Buscar

AV 2014.4 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	
	1a Questão (Ref.: 201405770875)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O contexto escolar atual exige que o processo de aprendizagem considere o aluno pesquisador, ativo, capaz de trabalhar em equipe de forma cooperativa e compartilhada. Como professores poderiam estimular os alunos a atingir este objetivo?
		
	
Resposta: Durante muito tempo o professor foi aquele que se mantinha longe do aluno e em uma situaão de hieraquia. Hoje oprofessor é aquele que conhece seu aluno, precisa saber um pouco de sua historia de vida e é mais proxino, ese é o quadro de um professor atual, porém sabemos que ainda tem os tradicionais. Através da participação,do envolvimento e do afeto e todo um planejamento ativo, elaborado em práticas diversar como: seminários, aula de campo, pesquisa com apresentação, leituras e muito mais, desperta o interese do aluno em buscar mais. Não podemos deixar de falar nas tecnologias que muito ajudar nas pesquisas, contribuido de forma positiva.
	
Gabarito: O aluno deve dissertar que o conhecimento adquirido pelos alunos esteja pautado em suas vivências e articulados a sua realidade social. Um conhecimento funcional, que contribua na prática para o desenvolvimento de novas competências e habilidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405295085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O grande número de excluídos do acesso ao conhecimento socialmente valorizado, dos espaços reconhecidos da vida social, bem como a marginalização de conhecimentos socialmente produzidos, mas não reconhecidos e validados, vão fortalecendo a necessidade de engendrar mecanismos de intervenção na dinâmica da inclusão/exclusão social. O processo de avaliação do resultado escolar dos alunos e alunas está profundamente marcado pela necessidade de criação de uma nova cultura sobre a avaliação, que ultrapasse os limites da técnica e incorpore em sua dinâmica a dimensão ética (ESTEBAN, 2000, p. 8). Existe relação entre o fracasso escolar com o processo avaliativo nas escolas brasileiras? Justifique sua resposta apoiando-se na citação de Esteban.
		
	
Resposta: A avaliaçõa precisa ser repensada como uma forma de contribuir para o conhecimento e não para o processo de inclusão ou exclusão do aluno. tomemos como exemplo um aluno que foi reprovado em ciência e justo repetir todo o ano letivo, onde ele foi aprovado em outra materias. A avaliação feita no cotidiano contribuir para avaliar melhor,mesmo sendo mais trabalhosa, do que a avaliação feita em formato de prova que reprova ou naõ. Resumindo a avaliação é um proesso dinâmico contruido no cotidiano.
	
Gabarito: Sim, o processo avaliativo deve estar em consonância com os aspectos culturais, sociais e econômicos. Tal processo precisa estar contextualizado com o cotidiano do grupo e propiciar descobrir avanços e retrocessos dos alunos, visando elaboração de novas estratégias para a continuidade de um trabalho consciente e proveitoso para todos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405286721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acreditamos que constantemente estamos diante de situações concretas que nos fazem avaliar um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte etc. Dessa afirmação podemos deduzir que:
 
		
	 
	A avaliação sempre deve estar relacionada a um determinado objeto/processo;
	
	Avaliação é um processo natural, automático, que não exige reflexão.
	
	Não há diferença entre avaliar uma obra de arte e uma comida típica
	
	A natureza do objeto avaliado não interfere no processo de avaliação.
	
	O sentido do termo avaliação está restrito aos processos educacionais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405166507)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto à avaliação educacional marque o item INCORRETO que complementa a frase a seguir. "No processo de avaliação escolar o profissional da educação necessita..."
		
	
	Detectar o que vai ser avaliado, estabelecendo os critérios e condições de avaliação de acordo com a realidade.
	
	Conhecer as sugestões de avaliação propostos nos PCNs enquanto referência na qualidade do ensino-aprendizagem.
	
	Conhecer os alunos para uma avaliação inicial ou diagnóstica.
	
