Buscar

Importância da Sondagem para Fundações

Prévia do material em texto

Importância da Sondagem
 Trincas, rachaduras, recalques, comprometimento parcial ou total da obra, retrabalho e recuperação da estrutura. Contratempos que poderiam ser facilmente evitados, tornam-se cada vez mais comuns na engenharia de fundações brasileira. Fator que decorre nessas situações, devido a ausência ou incorreta execução da sondagem para investigação do terreno. É o primeiro passo para transformar seu empreedimento em um problema.
 As sondagens são utilizadas para caracterizar, investigar e amostrar materiais de origem geológica em profundidade (solos, rochas, etc.), e também para identificar o nível de água subterrânea. As sondagens são necessárias a diversas áreas da engenharia, como a de mineração e de meio ambiente, e podem ser divididas em diversos tipos (Sondagem à Trado, Sondagem à Percussão, Sondagem Rotativa, entre outros), sendo que para cada tipo de material a ser perfurado (solo ou rocha) e tipo de empreendimento (fundação, estabilidade de taludes, mineração, etc.) utiliza-se um ou mais tipos de sondagens associadas. É através da sondagem que o engenheiro pode determinar o tipo de fundação a ser adotada.
 A única forma para um correto dimensionamento das fundações é através da execução de uma sondagem. Apesar da experiência do profissional e do conhecimento prévio do local serem importantes, as sondagens são indispensáveis. Sem uma investigação do terreno, o dimensionamento é feito com suposições, e não informações concretas.
Problemas 
 A Sondagem é hoje, sem sombra de dúvida, o processo de investigação do subsolo mais aplicado nos meios de engenharia. Seu custo, relativamente baixo, sua facilidade de execução, sua simplicidade de equipamento, a possibilidade de trabalho em locais de difícil acesso possibilitam ao engenheiro obter informações da sub-superfície, indispensáveis para projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio.
 As informações fornecidas pela sondagem são as seguintes:
 - Coleta de amostras de solo, semi-deformadas de metro a metro, para uma posterior caracterização em laboratório, através do barrilete amostrador padrão;
 - Perfil geotécnico do local investigado;
 - Profundidade de ocorrência do lençol freático (nível de água do subsolo);
 - Determinação da resistência do solo através do S.P.T. (Standard Penetration Test), ou seja, o número de golpes necessários para a cravação dos últimos 30 cm do barrilete amostrador por um peso de 65 kg, solto a uma altura de 75 cm em queda livre;
 - Fornecer informações sobre a consistência e compacidade dos solos investigados;
 - Demais fatores pertinentes.
 Portanto, somente com a execução de sondagens a percussão é possível determinar as características e propriedades do subsolo dessa residência ou empreendimento.
 Basicamente a sondagem a percussão fornece todas as informações citadas acima. Um engenheiro de posse dessas informações poderá tomar decisões de projeto e execução mais eficientes, precisas, seguras e econômica. Um engenheiro com informações mais detalhadas poderá projetar ou escolher o melhor tipo de fundação, bem como sua provável cota de apoio de uma forma mais econômica, segura, eficiente. Com uma fundação adequada e bem dimensionada, dificilmente uma residência apresentará problemas.

Outros materiais