Buscar

REVOGAÇÃO TÁCITA x REVOGAÇÃO EXPRESSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENÇA ENTRE << REVOGAÇÃO TÁCITA DE UMA LEI >> e << REVOGAÇÃO EXPRESSA DE UMA LEI >>
===================================================================================
A revogação tácita ocorre quando uma nova lei revoga a lei anterior indiretamente. 
Por exemplo, uma nova lei é criada e trata de um assunto que outra lei anterior já tratava. Cronologicamente, a lei mais atual é a que vale.  Lex posterior derogat priori - Uma lei nova derroga uma lei velha.
Se as leis (nova e antiga) forem da mesma esfera (municipal, estadual, federal, ordinária, complementar, emenda constitucional, etc), ou se a nova lei for de hierarquia superior (uma emenda constitucional em relação a uma lei ordinária), mesmo sem citar textualmente qual lei estará sendo revogada, isso causará a revogação da lei anterior. 
Isso não ocorre caso a nova lei seja de hierarquia inferior à lei mais antiga. 
Explicando, digamos hipoteticamente que o Código Civil era aplicado para certos casos relativos ao trânsito, com a promulgação do CTB - Código de Trânsito Brasileiro, as disposições do Código Civil que diziam algo diferente do CTB estariam revogadas, mesmo que o CTB não tenha indicado quais deveriam ser revogadas. 
A lei que revoga tacitamente a lei anterior geralmente diz em seu final : "ficam revogadas as disposições em contrário". 
No caso da revogação expressa, a nova lei revoga expressamente a lei antiga, ou seja, cita expressamente qual lei, artigo, parágrafo, inciso e alíneas da lei que estaria sendo revogada.
Vale lembrar que uma lei só passa a valer depois de decorridos 45 dias após publicação oficial (vacatio legis  previsto no Art. 1° da Lei de Introdução ao Código Civil), salvo disposição em contrário. Caso a nova lei passe a valer em menos de 45 dias, a lei deverá explicitar da seguinte forma “esta	lei	entra	em	vigor	após	decorridos	<< o 	número	de dias>>	dias	de	sua	publicação	oficial”.

Outros materiais