	Avaliar o conhecimento formal adquirido na escola e informal, adquirido com as experiências do cotidiano.
	 
	Trabalhar conhecimento linguístico e matemático diariamente, garantindo, assim, a aprendizagem.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405166526)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola é um local privilegiado para a construção de conhecimento e valores, que possibilitam a compreensão da nossa sociedade e a organização da ação educacional com vistas à equidade, à autonomia e, consequentemente, à inclusão dos indivíduos na vida cidadã.
Considerando a avaliação da aprendizagem um desafio para o educador, assinale a opção que NÃO está adequada à concepção de avaliação como processo interativo.
		
	
	A avaliação é o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem diferentemente porque têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender.
	
	Avaliar, então é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos...) é conhecer o sujeito e seu jeito de aprender.
	 
	É recomendável se desvincular a avaliação da prática educativa, pois ela é muito importante no processo ensino aprendizagem. Sua eficácia nesse processo se dá, quando a prática da avaliação se resume na realização de provas e atribuições de notas.
	
	A avaliação deve ser focalizada como um processo orientador que deve ser a reflexão transformada em ação. Ação essa que nos impulsione a novas reflexões.
	
	A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405154636)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos: 
I - democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior; 
II - possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio;
III - possibilitar ao Estado desenvolver políticas de valorização do magistério no Ensino Médio e, consequentemente, a melhoria de sua qualidade. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente o enunciado I está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405154642)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das teses que sustentam as nossas discussões é a de que os critérios determinam o resultado da avaliação. Sendo assim, analise a seguinte situação do cotidiano: 
Arnaldo, ao chegar em casa, reuniu a família e deu a notícia de que havia chegado a hora de comprar a casa própria e precisava escolher uma das três casas encontradas por ele em sua pesquisa. Contudo, não sabia qual escolher e resolveu fazer o seguinte: mostrar as fotos de cada casa e onde elas se localizavam. Ao final, cada um deveria apresentar um motivo para que se comprasse uma das três casas. 
Julia, de 16 anos, escolheu a casa amarela e disse: 
- Ela é mais bonita que todas as outras, pois tem duas colunas na varanda da frente da casa. 
Qual o critério que determinou a escolha da Júlia?
		
	
	SocialÉtico
	 
	Estético
	
	Entretenimento (lazer)
	
	Econômico
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405166539)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A função de diagnóstico na avaliação mediadora escolar permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação docente que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Na prática escolar cotidiana, a função diagnóstica possibilita:
		
	 
	informações sobre como está conduzindo o processo de ensino no início e durante o ano letivo e replanejar as atividades sempre que necessário
	
	controlar a turma por meio de provas e quantificação de resultados
	
	controlar os alunos indisciplinados por meio de exercícios complexos
	
	a apreciação quantitativa das atividades propostas
	
	sua utilização apenas no início do ano letivo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405278110)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa perspectiva educacional crítica e inovadora, a avaliação educacional assume novas funções. Nesse contexto, a respeito da avaliação, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	A prova com questões objetivas é considerada o instrumento mais adequado para uma avaliação contínua e qualitativa.
	
	A avaliação pode indicar dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem de determinado conteúdo.
	
	A avaliação fornece ao professor um diagnóstico sobre o estágio de desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos pelos alunos.
	
	A avaliação é um processo dinâmico, que deve ocorrer durante todo o processo de ensino aprendizagem
	
	A avaliação do processo ensino-aprendizagem fornece subsídios para o planejamento das atividades escolares pelo professor.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405174320)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Admite-se a avaliação da prática vivenciada entre educador-educandos no processo de grupo e, às vezes, a autoavaliação feita em termos de compromissos assumidos com a prática social (Libâneo, 1983, p.15). 
O pensamento acima expressa a concepção de avaliação de qual tendência pedagógica?
		
	
	Liberal Tradicional
	
	Progressista Libertária
	 
	Progressista Libertadora
	 
	Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
	
	Liberal Tecnicista

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes