a leitura e a escrita são instrumentos básicos de ingresso e participação do cidadão na sociedade letrada. Portanto, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
     são ferramentas facilitadoras da compreensão e comunicação do homem.
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: A
Fácil
Justificativa: as autoras defendem que a leitura e a escrita são a chave para a apropriação dos saberes conquistados historicamente pela humanidade, razão pela qual as chamamos de ferramentas de comunicação e compreensão.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Durante o processo de aquisição da leitura e da escrita, foram ditadas as seguintes palavras para um grupo de crianças: CÃO \u2013 GATO \u2013 VACA \u2013 GALINHA \u2013 CAVALO \u2013 TARTARUGA \u2013 BORBOLETA. Tendo como referência o texto trabalhado, marque com V (verdadeiro) e F (falso) as seguintes afirmações e escolha a sequência correta:
 
(  ) Mariana escreveu, respectivamente: CAOU \u2013 GATO \u2013 VACA \u2013 GALINA \u2013 CAVALU \u2013 TATARUGA \u2013 BOBOLETA. Portanto, encontra-se no nível alfabético deste processo.
(  ) Carla escreveu, respectivamente: LACAR \u2013 CLAAR \u2013 ALARC \u2013 LAARC \u2013 CLAAR \u2013 RALCA \u2013 ACAAR. Portanto, encontra-se no nível silábico deste processo.
(  ) Júlio escreveu, respectivamente: COU \u2013 HO \u2013 VK \u2013 HIA \u2013 KAO \u2013 AARH \u2013 OOLA. Portanto, encontra-se no nível silábico deste processo.
(  ) Mário escreveu, respectivamente: AAOU \u2013 EIOJ \u2013 FAGHLA \u2013 ALVIJE \u2013 EIOMNPI \u2013 SVMX \u2013 MIO. Portanto, encontra-se no nível alfabético deste processo.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
     V, F, V, F.
    
	
	
	
	
	
	Dificil
Justificativa: Mariana está na fase alfabética, praticamente escreve quase todas as palavras corretamente, com algumas pequenas trocas ou omissões que, com a intervenção do professor, poderá refletir e entender as convenções da escrita.
Carla não está no nível silábico, e sim no pré-silábico, pois percebe-se que ela já consegue diferenciar letras de números, mas usa um certo padrão de letras e as repete de maneira aleatória. Júlio também está na fase silábica, pois observa-se na sua escrita que registra letras com valor sonoro parecido com o que foi ditado ou anota a primeira e a última sílabas corretamente. Mário não está no nível alfabético, pois seu registro não reflete as palavras ditadas.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Em relação a Lev S. Vygotsky, pode-se afirmar que:
 
      I.  suas pesquisas apontaram para o papel da linguagem e da aprendizagem no desenvolvimento do indivíduo, cujo pensamento se constrói num ambiente histórico-cultural.
     II.  a relação do homem com o mundo não é direta, mas mediada; o professor é um mediador entre o aluno que aprende e o conhecimento.
    III.  preocupava-se em estudar o comportamento animal para entender a relação do homem com o macaco, por meio do entendimento da teoria evolucionista.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
    Estão corretas as afirmativas I e II.
	
	
	Alternativa correta: D
Média
Justificativa: as afirmativas I e II correspondem à teoria sociointeracionista. Somente a III não corresponde a essa teoria.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a afirmação abaixo e assinale o pensamento correto:
 
Emlia Ferreiro desenvolveu teses sobre as hipóteses do pensamento da criança a respeito da linguagem escrita.
 
A autora:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
          esclarece a compreensão de como funciona o código linguístico.
	
	Alternativa correta: C
Média
Justificativa: Emilia Ferreiro estudou o pensamento da criança na reconstrução do código linguístico, e seus estudos ajudam o professor a entender a lógica da alfabetização.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão:
 
Hoje é o primeiro dia de Bruna na escola. Ela vai para o Primeiro Ano do Fundamental de nove anos. Sua professora a recebe na entrada da escola e começam a conversar. A professora explica que Bruna fará uma atividade de escrita, registrando o seu nome no papel entregue, e que irá acompanhá-la em sua escrita.
 
Este procedimento descreve uma atividade para:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
    conhecer o que o aluno já sabe.
	
	Fácil
Justificativa: os textos orientam que o professor precisa iniciar suas atividades com atitudes que favoreçam saber o conhecimento prévio do aluno. Este será um bom começo \u2013 levantar os saberes de seu grupo. Podemos dizer que a professora está fazendo uma sondagem inicial.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Numa escola, quando da realização de uma reunião proposta pela coordenadora pedagógica, cuja pauta era a discussão a respeito de alfabetização, algumas professoras manifestaram-se com as seguintes falas:
 
Joana: \u201cA representação do processo pedagógico pauta-se em ler como sinônimo de decodificar; e escrever, de copiar\u201d.
Ana Flávia: \u201cSaber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos e pré-requisito para a cidadania\u201d.
Mônica: \u201cA contribuição de Piaget para a compreensão da elaboração do pensamento do ser que aprende apresenta o conhecimento como construído na interação do sujeito com o objeto de aprendizagem\u201d.
Cristina: \u201cEmilia Ferreiro vem desenvolvendo teses sobre as hipóteses de pensamento que a criança pode apresentar a respeito da linguagem escrita\u201d.
Adriana: \u201cAs ideias de Vygotsky sobre linguagem ajudaram a esclarecer as relações entre pensamento, linguagem, desenvolvimento e aprendizagem\u201d.
 
De acordo com nossos estudos, as professoras cujas participações estão coerentes são:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 Ana Flávia, Mônica, Cristina e Adriana.
	
	
	
	 
Justificativa: a única professora que está diferente do grupo é Joana, pois vê a alfabetização como uma técnica de memorização, desconsiderando as práticas sociais da escrita. Os outros professores estão fundamentados em autores e teorias para favorecer a prática docente.
 
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Sabemos que a sociedade tem o hábito de tecer críticas a respeito da alfabetização, sobretudo na atualidade, pois temos visto alunos que terminam o Ensino Fundamental escrevendo de forma precária. Assim, podemos afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
         muitos dos jovens brasileiros não conseguem se expressar por meio da escrita e nem entender um texto quando leem.
  
	
	Justificativa: segundo Magda Soares, temos vivido alguns
Alessandra
Alessandra fez um comentário
Obrigada que Deus abençoe sempre!
1 aprovações
Carregar mais