Buscar

Psicologia da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia da aprendizagem
	A aprendizagem é sobre tudo um processo de adaptação e é fundamenta na sobrevivência da espécie humana. Ao logo dos tempos a observação do comportamento humano garantiu a modificação dos processos de aprendizagem que evoluem a medida que o homem sai de sua zona de conforto e na tentativa de voltar ao seu estado de acomodação ou bem estar anterior o homem cria uma ferramenta chamada de aprendizagem.
	A forma como vemos a natureza as pessoas e as relações que temos com estes reflete nossa visão do mundo que nada mais é do que o conjunto de nossas aprendizagem, sobre esta óptica tentamos entender e aprimorar o processo pelo qual adquirimos o conhecimento.
	Para entendermos e explicarmos o processo de aprendizagem ao longo do tempo, sugiram vários estudos e teorias, as quais tentarei sintetizar neste artigo.
	A humanidade vem aprimorando os chamados meios de aprendizagem tendo em vista da importância deste processo na sobrevivência e evolução de sua raça humana. Para os teóricos a aprendizagem é uma ação de resposta a uma situação de desequilíbrio que quando for retomado passamos a adotar esta solução ao nosso cotidiano.
	São vários os meios pelos quais adquirimos o conhecimento, no geral esse processo se dar de modo, dinâmico, continuo, global, pessoal de forma gradativa e sob caráter processual.
	Dentre as várias concepções de aprendizagem podemos citar o INATISMO teoria que diz que “o homem já nasce pronto” quer disser que ou nascer a pessoa já traz dentro de si tudo o que é necessário para o aprendizado.
	Já o AMBIENTALISMO OU EMPIRISMO é o oposto afirma que o indivíduo aprende com o meio em que vive a medida que interage com ele.
	O INTERACIONALISMO é o meio termo entre as teorias já citadas afirmas que a pessoa traz consigo ou nascer ferramentas que propiciam a interação com o meio.
Por sua vez o BEHAVIERISMO é uma teoria fundamentada no empirismo, esta teoria afirma que o comportamento e a aprendizagem está condicionada ao ESTIMULO-RESPOSTA ou seja todas as nossas ações é uma reação a uma ação que nos foi posta.
	Por fim percebemos que em ambas as teorias existe um ponto em comum o de que os processos de aprendizagem desenvolve um papel central na evolução do ser humano já que aprendemos a medida que nos adaptamos ou meio e isso só é possível porque trazemos conosco algumas das ferramentas necessárias a esse processo de aprendizagem. 
Aluno: José David da Silva Gomes 
Icó 24 de junho de 2016

Outros materiais