revisaoav2 (1)

revisaoav2 (1)


DisciplinaFilosofia da Educação14.799 materiais407.823 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Francesa (1789). 
O ponto de partida de sua filosofia é uma concepção de natureza humana representada pela famosa ideia segundo a qual \u201cO homem nasce bom, a sociedade o corrompe\u201d (Contrato Social, livro I, cap. 1), à qual se acrescenta a ideia de que \u201co homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado\u201d. 
Porém não é toda e qualquer sociedade que Rousseau condena, mas sim aquela que acorrenta e aprisiona o homem, chegando a adotar como modelo de sociedade justa e virtuosa a Roma republicana do período anterior aos césares. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
É possível, portanto formular um ideal de sociedade em que os homens seriam livres e iguais, ideal este que servirá de inspiração à Revolução Francesa.
A grande questão para Rousseau consiste em saber como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar que a vida em sociedade pode lhe dar. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
Segundo a teoria do contrato social, a soberania política pertence ao conjunto dos membros da sociedade. 
O fundamento dessa soberania é a vontade geral, que não resulta apenas na soma da vontade de cada um. 
A vontade particular e individual de cada um diz respeito a seus interesses específicos, porém, enquanto cidadão e membro de uma comunidade, o indivíduo deve possuir também uma vontade que se caracteriza pela defesa do interesse coletivo, do bem comum. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
É papel da educação a formação dessa vontade geral, transformando assim, o indivíduo em cidadão, em membro de uma comunidade. 
O processo educativo pressupõe o conhecimento profundo e dá a devida importância às leis psicológicas do desenvolvimento do educando. 
São essas as leis que devem orientar todo o processo educativo, deixando-se de lado todas as especulações teóricas a esse respeito. 
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
ILUMINISMO \u2013 SÉC. XVIII
O Iluminismo reflete a necessidade de tornar transparente à razão. 
O pressuposto básico do iluminismo afirma, portanto que todos os homens são dotados de uma racionalidade que é uma espécie de luz natural. 
O Iluminismo possui um caráter pedagógico, ou seja, o pensamento iluminista é fortemente voltado para o laico e o secular. 
O Iluminismo volta-se contra toda autoridade que não esteja submetida à razão e à experiência. 
O homem poderá atingir o que Kant chama de sua maioridade, quer dizer pensar por si mesmo. 
Neste sentido o Iluminismo tem sempre um caráter ético e emancipador, ou seja, da autonomia da razão.
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
O pano de fundo do Iluminismo é a filosofia crítica que tem como características, três pressupostos básicos: 
a liberdade; o individualismo e a igualdade jurídica. 
Nesse sentido a Revolução Francesa (1789) pode ser considerada uma tentativa de concretização desses ideais: \u201cLiberdade, Igualdade e Fraternidade\u201d. 
Os homens nascem e permanecem livres, é o artigo primeiro da Declaração dos Direitos do Homem. 
Aula 08
*
Aula 08
*
Immanuel Kant (1724-1804)
No plano da teoria do conhecimento, Kant se propôs a conciliar o inatismo com o empirismo, através do exercício da crítica superou os limites das duas correntes e provocando uma ruptura epistemológica com o modelo objetivista.
Sua obra pode ser vista como um marco na filosofia moderna. E se notabiliza por duas obras clássicas, em especial: 
a \u201cCrítica da razão pura\u201d, na qual desenvolve a crítica do conhecimento, e \u201cCrítica da razão prática\u201d, em que analisa a moralidade.
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
Entre os neo-humanistas, ele foi o principal filósofo que proclamou a saída do homem do estado de incapacidade em que jazia sob o peso da tradição da autoridade. 
Desafia o homem para que se atreva servir a razão.
Define a filosofia como \u201ca ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana\u201d, caracterizando-se pelo tratamento de quatro questões fundamentais:
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 08
*
O que posso saber? 
Que diz respeito à metafísica, no sentido kantiano de investigação sobre a possibilidade de legitimidade do conhecimento.
O que devo fazer? 
Cuja resposta é dada pela moral.
O que posso esperar? 
O problema da esperança, de que trata a religião.
O que é o homem? 
Objeto da antropologia, à qual em última análise se reduzem as outras três e que é na verdade a mais importante das quatro.
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 08
*
Tendo em vista estas questões, o filósofo deve determinar:
A - As fontes do saber humano;
B - A extensão do uso possível e útil de todo saber;
C) Os limites da razão;
O pensamento de Kant também se insere dentro do movimento de crítica à educação dogmática, aberto pela ilustração. 
Embora não concebesse as normas e os modelos conforme a própria existência concreta e variável (mas de um sujeito universal), nem por isso admite o modelo tradicional de ideal, que se imporia exteriormente ao indivíduo. 
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 08
*
Estrutura de Teoria do Conhecimento para Inatistas e Empiristas 
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
Teoria do Conhecimento - Kant
Aula de Revisão AV2 
*
*
Aula 09
*
POSITIVISMO
AUGUSTO COMTE (1798-1857)
Para ele a humanidade (e o próprio indivíduo na sua trajetória pessoal), passa por diversos estágios até alcançar o estado \u201cpositivo\u201d, que se caracteriza pela maturidade do espírito humano. 
O termo \u201cpositivo\u201d designa o \u201creal\u201d, em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo que predominavam na filosofia. 
O positivismo exprime a exaltação provocada no século XIX pelo avanço da ciência moderna, capaz de revolucionar o mundo com uma tecnologia cada vez mais eficaz: \u201cSaber é poder\u201d. 
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 09
*
Esse entusiasmo desembocou em várias correntes de pensamento dentre elas destacamos o cientificismo, visão reducionista segundo a qual a ciência seria o único conhecimento válido. 
Deste modo, o método das ciências da natureza (baseado na observação, experimentação e matematização), deveria ser estendido a todos os campos de indagação e a todas as atividades humanas, inclusive a educação como veremos a seguir.
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 09
*
Augusto Conte estava convencido de que a educação deveria levar em conta, em cada indivíduo, as etapas que a humanidade percorrera: o pensamento fetichista da criança seria superado pela concepção metafísica, e esta, finalmente, pela positivista, no momento em que atingisse a idade madura.
O positivismo permeou de maneira eficaz a pedagogia daí em diante, ora de maneira explícita, ora camuflada. Ele também, atuou de maneira marcante no conteúdo e na forma de educar das escolas estatais, sobretudo na luta a favor do ensino laico das ciências e contra a escola tradicional humanista religiosa. 
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 09
*
No século XX ainda permaneceu viva essa influência. 
Por exemplo, a psicologia comportamentalista de Watson e Skiner serviu de base a muita teoria pedagógica. 
No Brasil, o positivismo influenciou as medidas governamentais do início da República e, na década de 70, por ocasião da tentativa de implantação da escola tecnicista.
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 10
*
Século XX: A filosofia Contemporânea
É, em grande parte, o resultado da crise do pensamento moderno no século XIX, que entra em crise a partir das críticas de Hegel que aponta para a necessidade de levar em conta o processo histórico de formação da consciência e de Marx que questiona seus pressupostos idealistas. 
Essa ruptura já vinha se manifestado tanto com relação ao racionalismo quanto ao empirismo no que se referia ao conhecimento e à ciência como modelos privilegiados de relação do homem com a realidade. 
Aula de Revisão da AV2
*
*
Aula 10
*
Processo Educativo - Século XX
O processo educativo deve integrar-se na