Geopolitica   A nova geopolítica das nações e o lugar da China, Índia, Brasil e África do Sul.
6 pág.

Geopolitica A nova geopolítica das nações e o lugar da China, Índia, Brasil e África do Sul.


DisciplinaAdministração164.958 materiais1.180.005 seguidores
Pré-visualização2 páginas
a ampliação da abertura econômica em troca do apoio norte-americano à entrada da China na OMC. Esse fato ocorreu em 2001.
Está incorreto o afirmado em
A 	I e III.
B 	V, somente.
C 	II e III.
D 	IV e V.
E 	II e V.
A resposta correta é: A.
QUESTÃO 8 - Sobre a China, assinale a afirmativa incorreta:
A 	A China perdeu Hong-Kong na Guerra do Ópio (1840-1860).
B 	O território chinês foi constantemente retalhado por ingleses, franceses e japoneses, até a chegada de Mao-Tsé-Tung no poder.
C 	A China não está na OMC por ser um país socialista, sem democracia e governado por um ÚNICO partido político, o Partido Comunista.
D 	O sucessor de Mao, Deng Xiaoping, iniciou grandes reformas de abertura da China com o ocidente. A China passou a ser denominada de economia socialista de mercado.
E 	Mao-Tsé-Tung realizou uma política de independência da China em relação às duas grandes potências da Guerra Fria.
A resposta correta é: C.
QUESTÃO 9 - A globalização
A alcança indistintamente a todos os países, a despeito de seus níveis de desenvolvimento econômico e os torna mais homogêneos política, econômica, social e culturalmente.
B 	 é um processo eminentemente comercial, associado à liberalização das trocas e à expansão dos mercados nacionais em escala global, o que determina intensificação das diferenças econômicas entre os países.
C 	manifesta-se no entrelaçamento dos campos do comércio, das finanças e da produção internacional e no aprofundamento da interdependência entre os países. Disso decorrem importantes desdobramentos políticos, econômicos e socioculturais.
D 	tem como cerne o crescimento e a aceleração dos fluxos financeiros internacionais, próprios do movimento de capitais especulativos em escala global.
E 	é um fenômeno fundamentalmente associado às estratégias das corporações transnacionais e tem por objetivo expandir e consolidar sua presença nos mercados dos países emergentes.
A resposta correta é: C.
QUESTÃO 10 - O chamado \u201cprocesso de globalização\u201d estimula agentes políticos a adotarem posições favoráveis ou desfavoráveis frente a suas implicações. Embora não se trate de um processo puramente econômico, esta talvez seja sua face mais evidente.
Sobre esse tema, assinale a afirmativa incorreta:
A 	O aumento do comércio exterior, uma das faces da globalização, determinou a criação da OMC em 1994.
B 	As crises no mercado mundial foram facilitadas pela alta volatilidade dos capitais que correm mundo em busca de melhores retornos em termos de rentabilidade e segurança. 
C 	As vantagens da globalização são: livre comércio, efeitos dinâmicos da integração mundial e melhor alocação dos fatores de produção.
D 	As desvantagens da globalização incluem a alta instabilidade dos fluxos financeiros que podem ser cortados caso haja risco de perda de rentabilidade ou de confiança no país.
E 	A globalização é um processo estritamente comercial associado à liberalização das trocas e à expansão dos mercados nacionais em escala global.
A resposta correta é: E.