Buscar

Aula II-Estruturas sociais.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOCIOLOGIA AGRÁRIA
CONCEITO DE SOCIOLOGIA:
Ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
Seu objecto de estudo engloba a análise de fenómenos de interação entre indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais).
 
Áreas de abrangência da sociologia: (constituir grupos de trabalho para desenvolver cada item e depois explicar em plenário)
Sociologia comunitária;
Sociologia financeira;
Sociologia económica;
Sociologia política;
Sociologia política;
Sociologia do trabalho;
Sociologia familiar; e
Etc.
Os métodos de estudo da sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).
Sociologia agrária:
Explica as formas como se desenvolvem as relações sociais na organização da produção agrícola (interações entre os principais actores do sector agrário)
Estruturas sociais
Conceito:
Estruturas sociais ou níveis da sociedade são padrões estáveis de relações sociais.
 
Existem três níveis de estruturas sociais, a saber:
1-Microestruturas: são padrões de relações sociais íntimas formadas durante a relação face a face (famílias, círculos de amizade, colegas de trabalho etc).
A força dos laços fracos na busca de emprego é um exemplo.
2-Macroestruturas: são padrões de relações sociais que se encontram fora e acima dos círculos de pessoas íntimas ou conhecidas (patriarcalismo-sistema tradicional de desigualdades económicas e políticas entre homens e mulheres, divisão de trabalho).
3-Estruturas globais: organizações internacionais, padrões de comunicação e de viagens internacionais e as relações económicas entre países. Essas interações criam condições para cooperação económica, donativos e assistência aos programas de desenvolvimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais