Buscar

Terceiro setor é uma linguagem utilizada para indicar sociedade civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Terceiro setor é uma linguagem utilizada para indicar sociedade civil,
1º setor - estado está presente estimulando todos os demais setores ,o Estado está estimulando economia, regulando o mercado, o Estado quando se relaciona com a sociedade estimula o 3º setor na forma de atuação, o estado pode estar presente regulando o mercado ,evitando aumento de preço, porém o estado quando se relaciona com a sociedade ,ele estimula o 3º setor a atuar em colaboração ,é comum associar a participação , o chamamento da sociedade civil para fiscalidade (fiscal o tesouro ,o estado ) uma política de para fiscalidade ,é uma política que trabalha uma organização paralela ao estado e de apoio ao estado .exemplo : as empresas públicas e as sociedades de economia Mista ,para corrigir uma falha ,o mercado tem pouca capacidade investimento na agricultura ,então o estado corrigi através de um apolítica para fiscal (como Banco do Brasil ,caixa ) ou mesmo com subsídios . o Pais possui uma falha especifica na mobilização social ,para participar de algumas atividades de interesse do estado (exemplo :assistência social) o ideal que a sociedade se mobilize ,a sociedade via de regra não tem esse poder de mobilização, ou quando tem pode ser feito de forma direcionada, contenciosa .então o estado vai usar a para - fiscalidade para estimular, e a sociedade venha , e institucionalmente participe em colaboração com estado ,a regra e que estado faça convenio aleatórios ,perdidos com quaisquer entidades ,convênios ,exemplo : através da associação protetora de mulheres gravidas ,o convênio vai ser um instrumento , o tribunal de contas que vai fiscalizar a aplicação do dinheiro público ,porém não é este o modelo que se cria ,dede o final do governo do Fernando Henrique o estado se viu na situação de estabelecer uma política de chamamento ao 3º setor através de 2 tipos de entidades que seriam credenciadas ,só que isso não vingou .que são as organizações sociais, e as OSCIP ,Organização Social Civil Interesse Público , organização da sociedade civil de interesse público ,lei especifica estabeleceu a possibilidade do estado credenciar entidades que recebam essa intitulação, esse é o modelo de parceriedade eu estimulo a entidade e ela vai gerir insumos ,sem intuito de lucros ,e por outro lado ,eu tenho já um sistema pré-constituído de parafiscalidade que recebe recursos direcionado pelo estado a partir de uma previsão constitucional ,que é o apelidado sistema S . 
Sesi /Senai ,Sesc/Senac , Sest/Senat , SENAR,SEBRAE, são entidade que já colaboram com o estado , são exemplo de chamamento ao 3º setor para ,mediante destinação de recurso públicos contribuir com o estado . O Sistema Sesi/Senai é dede 1946, foram grandes formadoras de mão, até hoje são elogiados, é um modelo tipicamente administrado pela sociedade, quem é a sociedade nesse caso, não é tão a sociedade, são as confederações patronais, as confederações tem uma delegação legal de criar essas entidades sociais, para um grande modelo entidades sociais, é logico que esse modelo tem algumas distorções ,que até o governo Federal foi estabelecendo uma comissão . o Sistema sesi/senai foi formado para capacitar mão de obra mas sempre cobrou por isso ,mas sempre cobrou ,agora só cobra, se cobra se for com os recursos próprios dele ,porque o que ele recebe da contribuição patronal ,ele é obrigado a reverter ,para fomentar e capacitar ,ele prestam assistência social ,o sesc tem um colégio para os trabalhadores do setor de comercio e serviço, esse sistema é um modelo de sucesso, ele é antigo iniciou na década de 40,já o sistema de OS e OSCIP é novo ,é quando o poder público transfere a gestão de Hospitais, para associações formada por médicos ,ou gestores da área de saúde, objetivo não é gerar lucros ,objetivo é não verificar a perda de recursos públicos, eu vou criar um modelo onde a eficiência do dinheiro público aplicada ,melhor porque eu vou ter menos profissional faltando ,vou ter que prestar contas ao tribunal de contas .OS e OSCIP são títulos e não uma natureza jurídica em si ,então essa palavra ong é um apelido ,para associações ou fundações .
