Buscar

revisaoav2 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Aula de Revisão AV2
*
CURSOS DE LICENCIATURA – PEDAGOGIA E LETRAS
Aula de Revisão da AV2
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF. RENATO JOSÉ DORNELLAS SOBRINHO
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
FILOSOFIA MODERNA
SÉCULO XVII
É considerada como a visão do princípio da filosofia moderna e o distanciamento do pensamento medieval, especialmente da Escolástica. 
Frequentemente é chamada de "idade da razão“
É considerada a sucessora da renascença e predecessora da Idade do Iluminismo.
Alternativamente, ela pode ser vista como uma visão prévia do Iluminismo.
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
Características gerais do saber no século XVII
De acordo com Marilena Chauí, podemos considerar as várias filosofias que polemizaram entre si nesse período, os filósofos concebendo a metafísica, a ciência da Natureza, as técnicas, a moral e a política de maneiras diferenciadas. 
No entanto, para quem olha de longe, é impossível não reconhecer a existência de um campo de pensamento e de um campo discursivo comuns a todos os pensadores modernos e no interior dos quais suas semelhanças e diferenças se configuram. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
A distinção entre filosofia e ciência é recente (consolidou-se apenas nos meados do século XIX), de modo que os pensadores do século XVII são considerados sábios (e não intelectuais, noção que também é muito recente) e não separam seus trabalhos científicos, técnicos, metafísicos, políticos. 
Para eles, tudo isso constitui a filosofia e cada sábio costuma ser um pesquisador ou um conhecedor de todas as áreas de conhecimento, mesmo que se dedique preferencialmente mais a umas do que a outras. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
A nova Ciência da Natureza ou Filosofia Natural 
Pode-se dizer que a nova Ciência da Natureza ou Filosofia Natural possui três características:
01) a passagem da ciência especulativa para a ativa, na continuidade do projeto renascentista de dominação da Natureza e cuja fórmula se encontra em Francis Bacon: "Saber é Poder"; 
02) a passagem da explicação qualitativa e finalística dos naturais para a explicação quantitativa e mecanicista: é o abandono das concepções aristotélico-medievais sobre as diferenças qualitativas entre as coisas como fonte de explicação de suas operações (leve, pesado, natural, artificial, grande, pequeno, localizado no baixo ou no alto) e da ideia de que os fenômenos naturais ocorrem porque causas finais ou finalidades os provocam a acontecer. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
3) conservação da explicação finalística apenas no plano da metafísica:
a liberdade da vontade divina e humana e a inteligência divina e humana, embora incomensuráveis, se realizam tendo em vista fins a serem alcançados.
Hobbes suprimirá boa parte das finalidades no campo da moral, dando-lhe uma fisionomia mecanicista.
Espinosa suprimirá a finalidade na metafísica e na ética, criticando-a como superstição e ignorância das verdadeiras causas das ações. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
René Descartes
Ele considerou a matemática como modelo de sua reflexão filosófica e, com isso, pretendia elaborar uma matemática universal para todos os assuntos. 
Ao tomar conhecimento da condenação de Galileu, desiste de publicar a sua obra (O Tratado do Mundo). 
Em 1637, publicou em francês seus tratados científicos que tem como introdução “O Discurso do Método”.
Adquiriu fama e sua obra foi condenada. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
Projeto Filosófico
No Discurso do Método afirmar ser o bom senso, isto é, a racionalidade, é uma luz natural ao homem. 
O erro resulta na realidade de mal uso da razão.
A finalidade do método é por a razão no bom caminho. Portanto, o método visa o conhecimento, a elaboração de uma teoria científica
Este é o sentido das regras que Descartes formula e essas se inspiram na geometria, mas por serem simples devem ser seguidas à risca. Jamais deixar de observá-las.
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
AS QUATRO REGRAS 
DE RENÉ DESCARTES
01- O primeiro passo: jamais aceitar como exata coisa alguma que eu não conheça evidentemente.
02- Consiste em dividir cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quantas possíveis e necessárias para resolvê-las.
03) O terceiro impor ordem nos meus pensamentos, começando pelos assuntos mais simples de serem conhecidos.
04) O último, fazer para cada caso enumerações tão exatas que esteja certo de não ter esquecido nada, assim nunca se confundirá o falso com o verdadeiro, chegando ao verdadeiro conhecimento. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
TESE CENTRAL 
DOS INATISTAS
“Se não possuirmos em nosso espírito a razão e a verdade, nunca teremos como saber se um conhecimento é verdadeiro ou falso, isto é, nunca saberemos se uma ideia corresponde ou não à realidade a que ela se refere. Não teremos um critério seguro para avaliar nossos conhecimentos”.
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
EMPIRISMO
Deriva da palavra grega “empiria”, que significa basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível, e de informações acumuladas com base nesta experiência, permitindo a realização de fins práticos. 
Portanto, podemos entender, a grosso modo, o que o “empirismo” é a posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, especialmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência. 
*
Aula de Revisão AV2
*
Aula de Revisão AV2
*
O princípio do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: 
“Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos”. 
Ou seja, todo conhecimento resulta de uma base empírica, de percepções ou impressões sensíveis sobre o real, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados da realidade sensorial. 
Os empiristas, portanto, rejeitam a noção de idéias inatas ou de um conhecimento anterior à experiência ou independente desta. 
*
Aula de Revisão AV2
*
Aula de Revisão AV2
*
O empirismo e o racionalismo de Descartes, constituíram conjuntamente algumas das principais correntes do pensamento moderno na sua fase inicial. 
A corrente empirista desenvolveu-se, sobretudo na Inglaterra e entre os filósofos de língua inglesa. 
Está diretamente ligada à criação da Real Sociedade de Londres para o Progresso do Conhecimento Natural, fundada em 1660 e patrocinada pelos ricos comerciantes de Londres.
 Tese do Empirismo: A experiência é a fonte, a origem da razão e das ideias racionais e a nossa mente é como uma folha em branco que será preenchida pelos conteúdos advindos de nossa experiência sensível.
*
Aula de Revisão AV2
*
Aula de Revisão AV2
*
Bacon e o método experimental
Podemos distinguir dois aspectos, inter-relacionados, da contribuição de filosófica de Bacon, que examinaremos a seguir: 
1) sua concepção de pensamento crítico contida na teoria dos ídolos; 
2) sua defesa do método indutivo no conhecimento científico e de um modelo de ciência anti-especulativo e integrado com a técnica. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
Assim, como Descartes, a filosofia de Bacon caracteriza-se por uma ruptura bastante explícita em relação à tradição anterior, sobretudo a escolástica de inspiração aristotélica. 
A preocupação fundamental de Bacon é com a formulação de um método que evite o erro e coloque o homem no caminho do conhecimento correto. 
Este é um dos sentidos principais do pensamento crítico, que marcará fortemente a filosofia moderna, vendo a tarefa da filosofia como a libertação do homem de preconceitos, ilusões e superstições. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
Jean-Jacques Rousseau (1712-78)
Nascido em Genebra (Suíça), foi um dos mais importantes pensadores do séc. XVIII no campo da política, da moral e da educação, influenciando os ideais do Iluminismo e da revolução
Francesa (1789). 
O ponto de partida de sua filosofia é uma concepção de natureza humana representada pela famosa ideia segundo a qual “O homem nasce bom, a sociedade o corrompe” (Contrato Social, livro I, cap. 1), à qual se acrescenta a ideia de que “o homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado”. 
Porém não é toda e qualquer sociedade que Rousseau condena, mas sim aquela que acorrenta e aprisiona o homem, chegando a adotar como modelo de sociedade justa e virtuosa a Roma republicana do período anterior aos césares. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
É possível, portanto formular um ideal de sociedade em que os homens seriam livres e iguais, ideal este que servirá de inspiração à Revolução Francesa.
A grande questão para Rousseau consiste em saber como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar que a vida em sociedade pode lhe dar. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
Segundo a teoria do contrato social, a soberania política pertence ao conjunto dos membros da sociedade. 
O fundamento dessa soberania é a vontade geral, que não resulta apenas na soma da vontade de cada um. 
A vontade particular e individual de cada um diz respeito a seus interesses específicos, porém, enquanto cidadão e membro de uma comunidade, o indivíduo deve possuir também uma vontade que se caracteriza pela defesa do interesse coletivo, do bem comum. 
Aula de Revisão AV2
*
*
Aula de Revisão AV2
*
É papel da educação a formação dessa vontade geral, transformando assim, o indivíduo em cidadão, em membro de uma comunidade. 
O processo educativo pressupõe o conhecimento profundo e dá a devida importância às leis psicológicas do desenvolvimento do educando. 
São essas as leis que devem orientar todo o processo educativo, deixando-se de lado todas as especulações teóricas a esse respeito. 
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
ILUMINISMO – SÉC. XVIII
O Iluminismo reflete a necessidade de tornar transparente à razão. 
O pressuposto básico do iluminismo afirma, portanto que todos os homens são dotados de uma racionalidade que é uma espécie de luz natural. 
O Iluminismo possui um caráter pedagógico, ou seja, o pensamento iluminista é fortemente voltado para o laico e o secular. 
O Iluminismo volta-se contra toda autoridade que não esteja submetida à razão e à experiência. 
O homem poderá atingir o que Kant chama de sua maioridade, quer dizer pensar por si mesmo. 
Neste sentido o Iluminismo tem sempre um caráter ético e emancipador, ou seja, da autonomia da razão.
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
O pano de fundo do Iluminismo é a filosofia crítica que tem como características, três pressupostos básicos: 
a liberdade; o individualismo e a igualdade jurídica. 
Nesse sentido a Revolução Francesa (1789) pode ser considerada uma tentativa de concretização desses ideais: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. 
Os homens nascem e permanecem livres, é o artigo primeiro da Declaração dos Direitos do Homem. 
Aula 08
*
Aula 08
*
Immanuel Kant (1724-1804)
No plano da teoria do conhecimento, Kant se propôs a conciliar o inatismo com o empirismo, através do exercício da crítica superou os limites das duas correntes e provocando uma ruptura epistemológica com o modelo objetivista.
Sua obra pode ser vista como um marco na filosofia moderna. E se notabiliza por duas obras clássicas, em especial: 
a “Crítica da razão pura”, na qual desenvolve a crítica do conhecimento, e “Crítica da razão prática”, em que analisa a moralidade.
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
Entre os neo-humanistas, ele foi o principal filósofo que proclamou a saída do homem do estado de incapacidade em que jazia sob o peso da tradição da autoridade. 
Desafia o homem para que se atreva servir a razão.
Define a filosofia como “a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana”, caracterizando-se pelo tratamento de quatro questões fundamentais:
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 08
*
O que posso saber? 
Que diz respeito à metafísica, no sentido kantiano de investigação sobre a possibilidade de legitimidade do conhecimento.
O que devo fazer? 
Cuja resposta é dada pela moral.
O que posso esperar? 
O problema da esperança, de que trata a religião.
O que é o homem? 
Objeto da antropologia, à qual em última análise se reduzem as outras três e que é na verdade a mais importante das quatro.
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 08
*
Tendo em vista estas questões, o filósofo deve determinar:
A - As fontes do saber humano;
B - A extensão do uso possível e útil de todo saber;
C) Os limites da razão;
O pensamento de Kant também se insere dentro do movimento de crítica à educação dogmática, aberto pela ilustração. 
Embora não concebesse as normas e os modelos conforme a própria existência concreta e variável (mas de um sujeito universal), nem por isso admite o modelo tradicional de ideal, que se imporia exteriormente ao indivíduo. 
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 08
*
Estrutura de Teoria do Conhecimento para Inatistas e Empiristas 
Aula de Revisão AV2
*
Aula 08
*
Teoria do Conhecimento - Kant
Aula de Revisão AV2 
*
*
Aula 09
*
POSITIVISMO
AUGUSTO COMTE (1798-1857)
Para ele a humanidade (e o próprio indivíduo na sua trajetória pessoal), passa por diversos estágios até alcançar o estado “positivo”, que se caracteriza pela maturidade do espírito humano. 
O termo “positivo” designa o “real”, em oposição às formas teológicas ou metafísicas de explicação do mundo que predominavam na filosofia. 
O positivismo exprime a exaltação provocada no século XIX pelo avanço da ciência moderna, capaz de revolucionar o mundo com uma tecnologia cada vez mais eficaz: “Saber é poder”. 
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 09
*
Esse entusiasmo desembocou em várias correntes de pensamento dentre elas destacamos o cientificismo, visão reducionista segundo a qual a ciência seria o único conhecimento válido. 
Deste modo, o método das ciências da natureza (baseado na observação, experimentação e matematização), deveria ser estendido a todos os campos de indagação e a todas as atividades humanas, inclusive a educação como veremos a seguir.
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 09
*
Augusto Conte estava convencido de que a educação deveria levar em conta, em cada indivíduo, as etapas que a humanidade percorrera: o pensamento fetichista da criança seria superado pela concepção metafísica, e esta, finalmente, pela positivista, no momento em que atingisse a idade madura.
O positivismo permeou de maneira eficaz a pedagogia daí em diante, ora de maneira explícita, ora camuflada. Ele também, atuou de maneira marcante no conteúdo e na forma de educar das escolas estatais, sobretudo na luta a favor do ensino laico das ciências e contra a escola tradicional humanista religiosa. 
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 09
*
No século XX ainda permaneceu viva essa influência. 
Por exemplo, a psicologia comportamentalista de Watson e Skiner serviu de base a muita teoria pedagógica. 
No Brasil, o positivismo influenciou as medidas governamentais do início da República e, na década de 70, por ocasião da tentativa de implantação da escola tecnicista.
*
Aula de Revisão da AV2
*
Aula 10
*
Século XX: A filosofia Contemporânea
É, em grande parte, o resultado da crise do pensamento moderno no século XIX, que entra em crise a partir das críticas de Hegel que aponta para a necessidade de levar em conta o processo histórico de formação da consciência e de Marx que questiona seus pressupostos idealistas. 
Essa ruptura já vinha se manifestado tanto com relação ao racionalismo quanto ao empirismo no que se referia ao conhecimento e à ciência como modelos privilegiados de relação do homem com a realidade. 
Aula de Revisão da AV2
*
*
Aula 10
*
Processo Educativo - Século XX
O processo educativo deve integrar-se na
experiência concreta, nos interesses e necessidades do educando, deve tornar-se processo individualizado. Afinal... Em que consiste o processo educativo contemporâneo?
Por que essa indefinição? Seria ocasionado pela crise e a instabilidade que amolda o mundo desde o início do século XX, tanto no campo social, político e econômico, como também, e mesmo forçosamente, no campo da educação.
Aula de Revisão da AV2
*
*
Aula 10
*
O século XX foi rico em experiências educacionais e no pluralismo de teorias pedagógicas. 
Constatamos notáveis transformações tanto no campo, quanto na cidade e na mentalidade, de tal forma que podemos identificar a crise por que passa a humanidade na transição do milênio. 
Há a constatação do envelhecimento de alguma coisa que não serve mais, e ao mesmo tempo o esforço no sentido de encontrar novos caminhos de saídas.
Aula de Revisão da AV2
*
*
Aula 10
*
Na busca de novos caminhos a educação passando a ter um caráter político, devido à importância que exerce na sociedade, sendo instrumento de transmissão da cultura e formação da cidadania.
A sociedade contemporânea marcada profundamente pela mentalidade utilitarista e pragmática em que tudo gira em torno do que dá retorno imediato, status e poder, precisa com urgência encontrar soluções. 
Quanto aos nossos sistemas de educação, estes só abrigam eternos vícios do intelectualismo, do dogmatismo e de uma burocracia onipotente. 
Aula de Revisão da AV2
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais