Buscar

Civil II - Plano de Aula 1.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA 1
CASO CONCRETO
 O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: 
- A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro: 
a) Quais as condições de validade do contrato?
R: Podemos identificar as condições estabelecidas no art 104 do CC. A saber: agente capaz objeto licito; possível; determinado ou determinável; forma prescrita ou não defesa em lei.
 b) O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual? 
R: Consiste na liberdade conferida as partes contratantes de criarem relações jurídicas de acordo com suas intenções e necessidades, desde que obedeçam as regras estabelecidas em lei.
c) O que vem a ser a função social do contrato?
R: A função social do contrato é um instrumento utilizado para se alcançar a solidariedade social em observância as regras constitucionais. Dessa forma deve-se buscar a primazia do interesse social sobre o individual.

Outros materiais