objetiva ciencias biologicas
8 pág.

objetiva ciencias biologicas


DisciplinaMetodológia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza283 materiais1.058 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1- Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cciência: ci.ên.cia 
sf (lat scientia) 1 Ramo de conhe cimento sistematiz ado como campo de es tudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. 2 Erudição, instrução, literatura. 3 Soma dos conhecimentos pr áticos 
que servem a d eterminado fim. 4 Conhecimentos humanos considerados no seu todo, segundo a sua natureza e p rogresso. 5 Bel-art Tudo o que se pode reduzir a regras e preceitos\u201d. 
Após e sta avaliação, caso queira ler esta informação integralmente, ela e stá disponível em: M ICHAELIS. Dicionário Prático -Língua 
portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1998. (Dicionários Michaelis). 
Considerando as aulas e o livro -base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza em relação à definição e a funções da ciência, leia as afirmativas a seguir: 
I. A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso da su a história. 
II. A ciência tem como função absoluta a busca pelo aperfeiçoamento do conhecimento nas áreas humanas para tornar a existência do homem mais significativa. 
III. A ciência tem o intuito de entender e ex plicar racional e objetivamente o mundo para n ele poder intervir. 
São verdadeiras apenas as afirmativas: 
 
A 
Afirmativas I e II apenas. 
 
B 
Afirmativas I e III apenas. 
 
C 
Afirmativa I, apenas. 
 
D 
Afirmativa III, apenas. 
 
E 
Afirmativa II, apenas.
2- Leia o fragmento de texto a seguir: 
 \u201cO processo de produção de conhecimento em ciência corresponde a construção vocabular e gramatical diante de u ma empiria para nomear fenômenos e ex plicitar relacionamentos . estabelecer o que se nomeia e definir regras para as relações é tão produçã o de co nhecimento 
científico\u201d. 
Após esta avaliação, caso q ueira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e 
competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino d e Ciências B iológicas e da Natureza, a construção do conhecimento científico se dá de que forma? 
Marque a alternativa correta: 
 
A 
valorizando biodiversidade; 
 
B 
a partir do trabalho dos Professores; 
 
C 
com a ruptura com o conhecimento comum; 
 
D 
estudando a história da humanidade; 
 
E 
com o passar do tempo
3- Leia o extrato de texto a seguir: 
 \u201cQuando se opta po r trabalhar metodologia de ensino com a finalidade d e dar dicas d e como ensinar, reduz-se esse ensino a uma série de prescrições or ganizadas (dic as) em roteiros e uso técnicas, eliminando os aspectos reflexivos que envolvem os conteúdos de cada metodologia e, sobretudo, os aspectos interdisciplinares que se deve alcançar quando se pens a o perfil do professor em formação\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; NÓBREGA, Maria 
Luiza Sardinha de; TODARO, Monica (orgs.) M etodologias de Ensino: entre a reflexão e a p esquisa (Pedagogia de A a Z) Vol. 10 \u2013 Jundiaí, 
Paco Editorial: 2013, p.5. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino d e Ciências B iológicas e da Natureza, o que é correto afirmar sobre as metodologias inovadoras? ndique (V) para verdadeiro e (F) para falso, no que se refere às metodologias inovadoras: 
( ) É cada vez maior a necessidade do desenvolvimento de metodologias inovadoras qu e auxiliam a prática pedagógica do professor de ciências. 
( ) É preciso ter em vis ta que, mui tas vezes as metodologias utilizadas em sala de aula irão promover sempre a efetiva construção do conhecimento por parte do aluno. 
( ) A necessidade de inovar as metodologias em sala de aula decorre do fato de esse procedimento possibilitar que o aluno adquira conhecimentos que o façam compreender fatos do mundo físico e social em que vive. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada: 
 
A -V, V, V. 
 B- F, V, F. 
 C -V, V, F. 
 D- V, F, V. 
 E- F, V, V.
4- Leia o fragmento de texto: 
 \u201cOs métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, tem como principais objetivos explorar, descrever e ex plicar fenô menos, situações comportamentais, etc\u201d. 
Após esta avaliação, caso q ueira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e 
competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015, p.) Tendo como livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, com 
relação ao ensino de ciência naturais, podemos afirmar que: 
I. O ensino de ciências naturais deve permitir que o aluno se aproprie do processo de produção do conhecimento científico e do conhecimento que envolve a ci ência e a tecnologia, bem como de suas implicações na sociedade; 
II. O processo de ensino-aprendizagem de ciências deve nort ear pela capacidade de instrumentalizar o aluno a fim de que ele com preenda a realidade em que está inse rido, possibilitando uma atuação consciente sobre ela; 
III. Sabe-se que os alunos dificilmente compreendem os conceitos. Nesse caso, cabe ao educador, o papel de intermediário do processo, que deve fazer com que o aluno ap renda os conceitos estabelecidos como verdade. 
São verdadeiras as afirmativas: 
 
A 
Afirmativas I e II, apenas. 
 
B 
Afirmativas II e III, apenas. 
 
C 
Afirmativa I, apenas. 
 
D 
Afirmativa III, apenas. 
 
E 
Afirmativa II, apenas.
5- Analise o extrato de texto a seguir: 
\u201cCompete ao homem, e está inteiramente ao seu alcance, aperfeiçoar o conhecimento daquilo que se situa dentro do seu campo d e visão, e aí conta -se tudo o que diz respeito à conduta e à felicidade, sua verdadeira vocação\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JORGE 
FILHO, Edgard Jose. Moral e história em John Locke. São Paulo: Loyola, 1992. p. 
23. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da 
Natureza, qu al é o tipo de conhecimento que nasce como forma de o homem tentar resolver os problemas de sua vida diária e que, apesar de não ser fundamentado em nenhum saber filosófico e científico, passa de geração para geração, sendo compartilhado por pessoas comuns, não especialistas em determinado assunto? 
A 
Conhecimento científico. 
B 
Conhecimento não científico. 
C 
Conhecimento do senso comum. 
D 
Conhecimento factual. 
E 
Conhecimento formal. 
6- Leia o trecho a seguir: 
\u201cDestaca-se a presença d o professor que investe profissional e efetivamente nos alunos e acaba reunindo informações em conversas rápidas durante as aulas ou em conversas de corredor, nas reuniões de projetos especiais ou na aula de reforço\u201d. 
Após esta avaliação, caso que ira ler o texto integralmente, ele está disponível e m: KINDEL, 
Eunice AitaIsaia. A docência em Ciências Naturais: construindo u m currículo 
para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012. p. 42. 
Com base no conteúdo ministrado nas aulas e no livro -base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, responda: qual tipo de ensino deve apresentar ao aluno ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade de construção human a, be m como favorecer a su a formação pessoal na produção do conhecimento cientifico e na obtenção das capacidades necessárias ao exercício da cidadania? 
A 
O ensino de Educação Física. 
B 
O ensino de Educação