Buscar

Portifólio EAD e a tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SARA GARCIA MEIRELLES
RU 372066
PRESENCIAL RELATO DE EXPERIÊNCIA EaD E A TECNOLOGIA
Minha experiência com a escolar é próxima a de muitas coisas pessoas que tiveram o prazer de ter uma vida estudantil, comecei a estudar na pré-escola, que se iniciava aos 6 anos de idade, acredito que foi a primeira vez que fiquei fora de casa com pessoas desconhecidas, chorei muito por me sentir “sozinha no mundo”, após algum tempo perdida fui enviada a sala de aula com as demais crianças e lá começamos a aprender. Estudei no mesmo colégio até encerrar o ensino médio. Tenho lembranças de sempre ser uma boa criança, dessas que não arruma confusão, não brigam e sempre amistosa com os colegas e professores, raras as vezes que houve algum tipo de indisposição entre mim e algum professor ou colega. Eu gostava bastante de ir para a escola, tinha ficha na biblioteca e era leitora assídua. Após a escola fiquei um bom tempo sem estudar e então fiz um vestibular para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores.
Atuando na área de tecnologia sempre foi proposto o ensino a distância, então me acostumei muito cedo com a ideia por ser prática, rápida e barata. Por vários momentos tive que aprender repentinamente determinada tecnologia que não havia em Governador Valadares, em momentos como estes tinha que escolher entre ir a outra cidade ou até mesmo estado, além disto haveria de pagar também o curso presencial que era consideravelmente bem caro, preferia então a distância.
Estudar a distância é bem complexo e inicialmente difícil pois é necessário reaprender a estudar. A educação tradicional em que se tem um professor a disposição no período em que esta em sala de aula, o professor fica ali disponível para responder duas dúvidas, montar senários diferentes do que é proposto em salas de aula, o professor passa material no quadro ou entrega um xerox que você pode riscar e até mesmo nem ler, é possível tirar duvidas com os colegas pessoalmente, o vinculo criado com os colegas é mais caloroso. Quando se estuda a distancia é necessário ler mais, buscar mais materiais externos, vídeos, temos que definir um horário melhor para estudar, anotar inúmeras coisas, agendar com o coordenador do curso para tirar dúvidas, digamos assim que esta modalidade faz com que o aluno ou se perca de vez e desista de estudar ou ele se reinventa e além de aluno ele se torne um bom pesquisador, principalmente hoje em dia que temos um bom acesso a internet e a diversidade de material que temos disponível em diversos idiomas, basta consolidar e transformar a informação em conhecimento.
No início tive muita dificuldade pois eu não era uma pessoa organizada, eu simplesmente tinha uma imensidão de coisas para fazer e fazia de acordo com a demanda, ate chegar o final do bimestre e receber um e-mail da faculdade dizendo que era época de provas, pirei de vez, porque estava com os livros e não havia lido inteiramente, após este episódio comecei a esquematizar os meus dias para conseguir fazer as provas em tempo hábil, em momentos anteriores eu também havia estudado a distância materiais na área de tecnologia e a metodologia para a área que escolhi que é Sociologia a forma de aprendizagem é bem diferente, principalmente pelo fato de ser algo bem distante do que eu estava acostumada a conhecer, tecnologia é da área de conhecimento das exatas e minha cabeça esta acostumada com o conteúdo e ritmo, quando comecei a estudar a outra área de conhecimento que é Sociologia eu tive que me reconhecer nessa área, me reconfigurar nessa área e reaprender a aprender da forma de humanas que não se tem uma resposta única ou um pensamento único, humanas é uma diversidade de pensamentos que leva uma diversidade de resultados e nem sempre somente uma resposta é a correta, e inicialmente eu achei muito errado, por sempre “saber” que para uma pergunta existe uma resposta.
Pela história do ensino a distancia percebemos que existe a muitos anos esta modalidade, confesso que quando estudei esta parte eu não fazia ideia de que existia esta trajetória, porque de certa forma o EaD esta ligado a tecnologia informatizada, porém eram utilizadas outras tecnologias. Inicialmente começou com a correspondência como o Instituto Universal Brasileiro que disponibilizava em revistas e jornais uma página dos cursos que eles ofereciam, era preenchido a ficha e enviada pelo correio, após isso o IUB enviava a sua residência o material do curso que você escolhia, ai você fazia as provas por correspondência e após o encerramento você recebia um certificado valido e aceito no mercado. Evoluindo um pouco na ideia do EaD foi criado o curso transmitido pela televisão, porem as inscrições e as provas eram feitas por correspondência. No início do telecurso eram enviadas as fitas dos cursos para alguns postos fixos para que as pessoas pudessem ir ate o local e estudar com o material recebido pelo correio, um pouco de evolução ainda no telecurso foi elaborado o Telecurso 2000, a pessoa fazia a inscrição pelo correio e recebia o material, porém estudava de casa porque o curso passava na televisão aberta.
Atualmente para o EaD temos inúmeras tecnologias, algumas com transmissão de dados pela internet ao vivo, as inscrições hoje podem ser feitas pela web, as pessoas podem ver os cursos quando querem em determinadas modalidades, além do EaD temos o semi-presencial que a pessoa vai ao polo algumas vezes por semana. Para que participe de uma aula a distancia é necessário um computador ou smartphone e internet, login e senha da plataforma em que esta inscrito e pronto, no final do bimestre é feito as provas no polo e em determinados casos as pessoas fazem a prova pela internet mesmo.
Hoje em dia o EaD esta tão integrado a sociedade que o governo federal brasileiro já oferece vários cursos como no Instituto Saberes e empresas de porte global como Amazon, Google e Microsoft também oferecem cursos nesta modalidade inclusive as provas podem ser feitas remotamente.
Para se dar bem estudando a distancia é necessário ser organizado, criar roteiros de estudo, anotar o que é dito nas vídeos aula, buscar conhecimento externo da plataforma, discutir o assunto com pessoas da área ou até mesmo criar um grupo de discussão. Uma coisa primordial é o estudante saber qual a forma ele aprende e explorar o máximo isso, e para encerar fazer resumo, ler mais de uma vez o material enviado pela faculdade.
Para resumir o aluno de EaD tem que ser bem dedicado, considero que a dedicação é maior inclusive do que os cursos presenciais.
Atualmente estudo também outras áreas como Cloud Computing ã distancia, fiz alguns cursos como Direitos Humanos pela FGV, Socialismo pelo Instituto Saberes e direitos LGBT pela UFMG. Acredito que em um futuro não distante a educação a distancia vai superar completamente o modelo tradicional presencial por inúmeros motivos, primeiramente temos o preço que é consideravelmente mais barato, a diversidade de curso é maior, aproveitamento maior e com a tecnologia de realidade virtual não vai impedir uma gama de cursos como medicina e mecânica entre nesse time. Eu espero que a faculdade um dia permita que as provas sejam feitas também de casa como a Microsoft.

Outros materiais