Buscar

Direitos Humanos - ONU

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDADAS - ONU
Na bandeira figura o emblema oficial das Nações Unidas em branco num fundo azul. O emblema consiste numa projeção cartográfica ou azimutal polar, obtida sobre um plano, equidistante do mapa mundi e centrada no Pólo Norte, rodeada de ramos de oliveira. Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e o mapa mundi representa todos os povos do mundo. Branco e azul são as cores oficiais das Nações Unidas.
777 United Nations Plaza 44th street &, 1st Ave, New York 
 
A Sede da Organização das Nações Unidas está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos. Foi construída entre 1949 e 1952, com projeto dos arquitetos brasileiro Oscar Niemeyer e do franco-suíço Le Corbusier, localizada no setor leste de Manhattan. Ocupa cerca e 73 mil m2 de terra nas margens do rio East. O terreno foi comparado pelo valor de 8.5 milhões de dólares por John D. Rockefeller, Jr., que doou a propriedade à administração local. 
A propriedade ocupada pela sede das Nações Unidas e os espaços dos prédios adjacentes estão sob administração e controle da organização e não do governo estadunidense, sendo considerado território internacional. Contudo, em troca de obter serviços urbanos e de segurança prestados por Nova Iorque, as Nações Unidas optaram por acolher a maioria das leis locais.
ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO
Assembleia Geral
Competência: fazer recomendações sobre qualquer matéria objeto da Carta
Composição: todos os membros da ONU, com direito a voto.
Aprovação: maioria de 2/3 dos membros presentes e votantes
Secretariado
Chefiado pelo Secretário-Geral, principal funcionário administrativo da ONU, indicado para mandato de 5 anos pela Assembleia Geral. Ban Ki-moon, da Coreia do Sul, assumiu em 2006 e foi reeleito até 2016.
Conselho de Segurança
Competência: manutenção da paz e segurança internacionais por meio do envio dos “Capacetes Azuis” - militares que mantém paz em áreas de conflito.
Composição: 5 membros permanentes (China, França, Reino Unido, EUA e Rússia) e 10 não permanentes (Egito, Senegal, Japão, Uruguai, Ucrânia, Angola, Malásia, Venezuela, Nova Zelândia e Espanha), eleitos pela Assembleia Geral com mandato de 2 anos – todos com direito a um voto
Aprovação: voto afirmativo de 9 dos 15 membros
Conselho Econômico e Social
Competência: promover a cooperação em questões econômicas, sociais e culturais, incluindo os direitos humanos. 
Composição: 54 membros
Corte Penal Internacional
Tribunal Penal Internacional permanente (2002) em Haia, Países Baixos
Competência: julgar crimes mais graves cometidos por indivíduos: genocídios, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e os crimes de agressão. Sete nações votaram contra o projeto (EUA, China, Israel, Iêmen, Iraque, Líbia e Qatar).
Membros: 120 Estados
Corte Internacional de Justiça
Competência: principal órgão judicial da ONU versa sobre julgamento de Estados em crimes de genocídio entre outros direitos, inclusive os humanos, 
Composição: 15 juízes
DEZ PRINCIPAIS DOADORES DO ORÇAMENTO DA ONU
	
	Estado-membro
	Contribuição
(% do orçamento da ONU)
	 Estados Unidos
	22,000% (taxa teto)
	 Japão
	10,833%
	 Alemanha
	7,141%
	 França
	5,593%
	 Reino Unido
	5,179%
	 República Popular da China
	5,148%
	 Itália
	4,448%
	 Canadá
	2,984%
	Espanha
	2,973%
	 Brasil
	2,934%
	
Outros Estados-membros
	18,390%
A ONU é financiada a partir de contribuições voluntárias dos Estados-membros. A Assembleia Geral aprova o orçamento regular e determina a taxa para cada membro. O valor a pagar é amplamente baseado na capacidade de cada país, conforme seu Produto Nacional Bruto (PNB), com ajustes em relação à dívida externa e no caso de baixa renda per capita.
DIA A DIA NA ONU
A moeda corrente no território das Nações Unidas é o dólar americano. Da mesma forma, devem ser seguidas as tarifas postais dos Estados Unidos. As Nações Unidas definem árabe, inglês, francês, russo e espanhol como os seis idiomas oficiais da organização.
A Administração Postal dos Estados Unidos emite selos para uso exclusivo das Nações Unidas, bem como seus Estados membros fazem suas homenagens postais.
PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU
O prédio da Assembleia Geral, sede da Assembleia Geral das Nações Unidas, abriga o plenário da Assembleia Geral e possui capacidade para 1.800 pessoas assentadas. Com 50 metros de altura e 35 metros de largura, é a maior sala no complexo. O plenário é adornado com murais do artista francês Fernand Léger. Atrás da tribuna, há um emblema das Nações Unidas forjado em ouro. O telhado do prédio possui 23 metros de altura e é encimado por um discreto domo. Cada uma das 192 delegações ocupa seis assentos no plenário principal.
ONU E OBRAS DE ARTE: NÃO VIOLÊNCIA
O complexo da ONU é notório também por seus jardins e esculturas externas. Um ícone é a obra do artista sueco Carl Fredrik Reuters Ward, escultor do revólver com o cano amarrado em um nó exposto na sede da ONU em Nova York, falecido aos 81 anos. 
O artista criou o Colt Magnum 357 com o cano amarrado em um nó como símbolo da paz, após o assassinato em Nova York de seu amigo John Lennon, morto a tiros em 8 de dezembro de 1980 por Mark Chapman. 
Luxemburgo, que adquiriu uma das primeiras versões da escultura, doou a peça em 1988 às Nações Unidas. Há outras versões da obra na Alemanha e Suécia.
SINO DA PAZ
Pesando 116 kg, com uma altura de 1 metro e 0,6 metro de diâmetro na base, o metal do sino foi obtido a partir de moedas e contribuições individuais doadas por delegados de 60 nações e coletadas por crianças, que estavam assistindo a 13 ª Conferência Geral das Associações das Nações Unidas realizada em Paris, França, em 1951. Inscrito em um lado do sino são os caracteres japoneses que dizem: Viva absoluta paz mundial! 
O sino está instalado em um santuário Shinto-like feito de madeira de cipreste e está localizado em uma área de jardim ao norte-oeste da sede do secretariado na sede da ONU em Nova York na A base de pedra para a estrutura do Sino da Paz foi doado por Israel.
GUERRA E PAZ DE PORTINARI
Outra obra de destaque são os painéis do artista brasileiro Cândido Portinari intitulados Guerra e Paz. Os painéis estão expostos no salão dos delegados: o conjunto é composto por dois painéis de aproximadamente 14 x 10 m cada.
Encomendado pela United Nations Association of the United States of America como um presente às Nações Unidas, Portinari planejou executar a obra em solo estadunidense; no entanto, por problemas com o visto, o artista teve de realizá-los inteiramente no Rio de Janeiro. Após a conclusão, em 1957, os painéis foram levados para a sede das Nações Unidas, onde permanecem até os dias de hoje.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes