Buscar

APOL ANÁLISE DO DISCURSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL - Análise do Discurso
Questão 1/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A priori, a principal diferença seria que para o funcionalismo a língua é analisada no uso, nas situações comunicativas e como função que desempenha na frase, e não como estrutura estável e pressuposta e muito menos como aquisição inata, já que, para os funcionalistas, aprendemos o sistema linguístico subjacente ao uso, portanto, surge a oposição entre desempenho e competência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://gerandoletras.blogspot.com.br/2011/06/breve-introducao-ao-funcionalismo.html>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, qual é o pressuposto teórico que explica a relação entre linguagem e sociedade?
	
	A
	Estruturalismo.
	
	B
	Positivismo.
	
	C
	Marxismo.
	
	D
	Feudalismo.
	
	E
	Funcionalismo.
Questão 2/5 - Análise do Discurso
Leia o extrato de texto a seguir:
“No final dos anos 1960, Michel Pêcheux (1938–1983), então pesquisador da École Normale Supérieure (ENS Paris) propõe a teoria da análise de discurso, na França. Para a proposição de sua teoria, Pêcheux baseou-se em importantes estudos realizados por Canguilhem e Althusser”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/lep/article/viewFile/32465/17293>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à obra de Michel Pêcheux sobre Análise do Discurso, podemos afirmar que:
	
	A
	A publicação da obra de Labov deu início à análise da conversação francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística
	
	B
	A publicação da obra de Karl Marx sucedeu a análise cognitivista francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística ligada ao discurso e às práticas sociais.
	
	C
	A publicação da obra de Michel Pêcheux deu início à Análise do Discurso francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística, muito mais preocupada em analisar as questões relacionadas à língua, ao discurso e as práticas sociais.
	
	D
	A publicação da obra de Piaget deu início à pragmática francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística.
	
	E
	A publicação da obra de Monteiro Lobato deu início à gramática francesa no século XIX.
Questão 3/5 - Análise do Discurso
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A [Análise do Discurso Crítica] ADC estuda as interações sociais a partir da análise de textos. Não se trata de um estudo puramente sociológico, no entanto, nem de uma abordagem exaustivamente linguística dos textos. A [Análise do Discurso] AD como um todo se insere no limiar entre esses dois pontos, buscando a relação do elemento linguístico com o elemento social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/ensaios/003.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa que está de acordo com os princípios que norteiam as pesquisas na Análise do Discurso Crítica — ADC.
	
	A
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são: a investigação de problemas de cunho sociodiscursivos, a interdisciplinaridade e o interesse em desnaturalizar o funcionamento ideológico de textos.
	
	B
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são: a relação entre os gêneros textuais e a gramática de base normativa.
	
	C
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são as pesquisas voltados para a elaboração de regras gramaticais.
	
	D
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são: os métodos de correção de erros da fala e as pesquisas relacionadas à aquisição da fala.
	
	E
	Os princípios que norteiam as pesquisas na ADC são: a interferência dos meios sociais e culturais na boa escrita, os problemas de escrita de cunho concreto.
Questão 4/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Quando me refiro a uma linguística crítica, quero, antes de mais nada, me referir a uma linguística voltada para questões práticas. Não é a simples aplicação da teoria para fins práticos, mas pensar a própria teoria de forma diferente, nunca perdendo de vista o fato de que o nosso trabalho tem que ter alguma relevância. Relevância para as nossas vidas, para a sociedade de modo geral".
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200011>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à linguística crítica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O objetivo da linguística crítica era investigar a forma como os seres humanos aprendem a linguagem quando são pequenos.
	
	B
	A linguística crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas.
	
	C
	Investigar as relações entre a fala e a ortografia dos seres humanos na era mesozoica.
	
	D
	A linguística crítica se propunha a investigar apenas a língua escrita publicada em meios oficiais.
	
	E
	FALTANDO
Questão 5/5 - Análise do Discurso
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir:
“O contexto em que os interlocutores intercambiam significados não está desprovido de valor social. Na visão de Halliday, todo contexto verbal é uma construção semiótica, apresenta uma forma (derivada da cultura) que capacita os participantes a predizer características do registro predominante e, portanto, permite a compreensão mútua à medida que a interação prossegue”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/maluv_contexto_funcionamento_discurso.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação ao contexto, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os contextos culturais estão desconectados da linguagem, por isso, o contexto não interfere nessa relação.
	
	B
	As pessoas se comunicam umas com as outras em contextos interpessoais dotados de significados culturais que determinam o que dizemos.
	
	C
	Contexto se conceitua como cada cultura decide se comportar linguisticamente na sociedade.
	
	D
	Embora exista alguma relação entre contexto e linguagem, não existe uma base social que comprove isso.
	
	E
	As pessoas se comunicam por necessidade de dizer o que pensam umas as outras.

Outros materiais