Buscar

PROFILAXIAMET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROFILAXIA
MEDIDAS PREVENTIVAS PARA PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO
MARIE BALESTTRA LEMES
Estagiária IEL-GO
Vila Felícia Serviços Veterinários
Métodos de Prevenção as doenças 
“O Melhor tratamento é a prevenção.”
Foi observado no dia a dia da Clínica que uma grande porcentagem dos animais consultados nem sempre estão devidamente vermífugados e vacinados. E seus proprietários não têm conhecimento das medidas profiláticas que devem ser aplicadas mensal ou anualmente, nos animais e no ambiente. 
Principais doenças observadas na clínica:
PARVOVIROSE
BABESIOSE 
ERLICHIOSE
GIARDÍASE
CINOMOSE
GASTROENTERITES
As medidas preventivas individuais para cada doença especificadamente, devem ser tomadas com orientação de acordo com o quadro clínico dos animais acometidos, com acompanhamento do veterinário para cessar e obter eficácia no tratamento 
Métodos de prevenção individuais e abrangentes:
“Melhor do que curar uma doença, é nunca chegar a tê-la. Há doenças sem cura.”
Vacinação
Desvermifugação
Uso de carrapaticidas e pulicidas
Check Up Rotineiro
Higienização do Ambiente
Dedetização
Educação Sanitária
Controle de Vetores
Faz-se importante conhecer os meios de contaminações individuais das doenças, anteriormente citadas, para saber qual o melhor método de prevenção.
A prevenção da CINOMOSE é feita através da vacinação. Sendo uma doença altamente contagiosa entre cães, os animais jovens são mais suscetíveis e recomenda-se que não sejam levados a passear na rua até concluir as doses iniciais.
“DOENÇA DO CARRAPATO”
A melhor forma de prevenir que o animal não contraia a doença é a eliminação dos carrapatos encontrados no cão, o controle deles no ambiente que devem ser constantemente desinfetados, assim como o uso de produtos veterinários preventivos, como coleiras, sabonetes carrapaticidas uma vez que não há vacina contra a doença.
Giardíase
Para prevenir a contaminação da Giárdia, recomendam-se as técnicas de higienização do ambiente, qualidade da água e dos alimentos e a vacinação que reduz com eficácia a incidência da doença.
Parvovirose
Cães mais jovens, com um sistema imunitário mais frágil, são as principais vítimas deste vírus. A principal forma de prevenir esta doença é através da vacinação
A importância do uso da Guia
O uso da coleira e guia é essencial e indispensável para animais que não vivem dentro de casa e na hora do passeio ao ar livre. Sempre que o animal estiver em contato com o ambiente externo é recomendado o uso para prevenção de possíveis incidentes.
Os meios profiláticos são de toda forma uma maneira de se prevenir e diminuir um alto percentual de incidência. Assim, levar o PET ao veterinário previne o desenvolvimento de muitas doenças e mantém as vacinas e a desvermifugação sempre atualizadas
As medidas sanitárias que devem ser aplicadas ao ambiente domiciliar nem sempre são de conhecimento do tutor. Os cuidados com animais que vivem em áreas rurais são de extrema importância, afinal as doenças não diferem o lugar. É importante ensinar e conscientizar a população que prevenir é sempre o melhor jeito de tratar
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais