Buscar

discursiva comportamento empreendedor e fundamentos de gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A experiência de Hawthorne, elaborada por Mayo foi realizada em quatro etapas durante o período de 1927 e 1932. A investigação buscava encontrar a relação existente entre a alteração de uma variável da condição de trabalho com a eficiência dos operários. Diversas variáveis foram testadas: iluminação, pausas, jornadas de trabalho, local de trabalho, sistema de pagamento, lanche, entre outros.
Cite os principais resultados da experiência de Hawthorne.
Nota: 16.0
As principais conclusões forma com relação à integração social do trabalhador com o grupo, que é fator determinante para a eficiência da execução das tarefas em tempo determinado. Os trabalhadores agem de acordo com o comportamento do grupo, não individualmente. Foi possível perceber também que, em relação às recompensas e sanções sociais, os funcionários preferiam produzir menos e ganhar menos para não serem desconsiderados como membro do grupo de colegas. Portanto, os grupos informais dentro da organização têm importância relevante na eficiência e eficácia da empresa.
Resposta:
A experiencia de Mayo mostrou que alem de todas variáveis com iluminação,pausas e outros ,ainda tinha a questão do contato humano acabando a um aumento significativo da produção.
 
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Quando Douglas McGregor (1906-1964) criou a teoria X e Y, baseou-se no conceito de que a empresa bem-sucedida é aquela que consegue prever e controlar o comportamento do ser humano. Para provar isso, elaborou duas teorias, a X e a Y, as quais refletem características divergentes do comportamento humano.
Dentro deste contexto, descreva as características do comportamento humano na Teoria X e na Teoria Y.
Nota: 20.0
Teoria X: é natural ao homem não gostar de trabalhar; as pessoas necessitam e preferem ser dirigidas; não gostam de responsabilidade; não são ambiciosas; são ingênuas e não têm iniciativa. Teoria Y: O homem tem disposição para o trabalho; as pessoas têm capacidade de se automotivar, de enxergar falhas e de corrigi-las; Aceitam a responsabilidade e até procuram por ela; as pessoas querem ser recompensadas pelos desafios que assumem; são criativas e inteligentes. 
Resposta:
Na teoria x as pessoas são mais preguiçosas ,indolentes,evitam responsabilidades,evitam trabalho,são ingenuas e sem iniciativa.
Já na teoria y as pessoas gostão de trabalhar,asumem responsabilidades ,são criativas e competentes.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Um negócio não se faz sem a participação e cooperação com outros negócios. Na verdade, alguns deles somente são possíveis devido às parcerias realizadas. As parcerias em um negócio podem assumir quatro formas diferentes: Alianças estratégicas entre não competidores, Coopetição, Joint Ventures para desenvolver novos negócios e Relação comprador-fornecedor para garantir suprimentos confiáveis. 
Descreva como se dá a parceria do tipo COOPETIÇÃO.
Nota: 16.0
Coopetição envolve parcerias estratégicas entre concorrentes: neste caso uma única empresa talvez não de conta de realizar a atividade ou projeto sozinha, necessitando de parcerias para a realização do mesmo, caso de construções de usinas hidroelétricas que são realizadas por consórcios de empresas (Aula 05, p. 18).
Resposta:
Uma empresa maioria das vesez nesecita de outra empresa que lhe fornessa materia prima ou outros servisos para que possa esta no mercado.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
As fontes de receitas de um negócio envolvem a comercialização de produtos e serviços em diferentes possibilidades, que decorrem da combinação de diferentes requisitos: vendas de recursos, formas de precificação, posicionamento de preços.
Cite um exemplo de fonte de receita proveniente de VENDAS DE RECURSOS.
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno cite umas das fontes de receitas: venda de imóveis, taxa de uso, taxa de assinatura, empréstimo, aluguel, leasing e licenciamento (Aula 05, p. 7).
Resposta:
 A diversas formas desde vendas direta, onde o vendedor vai ao cliente e as que o cliente vai até o vendedor,por internet e outros
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
O uso do BMG Canvas para o planejamento de ideia de negócios tem objetivos muitos claros.
Cite um dos objetivos do BMG Canvas?
Nota: 16.0
O uso do BMG Canvas para o planejamento de ideia de negócios tem objetivos muitos claros, entre eles:
Aprendizagem: Quanto mais testamos possibilidades sobre a ideia de negócios, mais aprendemos sobre a oportunidade que queremos explorar.
Comunicação: Comunicar à equipe, aos clientes e aos investidores como se pretende viabilizar o negócio, qual o público alvo, quais os recursos necessários entre outros aspectos.
Modelar a ideia: O uso de ferramentas de modelagem de ideias nos ajudam a definir a oferta (o que) a ser entregue ao cliente (quem), definindo a infraestrutura necessária para o atendimento deste mercado (como) (Aula 04, p. 2).
Resposta:
Atender os clientes da melhor forma pocivel comprindo prasos e entregando produtos de qualidade.

Outros materiais