AVALIANDO O APRENDIZADO CIÊNCIA POLÍTICA
4 pág.

AVALIANDO O APRENDIZADO CIÊNCIA POLÍTICA


DisciplinaCiência Política I38.600 materiais742.734 seguidores
Pré-visualização2 páginas
BDQ CIÊNCIA POLÍTICA
	 1a Questão (Ref.: 201607114634)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na festejada obra "Leviatã", Thomas Hobbes teoriza a existência do estado de natureza como sendo uma situação-limite, sendo o homem "lobo do próprio homem", ou seja, "a guerra de todos contra todos". Com base no texto, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Hobbes como um bom contratualista defende a inalienabilidade da soberania.
	
	a tese justificadora que retrata o pensamento acima é a do teocentrismo, pois legitimava o absolutismo.
	
	o pensamento hobbesiano reitera a tese naturalista de que o homem é individualista
	
	os homens firmam entre si um pacto de submissão onde visam a preservação de suas vidas. propõe a tripartição dos poderes do Estado.
	 
	Hobbes propõe a tripartição dos poderes do Estado
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607759408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	 
	A política é uma forma de corrupção de defesa de interesses de apenas alguns grupos particulares.
	
	O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação.
	
	O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
	
	Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
	
	Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607922382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.
		
	 
	Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.
	
	Nas Ciências Sociais, de um modo geral, a política social é entendida como ação governamental com objetivos específicos relacionados com a proteção social.
	
	O conceito de política social se defi ne em razão de seus componentes históricos e se refere às formas de proteções sociais desenvolvidas a partir da segunda metade do século XIX.
	
	A política social está referida a um conceito mais amplo de sistema de proteção social, isto é, formas às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações.
	
	A política social, no mundo contemporâneo tem um núcleo, historicamente constituído, que engloba pelo menos as políticas de emprego e renda, de previdência, de saúde, de educação e de assistência social.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607809451)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que diz respeito aos elementos constitutivos do Estado, a opção correta é:
		
	
	Todas asa alternativas estão corretas.
	
	O povo, em seu sentido sociológico refere-se ao corpo de eleitores de um Estado;
	 
	A população é um conceito jurídico e representa somente o conjunto de nacionais ou súditos residentes no território nacional.
	 
	O povo, em sentido jurídico, representa o conjunto de pessoas ligadas ao Estado pelo vínculo jurídico da nacionalidade.
	
	Os estrangeiros e apátridas gozam, em termos gerais, de um estatuto jurídico distinto dos cidadãos do Estado e, em regra, gozam de direitos políticos;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607746480)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em Hobbes, Locke e Rousseau encontram-se os elementos e as justificativas primárias para o formalismo jurídico-estatal, para o estado Liberal de Direito e para o estado Social. Sobre o pensamento dos autores supramencionados, está correto o que se afirma abaixo, com exceção de:
		
	
	Hobbes concebe o Estado com autoridade absoluta, que surge da incapacidade humana de viver em paz, quando em estado de natureza.
	
	Para Locke, o Estado deve respeitar os direitos naturais, como igualdade, liberdade e independência.
	 
	Locke defende que o medo é um importante componente na estruturação do contrato social.
	
	Locke, ao contrário de Hobbes, não concebe o estado de natureza como um momento de guerra total, mas de paz.
	
	Ao contrário de Hobbes, Rousseau defende que a associação humana fundadora do Estado Civil, tem como causa a corrupção do ¿bom selvagem¿.
	 1a Questão (Ref.: 201607167584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No início do século XXI o grande desafio que os Estados têm encontrado é a descoberta de novas fontes de energia. Os potenciais energéticos fósseis, além de extremamente poluentes estão se esgotando, o que leva a uma busca cada vez maior por novas fontes de energia. Na contramão da história o Brasil descobriu uma jazida petrolífera com potencial gigantesco, capaz de lançar o Brasil na condição de exportador de novas energias. No entanto, a comunidade internacional já se mobiliza para impedir a exploração do pré sal pelo alto risco de vazamentos, o que colocaria em risco o meio ambiente do planeta. O Brasil determinou a exploração das riquezas, sem levar em consideração os argumentos internacionais. A luz dos elementos constitutivos do Estado é correto afirmar:
		
	 
	c. O Brasil não necessita de nenhuma autorização internacional porque o Estado exerce soberania plena em todo o seu território;
	
	a. O Brasil deverá receber autorização da ONU para explorar as riquezas do pré sal, por se tratar de riqueza situada no mar, local que não integra o território brasileiro;
	
	d. A comunidade internacional deverá ser consultada para que o Brasil possa explorar as riquezas do pré sal, porque o mar é uma parte do território onde a soberania é exercida de forma conjunta com os demais Estados do MERCOSUL.
	
	b. O Brasil não poderá explorar as riquezas do pré sal por serem localizadas a uma profundidade muito grande, ou seja, em território internacional;
	
	e. A comunidade internacional exerce plenamente a soberania no mar, que não integra o território brasileiro.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607162936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que expressa corretamente uma prática dos Estados Modernos Absolutos europeus nos séculos XV - XVIII:
		
	
	Política econômica liberal.
	
	Combate aos privilégios da nobreza.
	
	Fragmentação territorial.
	 
	Centralização política e administrativa.
	
	Abandono do tributarismo e do fiscalismo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607951076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(EPPGG 2000/32) O conceito de democracia representativa desenvolve-se à medida que se fortalece o processo de formação do Estado e se instaura o sistema de dominação burguesa. Este conceito não apresenta a seguinte característica:
		
	
	Multiplicação dos órgãos representativos, que podem ser um ou dois (unicameral ou bicameral), em um nível (regimes unitários) ou em mais de um nível (sistemas federais).
	
	Alargamento gradual do direito do voto, rumo ao sufrágio universal e ao princípio um homem, um voto.
	
	Princípio democrático da soberania popular.
	 
	Participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.
	
	Existência de liberdades positivas e negativas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607114651)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	  O Estado não é uma ampliação do círculo familiar e, ainda menos, uma integração de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas, de que a família é o melhor