Buscar

Cultura Brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cultura Brasileira 
Equipe : Ednilton Dantas, Joel Domingos, Leonardo Lucas 
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.
Como era país no século XVI ?
Oficialmente, os primeiros europeus chegaram ao Brasil em 1500, ainda que existam relatos de visitas anteriores a isso, por portugueses, espanhóis e outros povos.
O modo de vida dos índios foi observado por muitos que chegaram aqui no início da colonização portuguesa, principalmente o alemão Hans Staden e o francês Jean de Lery, que narraram suas observações em livros sobre as tribos. Eles relataram aspectos da vida indígena desde costumes simples, como alimentação e vestes, até mais complexos como organização da sociedade e comportamento religioso.
As tribos indígenas se baseavam em hábitos como caça, pesca e agricultura para sobreviver. Ainda que plantassem, nem sempre ficavam presos a um território migravam para regiões após alguns anos consumindo os recursos de alguma região.
A alimentação das tribos era semelhante, feita basicamente de farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne. Os índios também utilizavam diferentes temperos e conheciam técnicas de fermentação das bebidas alcoólicas. Eles também utilizavam equipamentos com base nas fibras das matas, produzindo cordas, cestos, peneiras, esteiras, redes, abanos de fogo, etc.
Herança da Colonização !
Os diferentes sotaques encontrados no Brasil podem ser explicados sob o ponto de vista histórico. Sabemos que nosso país foi colonizado por diferentes povos e em diferentes momentos de nossa história. Enquanto na região Sul houve uma imigração maciça de italianos, alemães e outros povos oriundos do leste europeu, no Pernambuco, por exemplo, a influência veio dos holandeses dos tempos de Maurício de Nassau. No Rio Grande do Sul, a formação do sotaque é ainda mais curiosa, pois além dos italianos e alemães, há a influência do espanhol falado nos países que fazem fronteira com o estado. No Rio de Janeiro, que foi sede da corte portuguesa entre 1808 e 1821, a influência do sotaque português pode ser percebida através do jeito de pronunciar o “S” bem chiado. No Norte, em virtude do distanciamento geográfico, a região ficou menos exposta à influência estrangeira, o que manteve o sotaque encontrado na região mais próximo à prosódia das línguas indígenas.
Vale lembrar que os primeiros contatos linguísticos do português falado no Brasil (a distinção é importante em razão da diferença entre o português falado aqui e o português falado em Portugal) foram com as línguas indígenas e as línguas africanas. Posteriormente, a partir do século 19, os imigrantes de outras partes do mundo contribuíram para o nosso conjunto de sotaques. É importante ressaltar que cada lugar tem sua maneira de pronunciar as palavras e sua própria prosódia, portanto, não existe sotaque melhor ou mais correto que o outro, essa é uma visão preconceituosa que diminui a singularidade de nossa cultura. Nossos sotaques fazem parte de nosso patrimônio cultural e são um elemento importante para a formação da identidade do povo brasileiro.
Organização: Como todos sabem os costumes dos índios é viverem em aldeias, e seu líder é o Cacique, que sempre é o homem mais velho. Para se tornar Cacique normalmente é hereditária que passa de pai para filho, ou também por votação, onde só homens acima de 15 anos podem votar na escolha de um Cacique. É o Cacique que governa a aldeia, e ele determina a atividade que cada um deve fazer.
Caça: Este é um dos costumes que é exercido somente pelos homens da tribo, que pode ser feita individualmente ou em grupo. Desde pequenos os índios são treinados a caçar e conhecer todas as espécies de animais. Em suas caças são de costumes a utilização de arco e flechas e lanças, mas ultimamente por causa do contado com o homem branco algumas tribos vem utilizando seus “recursos”.
Agricultura: A maior parte da alimentação dos índios vem da terra, ou seja, pode ser pelo que eles plantão ou mesmo o que a floresta oferece. Mas os costumes da maioria das tribos é cultivar mandioca, batata doce, abóbora, milhos de diversas espécies, inhame, banana e o tabaco.
Criação de animais: Hoje é comum os índios terem criação de animais considerados domésticos como as galinhas, patos, porcos e em algumas tribos até bovinos para consumo da carne. Você também pode encontrar nas tribos cachorros, araras, macacos entre outros animais.
Língua: As línguas dos índios são bem variadas, entre elas podemos encontrar o Tupi-Guarani, Macr-jê, Aruák, Karíb, Arawá, Guaikurú, Txapakúpa, Páno, Múra, Yanomami entre muitos outros dialetos.
Música e artesanato: As canções indígenas não são apenas para momentos felizes, pois ela é uma das partes de alguma celebração, normalmente cantam em velórios ou também em algum ritual de despedida quando alguém parte. Não há uma regra específica, os índio são diferentes entre si e cada tribo possui uma característica própria, mas de maneira geral eles vivem dos artesanatos produzidos nas aldeias pelas mulheres enquanto os homens plantam e trabalham na agricultura.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais