Buscar

discursiva de História da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Atente para o seguinte excerto de texto: 
“Foi na Alemanha que, a partir de 1800, o termo ‘Romantismo’ recebeu sua primeira acepção artística, com Schiller (1759-1805) e, principalmente, de maneira decisiva, com Goethe (1749-1832), que estabeleceu a oposição essencial entre ‘clássico’ e ‘romântico’. Se o Romantismo não nasceu na França, foi todavia, a Revolução Francesa que fez explodir em toda a Europa, e, igualmente, no continente americano, um estado de espírito [romântico] que começara a grassar desde a última década do século XVIII — o ‘Século das Luzes’ —, e que se caracterizava, nas várias expressões artísticas, por um desdém, pela frieza e sujeição às normas acadêmicas do neoclássico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MUCCI, Latuf Isaias. A concepção romântica da arte. <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2009/12/A-concep%C3%A7%C3%A3o-rom%C3%A2ntica-da-arte.pdf>. Acesso em 22 mar. 2017. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Romantismo, responda: 
O que significa a expressão “espírito romântico”?
Questão 3
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Artistas de todo o mundo entraram em contato com o Impressionismo em Paris e levaram de volta consigo as novas descobertas, assim como a nova atitude do artista como rebelde contra os preconceitos e convenções do mundo burguês”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 418.
Considerando esse excerto de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e a América Latina sobre o Impressionismo, responda: 
Em relação às experiências ópticas, como se caracterizavam os trabalhos dos artistas impressionistas?
Atente para o seguinte trecho de texto: 
“Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais. O termo Renascimento, que advém da ideia de se ‘nascer outra vez’, tem sua origem fixada no expresso interesse que os homens dessa época tinham nas manifestações da cultura greco-romana. Para alguns que vivenciaram tal época, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média. Sob tal aspecto, observamos que o renascimento tinha uma expressa tendência humanista”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMBRICH, Ernst H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 02. 
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Artes Visuais, história e sociedade: Diálogos entre a Europa e a América Latina sobre a ciência e a arte na Renascença, responda: 
Por que houve uma transformação na temática das obras do período Renascentista?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes