A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação STORYTELLING

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:  STORYTELLING
	Avaliação:   Data: 15/11/2016 11:41:48 (A)      Critério: AV
	Aluno: 
	Nota da Prova: 3,0       Nota do Trab.: 2,5      Nota de Partic.: 2,5
	
	 1a Questão (Ref.: 663449)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Ithiel de Sola  Pool, um processo chamado "convergência de modos" está tornando imprecisas as fronteiras entre os meios de comunicações ponto a ponto, surgindo assim um novo meio de contar história. Quais seriam os recursos para criar estratégias de integração para histórias imersivas? Analise as alternativas abaixo, a seguir assinale  a opção correta.
I- De que a convergência deve ser compreendida apenas como um processo tecnológico que une múltiplas funções dentro dos mesmos dispositivos. Ela representa uma transformação cultural, um novo sistema de mídia em que os espectadores são incentivados a procurar informações e realizar conexões entre conteúdos múltiplos e dispersos.
II-O planejamento e execução de um projeto transmídia passam muito perto do que se faz em um planejamento tradicional, mas o foco deve ser como engajar o espectador (muitas vezes coprodutor) na história.
III- É importante incentivar o uso e o cruzamento das ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) ao processo de produção. Os dados sociais devem ser usados como ferramenta pelos produtores, com o suporte de softwares de análise de Business Inteligente (BI), voltado ao conteúdo, chamado de Content Inteligence (CI).
		
	
	Somente I é verdadeira.
	 
	Todas são verdadeiras 
	
	Somente II é falsa. 
	 
	II e III são verdadeiras 
	
	Todas são falsas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 663428)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Contar uma boa história é uma poderosa ferramenta para se conseguir resultados impressionantes em todos os setores. Por isso, muito tem se falado sobre storytelling, que significa:
		
	
	As novas tecnologias não criarão condições para a convergência de todas as narrativas em uma mesma mídia, com os computadores conectados.
	
	A arte de contar histórias -  em uma grande produção, utilizando apenas a mídia impressa,  para o mundo corporativo globalizado.
	 
	A arte de contar histórias - na indústria da produção de conteúdo para TV, cinema, vídeo para a internet, publicações em geral, para a mídia impressa e digital e para o mundo corporativo como um todo.
	
	A influência que as mídias e formatos de storytelling exercem uns sobre os outros criou as condições para a narrativa do século XXI, conhecida como convergência das mídias impressas.
	
	Perceber que as mídias digitais não exercem influência sobre a comunicação humana e os formatos das histórias, como ocorriam nas oralidades.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 630159)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No ramo da produção de conteúdo,  a mudança foi radical. Como bem justificou a Revista Time em 2006, o usuário da internet - Você - tomou as rédeas do mercado mundial de mídia e passou a participar, produzindo e compartilhando conteúdo de forma massiva. Sendo assim podemos afirmar:
		
	
	Chama-se "Viral" conceitos básicos da comunicação conectada por computadores. Participação do usuário por comentários, fóruns ou em um grau mais avançado na geração de conteúdo (CGU: Conteúdo gerado pelo usuário).
	 
	A sociedade contemporânea tem a consciência que a internet trouxe ao usuário a possibilidade de se comunicar universalmente e ainda se tornar o co-autor contribuindo com o conteúdo.
	
	Nesse mundo de conteúdo compartilhado, ganha status o conteúdo feito a múltiplas mãos e o direito autoral ganha espaço.
	
	Chama-se "Capital Social" uma mensagem que se propaga instantaneamente. Na internet ganham forma de vídeos inusitados e de humor, cartazes criativos e em geral com alguma comicidade ou alto grau de novidade. Permeiam a vida offline.
	
	O conteúdo digital pode ser reutilizado sem perda, o que criou as condições para processos mais dinâmicos, eficientes e, portanto, favoreceu as produções para diferentes meios, que é uma marca das mídias digitais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 804131)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Enquanto a TV é uma mídia de fluxo, a Web se torna uma mídia de banco de dados, mudança fundamental para o novo modelo de produção de conteúdo do século XXI.
Com base no estudo realizado e no fragmento do texto acima, podemos afirmar:
		
	
	O YouTube tem como função  apenas  distribuições de vídeos, não é uma ferramentas de edição.
	 
	A interatividade proporcionada pelas tecnologias digitais é peça fundamental nos dias de hoje não só para o ciberespaço, mas também para os ambientes offline.
	
	Os profissionais que trabalham com a produção de vídeos, terão sempre o mesmo perfil, não havendo necessidade de mudanças, mesmo produzindo para a sociedade contemporânea.
	
	Hoje a maior procura dos exibidores e anunciantes é por um modelo de programação é apenas a beleza das imagens, conquistando os consumidores.
	
	Na produção o conteúdo não precisa ser interativo, devemos levar em consideração e apenas os guias dos produtores na escolha das opções.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 630684)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Almeida (2003) acentua as mudanças trazidas pela interatividade tecnológica: "interação mediada via tecnologias de comunicação é um novo meio de construir relações, de identificar simbolicamente grupos, de simular movimentos e atitudes e de transformar a condição da aquisição de conhecimento e de participação. Noções de interatividade dão o tom de supremacia para aqueles serviços, empresas e produtos que a possibilitam ou a comercializam. Nesse caso, surge a necessidade de reaver as aparências desse fenômeno, suas relações, seus imbricamentos e a legitimidade dos argumentos que o sustentam".
Com base na afirmação do autor acima e o conteúdo das nossas aulas, analise as frases e após assinale a opção correta:
I a produção de conteúdo interativo, essas características devem ser levadas em consideração e serem os guias dos produtores na escolha das opções de interatividade ao longo da narrativa.
II Uma das características do conteúdo feito exclusivamente para a internet ou para a hipermídia é a individualidade, a possibilidade de navegação e escolha do momento de interação com a história.
III A produção de histórias interativas em vídeo exige mudanças em toda a cadeia, desde a formação dos profissionais, uma vez que os roteiros mudam de formato, passando pela atualização dos softwares de edição e pela formação do público.
		
	
	Todas são verdadeiras
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	II e III são verdadeiras
	 
	Somente II é falsa.
	
	Todas são falsas.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 663489)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Também conhecida como IoT e considerada a nova Revolução Industrial,______________ , exigirá sistemas de informação e entretenimento um pouco mais sofisticados, abrindo portas para aplicativos que promovam a interface homem-máquina.
Assinale abaixo a opção para completar o fragmento do texto
		
	
	A realidade virtual
	
	A TV inteligente
	 
	A internet das coisas
	
	A ferramenta YouTube
	
	A Web semântica
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 663479)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na nossa sociedade de conhecimentos, os projetos de storytelling digital revolucionam os formatos da informação documental e o mundo das notícias. Sendo assim podemos afirmar:
		
	
	Com a avalanche de informações que chegam das mídias sociais e sites na internet, o jornalista não devem se preocupar em mudar os seus métodos de trabalho.
	 
	A internet se tornou a mídia central do século XXI e trouxe mudanças não apenas na gestão das redações e no formato das notícias, mas também no papel do jornalista.
	
	Muitos projetos de jornalismo com a participação indireta do público se multiplicaram pela rede mundial

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.