Buscar

simulado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I
	Simulado: CCJ0024_SM_201501043749 V.1 
	Aluno(a): ELIANE DE SOUSA DA SILVA.
	Matrícula: 201501043749
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 29/03/2017 23:56:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501658779)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição Federal, o Acordo Coletivo de Trabalho são respectivamente fontes:
		
	
	Autônomas e Heterônomas
	
	Materiais e Heterônomas
	
	Heterônomas e Materiais
	
	Materiais e Autônomas
	 
	Heterônomas e Autônomas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501658804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os elementos fáticos-jurídicos componentes da relação de emprego são cinco, apontados em dois preceitos combinados na CLT. Acerca desse assunto, marque a alternativa correta.
		
	
	A luz da CLT, um trabalhador que preste serviço ao tomador, mesmo que por diversos meses seguidos, mas apenas em domingos ou fins de semana, configura-se como trabalhador eventual.
	
	Tornando-se inviável a prestação pessoal do trabalho, no curso do contrato, por certo período, o empregado poderá se fazer substituir por outro trabalhador.
	
	No caso de trabalhador intelectual a subordinação está relacionada ao poder de direção do empregador, mantendo o empregado a autonomia de sua vontade sobre a atividade desempenhada.
	 
	Apenas o empregador é que, indistintamente, pode ser pessoa física ou jurídica, jamais o empregado.
	
	Considerando que nem todo trabalho é passível de mensuração econômica, não se pode estabelecer que a onerosidade constitua elemento fático-jurídico da relação de emprego.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501651836)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com referência ao empregado doméstico, assinale a opção correta:
		
	
	Não pode sofrer irredutibilidade salarial, tem direito a repouso remunerado nos feriados civis e religiosos, além do repouso semanal remunerado, bem como férias de 30 dias corridos, podendo ser contratado a partir dos 14 anos de idade, desde que representado por seu responsável.
	
	Deve receber vale transporte, ter sua Carteira de Trabalho e Previdência Social regularmente assinada, com jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, podendo ser contratada a partir dos 14 anos de idade na condição de menor aprendiz.
	
	Possui direito de receber salário mínimo, 13º terceiro salário, remuneração por serviço extraordinário, repouso semanal remunerado e pode exercer a função a partir dos 16 anos de idade, desde que assistido por seu responsável.
	
	Deve estar integrado à Previdência Social, tem direito a licença maternidade, com duração de 120 dias, bem como estabilidade contra despedida arbitrária por cinco meses a partir do parto, podendo ser contratada antes de completar 18 anos de idade.
	 
	Presta serviço de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial, perdendo sua característica de doméstico e passando a ser regido pela CLT quando desempenha função com proveitos lucrativos para o empregador.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501773790)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT 24ª - Analista Judiciário - Judiciária - 2011) Maria, estudante de Direito, está discutindo com o seu colega de classe, Denis, a respeito das Fontes do Direito do Trabalho. Para sanar a discussão, indagaram ao professor da turma sobre as fontes autônomas e heterônomas. O professor respondeu que as Convenções Coletivas de Trabalho, as Sentenças Normativas e os Acordos Coletivos são fontes
		
	 
	autônomas, heterônomas e autônomas, respectivamente
	
	autônomas
	
	heterônomas
	
	heterônomas, autônomas e heterônomas, respectivamente
	
	autônomas, autônomas e heterônomas, respectivamente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501247433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da. Maria exerce a atividade de cozinheira na residência da Família Leona, de segunda a sexta-feira. Diante de grave crise econômico-financeira, a família resolveu explorar uma lanchonete na parte do grande casarão que lhes serve de residência e que dá para uma avenida movimentada. Com isso, atribuíram-lhe como nova tarefa, além das já existentes, a produção de salgadinhos e bolos para serem postos à venda na lanchonete, sem qualquer acréscimo no que recebe. Diante dessa nova situação é CORRETO afirmar:
		
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica autônoma e mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza pessoal à família, fazendo jus, todavia, a acréscimo de salário por conta de novas tarefas;
	
	Não houve qualquer alteração na natureza da relação empregatícia, tampouco no contrato de trabalho, uma vez que este é protegido por um princípio trabalhista ( o da inalterabilidade do contrato de trabalho);
	
	Da. Maria era empregada doméstica e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego doméstico, haja vista que continua prestando serviços de natureza contínua e pessoal à família, fazendo jus, inclusive, a acréscimo de salário por conta das novas tarefas;
	 
	Da. Maria era trabalhadora doméstica com vínculo empregatício e, a partir da instituição das novas tarefas, mantém com a família relação de emprego regido pela CLT, haja vista que quem lhe toma os serviços está equiparado a empregador urbano, nos termos da lei.
	
	Da. Maria era trabalhadora doméstica sem vínculo empregatício e a instituição das novas tarefas não lhe altera a condição, haja vista que quem lhe toma os serviços são pessoas físicas e não empresas, nos termos da lei.

Outros materiais