Buscar

AV2 FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Avaliação:  Data: 25/05/2016 18:18:32 (A)      Critério: AV2
	Aluno: 
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0      Nota de Partic.: 0
	
	 1a Questão (Ref.: 623947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como atua a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)?
		
	
Resposta: Tem o objetivo de colocar as pequenas e médias empresas brasileiras no comércio internacional, alavancar suas exportações e lucros.
	
Gabarito: Sua atuação é estratégica no tocante à inserção de mais empresas no mercado internacional. Trabalha para diversificar e pauta de produtos exportados, bem como aumentar o volume a ser comercializado. Consolida a presença do país em mercados tradicionais e viabiliza a entrada em outros mercados potenciais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 276471)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a função do Imposto de Exportação?
		
	
Resposta: Controlar o valor dos produtos que saem do Brasil, colocando taxas para que não sejam vendidos em outros países por um valor menor que o preço de custo.
	
Gabarito: O Imposto de exportação tem uma função extrafiscal, não arrecadadora, com o objetivo de corrigir distorções fiscais ou de desabastecimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 794708)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A necessidade de importação de um determinado produto em detrimento a não produzi-lo em território nacional, normalmente, é fruto de algumas restrições presentes no país. No caso específico do Brasil, temos uma grande quantidade de calçados sendo importados da China e circulando no nosso mercado. Podemos afirmar que este fato acontece devido a:
		
	
	A produção de calçados exige mercadorias de alta tecnologia, pesquisa e desenvolvimento a um custo elevado que o Brasil não tem condições de suportar.
	
	Temos grandes diferenças geográficas (clima e solo) no país, que não permitem que a produção nacional de calçados tenha um custo favorável.
	 
	Os custos de produção interna são elevados em comparação ao país exportador (vendedor), ou seja, é mais barato comprar do que produzir internamente.
	
	Existem insuficientes recursos materiais no país para produção de calçados com excelente qualidade e preço.
	
	A mão de obra calçadista brasileira é superior ao que se demanda como ideal para produção de um calçado a custo competitivo. Soma-se a este fato a ausência de tributação do setor.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 740556)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Visando desenvolver a economia brasileira, em 1808, D. João VI decreta que todas as espécies de indústrias e de fabricação tenham plena liberdade de se instalarem no Brasil, revogando assim, um decreto anterior que proibia a instalação de indústria e de fábrica no Brasil. Este foi considerado o primeiro: (Marque a única opção correta)
		
	
	Tratado Trabalhista do Brasil
	
	Acordo sobre o ciclo de Entradas e Bandeiras
	
	Tratado de Tordesilhas
	 
	Ato desenvolvimentista brasileiro
	
	Texto da Carta Régia
	
	 5a Questão (Ref.: 740626)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Neste sítio o interessado estará em uma feira virtual de franquias, onde são listadas e oferecidas uma série de oportunidades comerciais de importação de franquias americanas. Marque a única opção que corresponde a esta afirmação.
		
	
	www.auma.de
	
	www.expocomer.com
	 
	www.franchiseexpo.com
	
	www.expofairs.com
	
	www.fieramilano.com
	
	 6a Questão (Ref.: 267873)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Brasil, como os demais países que praticam o comércio internacional, aderiu ao Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias constituindo uma nomenclatura própria. Após a sua entrada no Mercosul, esta nomenclatura passou a designar-se:
		
	
	NPM
	
	NAM
	 
	NCM
	
	NBM
	
	NVM
	
	 7a Questão (Ref.: 204272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem siglas no INCOTERMS 2010 que são exclusivamente aquaviárias, isto é que podem ser utilizadas quando o transporte da carga se dá por via marítima, fluvial ou lacustre. Quais são as siglas exclusivamente aquaviárias?
		
	
	DDP - DDU - DES - FOB - DAF
	
	FAS - DES - DEQ - DAT - DAP
	 
	FAS - FOB - CFR - CIF
	
	EX-WORKS - FCA - DAT - CIP e CPT
	
	Não existem siglas exclusivamente aquaviárias.
	
	 8a Questão (Ref.: 16209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O importador escolhe um banco e negocia com ele a Carta de Crédito. Este banco assume todas as responsabilidades e riscos inerentes a esta modalidade de pagamento, inclusive o pagamento ao exportador caso o importador não o faça na data do vencimento. De que banco estamos falando?
		
	
	Banco Avisador.
	
	Banco Designado.
	
	Banco Reembolsador.
	
	Banco Confirmador.
	 
	Banco Emitente.
	
	 9a Questão (Ref.: 749615)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na fase inicial do despacho aduaneiro de exportação, as mercadorias devem estar à disposição da ____________, normalmente em _________, acompanhadas da documentação exigida, conforme Art. 580 do Regulamento Aduaneiro. (Marque a única opção correta):
		
	
	Marinha do Brasil/Pallets prontos para o embarque
	
	Delegacia Portuária/Containers devidamente selados
	
	Secretaria de Comércio Exterior/Porto de Salvador
	
	Secretaria da Receita Estadual /Aeroportos
	 
	Secretaria da Receita Federal/ Recinto Alfandegado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 241575)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Despacho de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. Sinalize o único documento que se encontra fora do contexto da questão:
		
	
	Declaração de Importação
	
	Conhecimento de Embarque
	
	Packing List (Romaneio)
	 
	Nota fiscal
	 
	Fatura Comercial

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes