CURSO INTERDISCIPLINARES IV   06. O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
12 pág.

CURSO INTERDISCIPLINARES IV 06. O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA


DisciplinaUninter3.204 materiais8.352 seguidores
Pré-visualização3 páginas
informação no qual vivemos imersos na atualidade é fruto, segundo Santaella [...], da nossa recusa em descartar as formações culturais anteriores.
	
	E
	Existem formações culturais muito antigas, especialmente as orais, que pouco contribuem para o nosso entendimento atual da sociedade, uma vez que vivemos numa cultura digital.
Questão 5/10 - 06. O uso da tecnologia em sala de aula
Atente para a seguinte citação:
\u201cCom base em um paradigma de flexibilidade e rapidez nas premissas educacionais, surge o conceito de educação ubíqua e de mobilidade no processo de ensino e aprendizagem\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_4.pdf> 
A partir dos conteúdos abordados no texto-base A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Em seu artigo, Santaella [...] aponta para a necessidade de optarmos por uma única tecnologia de informação e comunicação, pois a variedade tecnológica é pressuposto para o caos generalizado, especialmente na área educacional.
	
	B
	Para Santaella [...], é inconcebível que, na sociedade atual, haja o convívio de formações culturais tão diversas quanto a cultura digital, oral e da escrita.
	
	C
	O surgimento de uma nova tecnologia de linguagem ou comunicação, como foi o caso da internet, decretou o sucateamento das bibliotecas tradicionais pois, hoje em dia, o número de leitores de livros impressos é praticamente nulo.
	
	D
	Para que uma nova forma de comunicação surja, uma anterior deve sumir, como foi o caso do livro impresso que determinou o fim da tradição oral.
	
	E
	Ainda que surjam novas tecnologias da linguagem e comunicação, isso não impede que formações culturais anteriores continuem a existir.
Você acertou!
\u201cEmbora tenham surgido e se desenvolvido ao longo de muitos séculos, formações culturais prévias continuam vivas e operativas quando emerge uma nova formação. Isto se dá porque nenhuma tecnologia da linguagem e da comunicação borra ou elimina as tecnologias anteriores\u201d. (Texto-base, p. 18)
Questão 6/10 - 06. O uso da tecnologia em sala de aula
Leia a seguinte citação:
\u201cPara Lyotard [...], o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia. Segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KENSKI, V. Educação e novas tecnologias: o novo ritmo da informação. Campina, SP: Papirus, 2007. p.18
A partir dos conteúdos abordados no texto-base A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que contém a assertiva correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Seja qual for o tipo de mídia e de linguagem que surja, a questão cognitiva da aprendizagem se mantém estável, estando isenta das influências tecnológicas.
	
	B
	Santaella [...] aponta para a dissociabilidade entre o perfil cognitivo de uma sociedade e as tecnologias das quais ela faz uso.
	
	C
	Os perfis cognitivos de uma sociedade estão diretamente relacionados ao fato de como as mídias e as linguagens são processados por essa sociedade.
Você acertou!
\u201cOutro aspecto a ser enfatizado diz respeito ao fato de que as mídias e as linguagens que nelas se processam e as eras socioculturais que delas se originam conformam perfis cognitivos que lhes são próprios, perfis diferenciais, inconfundíveis, mas também indissociáveis, responsáveis pela multiplicação crescente de facetas do ser humano na sua aventura rumo a destinos que não podemos prever, apenas pressentir\u201d. (Texto-base, p. 18)
	
	D
	Aspectos socioculturais de um determinado grupo são isentos de influências das tecnologias utilizadas por esse mesmo grupo.
	
	E
	De acordo com a perspectiva de Santaella [...] é dúbia a influência das tecnologias digitais e suas linguagens na sociedade atual, pois convivemos com culturas mais antigas, tais como a oral e a impressa.
Questão 7/10 - 06. O uso da tecnologia em sala de aula
Leia o seguinte fragmento de texto: 
\u201cCom base em um paradigma de flexibilidade e rapidez nas premissas educacionais, surge o conceito de educação ubíqua e de mobilidade no processo de ensino e aprendizagem\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_4.pdf> 
Considerando o fragmento anterior e os conteúdos abordados no texto-base A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?, assinale a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A grande crítica que Santaella [...] tece em seu texto diz respeito às péssimas influências socioculturais que as tecnologias têm causado nos modos de vida em sociedade.
	
	B
	Conforme podemos observar no texto de Santaella [...], a autora percebe na aprendizagem ubíqua um retrocesso nas formas como aprendemos na atualidade.
	
	C
	Santaella [...] aponta para cinco gerações de tecnologias de linguagem e comunicação que têm propiciado transformações socioculturais e psíquicas nas sociedades.
Você acertou!
\u201c[...] pode-se avaliar a intensidade das transformações socioculturais e psíquicas por que a humanidade vem passando nos dois últimos séculos, período que já deu andamento a cinco gerações de tecnologias de linguagem e de comunicação: as tecnologias da reprodução, as da difusão, as do disponível, e aquelas resultantes da revolução digital, a saber, as tecnologias do acesso e as da conexão contínua\u201d. (Texto-base, p.17)
	
	D
	Para Santaella [...], as transformações sociais estão à margem das inovações tecnológicas e comunicativas.
	
	E
	É inexistente a influência das tecnologias de linguagem e comunicação na forma como se dá a aprendizagem na atualidade.
Questão 8/10 - 06. O uso da tecnologia em sala de aula
Considere o seguinte excerto:
\u201cOs artefatos móveis evoluíram nessa direção, tornando absolutamente ubíquos e pervasivos o acesso à informação, a comunicação e a aquisição de conhecimento\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_4.pdf> 
Considerando o excerto anterior e os conteúdos abordados no texto-base A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?, assinale a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Segundo Santaella [...], processos de aprendizagem aberta, ainda que caóticos, são favorecidos pelo uso de dispositivos móveis.
Você acertou!
\u201cProcessos de aprendizagem abertos significam processos espontâneos, assistemáticos e mesmo caóticos, atualizados ao sabor das circunstâncias e de curiosidades contingentes e que são possíveis porque o acesso à informação é livre e contínuo, a qualquer hora do dia e da noite. Por meio dos dispositivos móveis, à continuidade do tempo se soma a continuidade do espaço: a informação é acessível de qualquer lugar\u201d. (Texto-base, p.19)
	
	B
	Santaella [...] propõe certa cautela com relação ao uso dos dispositivos móveis na esfera educacional, pois o aluno ainda é inapto a filtrar as informações corretas.
	
	C
	O caos informacional no qual estamos imersos é, em parte, responsável pela falta de uma boa conduta por parte dos discentes com relação ao uso do celular em sala de aula.
	
	D
	Santaella [...] defende a ideia que dispositivos móveis favorecem à aprendizagem, mas desconsidera a validade dessa aprendizagem enquanto formadora de novos conhecimentos, pois ela ocorre em espaços muito informais.
	
	E
	Em termos de uso de dispositivos móveis como recursos educacionais, Santaella [...] aconselha-nos a ter muito cuidado, pois as informações compartilhadas em rede podem