O sistema S já existe e de certa maneira, são entes de cooperação. Também o apelido de serviços sociais autônomo, eles são colaboradores, não fazem parte da ADM indireta. Natureza jurídica, o sistema S não é autarquia, nem associação e nem fundação, a natureza jurídica deles é ente de cooperação, é a terceira espécie que são os entes de cooperação que está na esfera da sociedade civil elas tem previsão constitucional. Natureza especifica do sistema S, pessoa jurídica de Direito privado. Artigo 240 e 195 da CF. no nosso ordenamento jurídico pessoa jurídica sem fim lucrativo, são associações, fundações tipicamente criada pela pessoa de direito privado e os entes de cooperação. São contribuições sociais previstas no artigo 195, percentual descontado dos empregadores. Do que o INSS arrecada a cada ano 2% vão pro sistema Sé um valor razoável. A contribuição social e do empregador, porque a do empregado, é obrigado a ir para o regime de aposentadoria. Área de atuação, formação de mão de obra, para a categoria que representar, assistência social, aos empregados que estiverem vinculados a confederação que as mantém. Como se cria essas entidade, Existem três etapas para a criação de uma entidade do sistema S:
Autorização legislativa, poder executivo apresenta um projeto de lei no congresso nacional + controle patronal, depois desta autorização legislativa, a confederação patronal vai estabelecer e registrar o estatuto sua excelência o presidente da República tem que aprovar o estatuto da organização, (ex: SESI confederação nacional da indústria). Após todo esse processo é criada a entidade do sistema S, o presidente da confederação Patronal é o presidente do serviço social seja qual for, ou do serviço de aprendizagem. Ele é remunerado, nos estados existem os conselhos deliberativos regionais cada estado tem sua estrutura.
Controle – tribunal de contas aprova as contas anuais do sistema S, porque recebe valores públicos, de acordo com artigo 71
Pessoal contratação celetista, processo de contratação pessoal, não é obrigatório concurso público, é obrigatório o processo de contratação impessoal
Contratação de bens e serviços, não é obrigado a realizara licitação na forma da Lei 8.666/93 (lei extremamente formalista) ou seja não sujeição a lei de licitações. Porem tem que ter um regulamento impessoal de contratação, regulamento que faça pelo menos uma submissão a um procedimento impessoal de compra de bens no mercado.
Privilégios tributários – as entidades do sistema S, possuem privilégios tributários, elas possuem isenção de tributaria ou fiscal. Porque elas são entidades sem fins lucrativos 
APEX,ABDI e ANATER ,tem nomes de agencias ,mas com conceito assistencial .	
OS : organizações sociais ,
OSCIP: organizações da sociedade civil, de interesse público.
Natureza jurídica não existe OSCIP ou OS são associações ou fundações que recebem um título de OS ou OSCPI. A lei que prevê o credenciamento de OS é lei 9.637/98.OSCIP organização de interesse público lei 9.790/99
Área de atuação, educação, cultura, esporte e lazer, assistência social, saúde (OS), porem quando se trata de OS há possibilidade de delegação de alguns serviços públicos, alguns serviços públicos podem ser delegados, principalmente aquele que não exige tarifação. 
Na OSCIP tem uma área de atuação que a OS tem menos, que é a questão do voluntariado, implementação de modelos produtivos ,promoção dos direitos fundamentais .o instrumento que formaliza a parceria entre a OSCIP e a união ,é o termo de parceria .o responsável pelo acompanhamento ,pelo credenciamento ,dessa OSCIP é o ministério da Justiça (é somente federal) .Instrumento formalizado pela OS(pode ser Federal ,estadual ou municipal) contrato de gestão nele estará as obrigações que ela terá que cumprir (geralmente dura 10 anos ) ,quem formaliza qualquer ministério de acordo com a área de atuação . Pessoalseletivo. Obs. A lei que prevê (só o credenciamento) a possibilidade delas existirem, somente a união poderá contratar por dispensa de licitação a OS ou OSCIP.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes