Buscar

Construção com Contêineres

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dois tipos de contêineres podem ser usados para construção: O contêiner marítimo comum, feito de aço corten, muito resistente à corrosão mas com deficiente isolamento térmico e acústico. O Outro tipo é o contêiner reefer, usado para transportar carga congelada, mais caro com melhor isolamento.
Regulamentação
Os alvarás e licenças para uma construção de container são os mesmos de alvenaria, obtidos junto à prefeitura. No entanto, você pode enfrentar problemas em algumas cidades, já que trata-se de uma construção pouco usual.
Planos, elevações, topografia, rede de esgoto, energia e desenhos estruturais são os documentos básicos para começar.
Área, dimensões e empilhamento
A área do terreno deve ser capaz de comportar os containers, com espaço para as manobras dos guindastes que fazem a conexão entre os módulos.
Os containers são geralmente medidos em pés, variando em 20 e 40. Os de 20 apresentam as seguintes dimensões: 6 m x 2,4 m x 2,6 m de altura, enquanto os de 40 variam em 12 m x 2,4 m x 2,6 m, 12 m x 2,4 m x 2,9 m e 6 m x 2,4 m x 2,6 m de altura, dependendo da antiga função do container. Os que mantinham estruturas de refrigeração nas docas, por exemplo, costumam ser menores.
As unidades são pintadas com tinta anti-ferrugem e encaixadas através de um sistema de engate. Os conteineres podem ser combinados, basta cortar o piso, paredes ou teto para criar aberturas e novas conexões.
O limite de empilhamento costuma ser de 5 (1 + 4). Mais andares exigem cálculos estruturais adicionais, que complexificam a obra.
Fundação, terraplanagem e impermeabilização
A maioria das obras com containers dispensam fundações, o que também preserva a característica de mobilidade do projeto. Geralmente, a construção é apoiada em quatro pontos estruturais, as sapatas.
A terraplanagem é rápida e econômica. A maioria dos projetos construídos prevê um platô único, utilizando um sistema de compensação de corte (50 cm) e aterro (até 80 cm), que podem ser realizados em até um dia, com limpeza inclusa.
Como não há grandes movimentos de terra, o relevo natural do terreno é respeitado, preservando o solo e lençol freático. Com a construção de containers, 85% do terreno fica permeável, permitindo o escoamento da chuva. Para que o projeto seja ainda mais sustentável, um sistema de coleta da água da chuva pode ser instalado.
Mão-de-obra especializada também é exigida, tanto para operar os guindastes quanto no corte do metal para portas e janelas.
Cortes (janelas, portas, aberturas)
Em todos estes passos, a mão de obra tem que ser especializada, mas deve ser destacada no corte de janelas, portas e aberturas, já que comprometem a estrutura do container.
Todo recorte deve ser reforçado, geralmente com steel frame, senão os painéis ondulados que sustentam o container desabam. Colunas e vigas também serão necessárias dependendo do tamanho das aberturas e cargas do projeto.
Instalações elétricas, hidrosanitárias e isolamento térmico
Feitos de aço, os containeres tem a característica de conduzir bem o calor, exigindo algum tipo de isolamento térmico. Há muitas opções no mercado, desde as mais comuns como lã de vidro, poliuretano, EPS às inovações ecológicas como o Isoft, feito de garrafa PET.
Estes isolantes são colocados em forma de “sanduíche” entre a estrutura e placas de cimento, OSB e até mesmo Dry-Wall. Nestes vãos também são instalados a fiação elétrica e canos hidrosanitários.
Outras informações:
O container pode ficar até 40% em balaço.
Bibliografia:
 http://sustentarqui.com.br/dicas/construcao-em-container/ 
https://www.hometeka.com.br/inspire-se/8-dicas-de-arquitetura-e-construcao-com-containers/

Outros materiais